Acessibilidade PT ES US

Formas de Ingresso

Bolsas e Financiamentos

A Universidade Potiguar – UnP é a Instituição de Ensino Superior que mais oferta bolsas e financiamentos estudantis no Rio Grande do Norte. Todos os anos, mais de 17 mil estudantes são beneficiados por programas próprios; programas governamentais, como o ProUni e Pró-Superior; além dos financiamentos através do FIES e PraValer.

Conheça todas as opções e aproveite as oportunidades para mudar o seu futuro profissional. É a UnP com você para um futuro melhor.

PROUNI

O que é?
O Programa Universidade Para Todos – Prouni é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior.

Quem pode? 
É voltado para aqueles que fizeram o Enem e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das suas cinco notas, além de nota superior a zero na redação. Para concorrer a uma das bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as parciais – de 50% – a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesses casos não é exigida comprovação de renda e os candidatos devem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Quais os benefícios?
O programa oferece bolsas de 100% e 50% de acordo com a avaliação dos pré-requisitos de cada candidato.

Quando acontece?
Para saber o cronograma atualizado, basta acessar o site do Prouni no portal www.mec.gov.br, informando seu CPF e o número da sua inscrição e senha do ENEM.

Como obter mais informações?
Para saber sobre cronograma, documentação e demais informações, acesse o www.mec.gov.br.

É vedada a inscrição de estudante cuja nota obtida no Enem mais recente seja inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e cuja a nota na redação do Enem referente seja igual a zero.

INSCRIÇÕES

Pró-Superior

O que é?
O Programa de Incentivo à Educação Universitária – Pró-Superior, foi criado para incentivar estudantes de Mossoró a se graduarem em Instituições Privadas de Ensino Superior pagando apenas 50% do curso. A UnP foi a primeira a aderir ao programa no estado e até hoje é a que mais oferece vagas nessa modalidade.

Quem pode?
Por se tratar de um programa da Prefeitura de Mossoró, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio na rede pública de Mossoró, sendo residente e domiciliado no município; outras condições para a seleção são: possuir renda familiar de até quatro salários mínimos e não ser graduado, nem ter vínculo com Instituição de Ensino Superior Pública. Os estudantes serão selecionados pelas Universidades através da realização de um processo seletivo. Para assegurar uma vaga, o aluno deve obter na avaliação nota 7 para adesão ao programa educacional.

Quais os benefícios?
O programa oferece bolsas de 50% aos candidatos selecionados.

Quando acontece?
As vagas são liberadas semestralmente, de acordo com o cronograma conjunto entre Universidade e Prefeitura Municipal. É importante ficar atento à divulgação nos meios da Universidade.

Quais os documentos necessários para solicitação da bolsa?
Cópia e apresentação de original da documentação de todos da família que morem na casa com o aluno:
– Identidade (RG) de todos os membros do grupo familiar;
– CPF de todos os membros do grupo familiar (exceto menores de 18 anos);
– Comprovante de residência no nome de cada membro (exceto menores de 18 anos);
– Carteira de trabalho de quem não estiver trabalhando;
– 3 últimos contracheques de quem estiver trabalhando;
– Certidão de nascimento de todos os membros do grupo familiar menores de 18 anos;
– Certidão de casamento dos pais (se forem casados).

Como obter mais informações?
Para saber mais, ligue (84) 3323-8200 ou mande e-mail para callcenter@unp.br.

FIES

Nota de esclarecimento sobre as questões do FIES

Prezado estudante,

Desde o dia 26 de dezembro de 2014, o Ministério da Educação (MEC) vem anunciando diversas mudanças no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Governo Federal mantido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). As novas regras foram impostas às instituições de Ensino Superior sem qualquer negociação ou aviso prévio e surpreenderam a todos, afetando diretamente os alunos que dependem do programa para ingressar no Ensino Superior ou continuar a estudar.

Em pleno período de matrículas, o MEC decidiu, por exemplo, limitar o valor financiado em todos os seus contratos, já para o ano de 2015. Decidiu também rever os critérios de concessão do FIES, o que tem dificultado a formalização de novos contratos e aditamentos.

Essas medidas – adotadas de forma unilateral – quebram o compromisso contratual do Governo com os estudantes e com as Instituições de Ensino Superior, uma vez que está impondo limites ao valor de financiamento do curso escolhido. Isso tem gerado incertezas, principalmente no que diz respeito ao percentual financiado da mensalidade a cada semestre, que até então incluía o reajuste anual previsto na Lei das Mensalidades Escolares (artigo 1º da Lei 9.870/99).

