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e-Labora: trabalhando para implementar a Inovação e ampliar continuamente o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
  • Atua como um canal ativo para o desenvolvimento e implantação de tecnologia, soluções e ideias inovadoras;
  • Desenvolve inovações tecnológicas e serviços que propiciem saltos de eficiência através da resolução de problemas específicos;
  • O objetivo será sempre a qualidade acadêmica e um ensino de excelência para a formação profissional.

Colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula, estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade. Esses são os objetivos das competições acadêmicas que mobilizam os alunos das Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia.

APO | Aparato de Proteção ao Ovo

O que é?

As equipes participantes devem projetar e construir um pórtico em concreto armado de acordo com modelo estabelecido nos editais e que seja capaz de resistir a cargas crescentes de impacto. Sob a estrutura, é colocado um ovo cozido, que dá o nome à competição.

Editais e regulamentos

Concrebol

O que é?

A tarefa proposta é de construir uma esfera (bola) de concreto leve, com os materiais e as dimensões estabelecidas no regulamento e que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.

Editais e regulamentos

Pontes de Macarrão

O que é?

A competição consiste na construção de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola. As equipes formadas pelos alunos disputam qual estrutura consegue suportar a maior carga em testes realizados em um vão livre.

Editais e regulamentos

RFC | Robot Fighting Championship

O que é?

Em uma arena, robôs automatizados e desenvolvidos por alunos batalham até a “morte”. Os equipamentos são controlados pelo celular utilizando Bluetooth, Wi-Fi ou ondas de rádio e devem ser resistentes o suficiente para sobreviver ao combate. Cerca de 150 estudantes se envolvem na competição a cada semestre.

Simulação de Gestão de Processos

O que é?

Levando em conta diversos fatores, uma obra é simulada e os alunos ganham o desafio de desenvolver projetos utilizando o Target Value Design. O trabalho interdisciplinar simula problemas como a fragmentação dos processos de trabalho, as restrições orçamentárias e o impacto significativo no processo de projetação mantendo a qualidade do produto oferecido ao final.