Neste momento, estamos empenhados em entender as mudanças impostas pelo MEC com o objetivo de buscar as melhores alternativas para os nossos alunos e não temos medido esforços para que o direito de todos os beneficiários do Fies seja mantido.

Para a UnP você é a prioridade e a continuidade dos seus estudos é o nosso o maior objetivo.

06/03/2015
Universidade Potiguar – UnP


O que é?
O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação para estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior privado.

Quem pode?
É voltado para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, oferecidos por Instituição de Ensino Superior participante do Programa. A novidade mais recente sobre o Fies é que desde 29 de julho de 2011, o Enem passou a ser uma exigência para quem deseja concorrer ao financiamento. No mais, vale a regra de sua concessão ser voltada para estudantes matriculados em cursos presenciais com avaliação positiva pelo MEC, com conceito maior ou igual a 3. Estão isentos do critério do ENEM, no entanto, os professores em exercício do magistério da Educação Básica na Rede Pública de Ensino, integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública e regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia; e os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio antes de 2010.

Quais os benefícios?
O programa financia até 100% do valor do curso, oferecendo a taxa de juros de 3,4% ao ano para todos os cursos.

Quando acontece?
O FIES tem fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas no próprio site do financiamento, que pode ser acessado no portal sisfiesaluno.mec.gov.br.

Como obter mais informações?
*Comparecer no período a ser fixado pelo MEC para assinar a renovação do contrato (aditamento), que poderá ser simplificado ou não simplificado. O aluno também deverá atender as convocações da Instituição para possíveis regularizações do contrato.

Conheça a legislação do FIES

Conheça sua CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) do FIES

Local de oferta: Avenida Doutor João Medeiros Filho
CPF Nome Representatividade
009.011.224-59 Francilene Simplício do Nascimento Marques Instituição (Vice-Presidente) – francilene.marques@unp.br
052.346.524-67 Anniely do Nascimento Freire Instituição (Presidente) – annielly.freire@unp.br
068.097.774-07 Wellimara de Araújo Batista Estudante – wellimara.batista@unp.br
069.939.364-70 Renato dos Santos Petronilo Estudante – renatopetronilo87@gmail.com
130.865.614-91 Mercedes Rosa Cacho Ribeiro Docente – mercedescacho@unp.br

Local de oferta: Rua João da Escócia
CPF Nome Representatividade
014.088.334-48 Guilherme Sanderson Fernandes Barbosa Instituição (Presidente) – guiderson@unp.br
029.429.984-07 Francisca Jara de Amorim Estudante – jaraamorim@unp.br
057.150.864-26 João Halisson Dantas de Brito Estudante – jhalisson@unp.br
792.497.794-53 Gilvanete Lima Bezerra Instituição (Vice-Presidente) – gilbezerra@unp.br
967.319.824-15 Samuel Ciro Freire Costa Docente – samuelcfc@unp.br

Local de oferta: Avenida Engenheiro Roberto Freire
CPF Nome Representatividade
017.424.834-29 Débora Milka Linhares Marques Estudante – debora.m.linhares@hotmail.com
048.729.834-70 Leania Castro da Silva Instituição (Presidente) – leania.castro@unp.br
080.792.544-60 Tony Robson da Silva Estudante – tonyrobsoncn@hotmail.com
336.317.004-15 Cassia Maria de Medeiros Instituição (Vice-Presidente) – cassia@unp.br
837.455.214-04 Luciana Lopes Xavier Docente – lucianaxavier@unp.br

Local de oferta: Rua dos Potiguares
CPF Nome Representatividade
010.693.604-22 Kerma Karla Souza de Freitas Silvas Estudante – ked.mak@hotmail.com
050.842.284-10 Monique das Chagas Nascimento Instituição (Presidente) – monique.nascimento1788@hotmail.com
061.102.274-55 Otávio Correia de Melo Neto Docente – otavio.neto@unp.br
110.741.697-35 Leonardo Rodrigues do Nascimento Instituição (Vice-Presidente) – leonardo.nascimento1788@hotmail.com
702.933.454-06 Deyvi Fernandes de Lima Estudante – dayvi.pequeno16@hotmail.com

Local de oferta: Avenida Senador Salgado Filho
CPF Nome Representatividade
049.827.504-32 Robson Roberto Medeiros de Souza Estudante – robsonnest@yahoo.com.br
057.408.214-01 Dayene Cibele Cazer do Nascimento Instituição (Presidente) – cibele.caze@unp.br
102.357.984-79 Denis Campos Dantas e Silva Estudante – denis.silva@unp.br
200.155.854-68 Nelson Euclides dos Santos Neto Instituição (Vice-Presidente) – nelson@unp.br
851.633.507-06 Barney Silveira Arruda Docente – barney@unp.br

Local de oferta: Avenida Floriano Peixoto
CPF Nome Representatividade
010.806.464-69 Francisca Sayonara Saraiva Soares Estudante – sayonarasaraiva@unp.br
016.787.354-77 Jhonatan Herbert Reis Gomes da Silva Estudante – jhonatan.silva@unp.br
042.178.014-24 Janaína Barbosa Instituição (Vice-Presidente) – janainab@unp.br
778.504.594-15 Jairan Dantas de Araújo Instituição (Presidente) – jaraujo@unp.br
839.134.673-00 André Lemos Araújo Docente – lemos@unp.br

Local de oferta: Avenida Nascimento de Castro
CPF Nome Representatividade
009.108.164-50 Gilson Silva da Rocha Estudante – gilson.rocha@unp.br
014.255.744-75 Afrânio de Sousa Estudante – afranio.sousa@unp.br
022.876.354-16 Ziomar Carlos Bezerra Costa Instituição (Vice-Presidente) – carlosziomer@gmail.com
036.021.554-80 Fabiana Conceição Borges Instituição (Presidente) – fabiana.borges@unp.br
491.832.773-87 Jorge Ramos de Figueiredo Docente – jorge.rf@unp.br

PRAVALER

CRÉDITO UNIVERSITÁRIO PRAVALER

Com o PRAVALER a mensalidade cabe no bolso e você pode fazer o curso que sempre sonhou, financiando as mensalidades, pagando menos por mês e tendo um prazo maior para pagar seu curso.

Por que?
• As parcelas dos alunos se mantém estáveis durante todas as contratações;
• Evitar saltos e sustos nas parcelas;
• Até 2,5 vezes o tempo do curso para o pagamento das parcelas.

Quem pode solicitar?
O PRAVALER pode ser utilizado por quem quer começar a estudar ou por quem já está na Universidade, seja no primeiro ou último ano. A contratação é semestral e pode ser feita toda online: rápido e fácil.

Faça uma simulação e cadastre-se, você fica sabendo na hora se tem o crédito pré-aprovado:

>CADASTRE-SE

>SIMULE

Vantagens de contratar o PRAVALER
• Maior programa privado de crédito universitário do país.
• Pré-aprovação na hora.
• Pode ser solicitado o ano todo.
• Não precisa ter feito o ENEM.
• Não precisa ter conta bancária.
• Não tem limite de vagas.
• Você pode incluir até duas mensalidades em atraso.
• Cumulativo com descontos e financiamentos.

Como contratar?
1. Cadastro e pré-aprovação
Ao realizar o preenchimento completo do cadastro, você saberá na hora se você possui o crédito pré-aprovado pelas políticas de crédito do programa.
Você não precisa estar matriculado na UnP para preencher o cadastro.
Com a pré-aprovação do crédito universitário, você já pode fazer o enviar os documentos necessários para a contratação através do Portal PRAVALER.
A pré-aprovação é informada por e-mail e também estará disponível no Seu Portal PRAVALER.

2. Análise da faculdade
Nesta etapa você precisa estar matriculado no curso escolhido. A UnP validará as informações passadas por você confirmando seus dados acadêmicos, financeiro, numero da matrícula e liberar sua contratação.

3. Contrato disponível
O seu contrato é gerado e disponibilizado direto no Seu Portal PRAVALER. Você deve conferir com atenção todos os seus dados pessoais, do seu garantidor e imprimir duas vias do contrato.

4. Assinatura e entrega do contrato
Você deve entregar na UnP as duas vias do contrato assinadas, respeitando o prazo informado por e-mail. A Universidade irá enviar as duas vias do contrato e os documentos para o PRAVALER.

5. Análise de contrato e documentos
O PRAVALER avalia o contrato e os documentos recebidos.
O contrato e documentos entregues fora do prazo ou com pendências perdem a validade. Neste caso você receberá novas orientações.

6.Boleto pago = Contratação OK
O 1º boleto fica à disposição no Seu Portal PRAVALER para impressão e pagamento. A contratação do financiamento é efetivada a partir do pagamento do 1º boleto. Os boletos serão disponibilizados mensalmente no Seu Portal PRAVALER.

Renovação:
Você financia um semestre, se estiver gostando do curso e do PRAVALER, você continua recontratando a cada semestre e pode até financiar o curso todo. Para recontratar, basta manter o pagamento de suas parcelas em dia e atender aos pré-requisitos do programa. Mesmo que já tenha algum desconto ou já financia parte do seu curso com o FIES, você pode financiar o restante com o crédito universitário PRAVALER.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Documentos


Editais