Skip to Content

Formas de Ingresso

Vestibular Agendado

Tamanho do texto:

Aliando comodidade e tecnologia, o Vestibular Agendado possibilita que você mesmo agende seu dia e horário para fazer as provas. E para ingresso em 2014.1, a UnP oferece opções de prova em NATAL e em MOSSORÓ. Escolha o dia mais adequado ao seu ritmo e faça logo sua inscrição.

Dias de prova

Campus Natal – terças pela manhã, quartas à tarde e sábados pela manhã.

Campus Mossoró – terças à tarde, quintas à noite e sábados pela manhã.

Conteúdo Programático

TIPO 1: BACHARELADO, LICENCIATURA E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

Para os candidatos a vagas nas modalidades BACHARELADO, LICENCIATURA E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA, o conteúdo programático das matérias é o seguinte:
Redação: A partir de um tema proposto, o candidato deverá elaborar um texto, argumentativo ou não, contemplando as características indicadas na proposta a lhe ser apresentada na prova.

Língua Portuguesa: O objetivo é valorizar o raciocínio e a exposição lógica das idéias. Para chegar-se ao objetivo estabelecido, o candidato será avaliado pela sua capacidade de:
- exprimir-se com clareza;
- organizar coerentemente suas idéias;
- estabelecer as relações entre as idéias;
- entender e interpretar textos;
- elaborar teses;
- dominar a gramática do nível do Ensino Médio

Literatura Brasileira: Quanto às questões de Literatura Brasileira, espera-se que o candidato apresente condições de compreender textos literários a partir das peculiaridades estéticas deste tipo de texto, assim como tenha visão histórico-estética dos estilos da época na literatura brasileira, do Barroco às expressões Contemporâneas.

Geografia: Geografia Geral do Brasil – posição geográfica do Brasil. Características climato-botânicas. Estudo da população brasileira, da população por países e da população por continente, suas origens étnicas, evolução distribuição e crescimento. Movimentos migratórios nacionais e internacionais. Aspectos culturais dos povos. o desenvolvimento econômico brasileiro e mundial. Exploração de recursos do solo, subsolo e fundo do mar. Fontes de energia. O desenvolvimento dos transportes e das comunicações no Brasil e no mundo. A agricultura e a pecuária no desenvolvimento nacional e internacional. Evolução das atividades comercial e industrial na área nacional e internacional.

História
História Geral: Idade Antiga: o legado cultural das civilizações clássicas (Grécia e Roma). Idade Média: os árabes, a feudalidade européia, a economia e cultura medievais e cultura medievais. idade Moderna: a expansão marítima. Renascimento. Reforma Protestante. Iluminismo. Independência dos EUA. Idade Contemporânea. Revolução Francesa. império Napoleônico. Revolução Industrial. Imperialismo. I Guerra. Período entre guerras. II Guerra e o mundo pós-guerra. Atualidades.

História do Brasil: Pré-Colonial – as expedições e a exploração do pau-brasil. Colonial – Capitanias Hereditárias. Governo Geral. Invasões Estrangeiras. Entradas e Bandeiras. Conquista do território brasileiro. Economia da Colônia. Os movimentos de rebelião contra a Coroa. A família real no Brasil. A Revolução de 1817. império: Política interna e externa do Império. Economia do Século XIX. República: A proclamação. A República Velha. A Revolução de 1930. A Era de Vargas. A República de 1945-64. A República militar e a Nova República.
Observação: Quando for pertinente explorar-se-á a parte regional, dando-se ênfase à História do Rio Grande do Norte.

Matemática: Noções sobre teoria dos conjuntos. Operação no conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais. Elementos de cálculo algébrico: monômios, polinômios e frações algébricas. Equações de 1º grau, Inequação do 1º grau. Sistemas de equações e inequações de 2º grau. Grandezas proporcionais: regra de três simples e composta, juros simples e percentagem. Sistema métrico decimal. Funções. Polígonos regulares em geral e os triângulos em particular (congruência e desigualdade entre lados e ângulos). Paralelismo. Progressão aritmética e geométrica. Logoritmos. Equações e inequações exponenciais. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Polinômios e Equações Algébricas. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica. Números Complexos. Análise Combinatória e Probabilidade.

Física: Sistemas de Unidades. Cinemática: Movimentos retilíneo e curvilíneo, Grandezas Vetoriais. Leis de Newton. Trabalho e Energia. Equilíbrio de um Ponto Material. Hidrostática. Termometria. Calorimetria. Dilatação Térmica. Estudo dos Gases. Termodinâmica. Óptica: Reflexão e Retração. Espelhos e Lentes de Ondas, Cargas Elétricas, Campos Elétricos. Lei de Coulomb. Potencial Elétrico. Corrente Elétrica. Resistores. Geradores. Capacitores. Circuitos Elétricos. Campos magnéticos. Força magnética.

Química: Estrutura anatômica da matéria. Tabela periódica e propriedades periódicas. Ligações químicas. Generalidades sobre as funções inorgânicas. Efeitos energéticos, velocidade e leis nas reações químicas. Reações Químicas. Balanceamento de Equação. Termodinâmica. Propriedades coligativas e equilíbrio químico. Teoria de ácidos e bases. Química dos compostos do carbono.

Biologia: Ciência como investigação. Características e variedades dos seres humanos e a teoria da evolução. Estrutura e funções dos componentes celulares. Reprodução nos seres vivos: Reprodução sexuada e desenvolvimento embrionário. Os tipos de tecido. Os mecanismos de transmissão dos caracteres hereditários. Generalidades sobre os sistemas de transporte respiratório, digestivo, excretor, circulatório e nervoso do homem. Generalidades sobre a classificação dos animais.Conceitos básicos de Ecologia.

10 Língua Estrangeira: A prova de língua estrangeira objetiva avaliar conhecimento em Inglês, como língua escrita enfocando principalmente a capacidade de o candidato: demonstrar compreensão global de textos que envolvam diversos temas, aplicando seu conhecimento prévio, linguístico e de mundo; identificar termos, palavras ou expressões da língua estrangeira; identificar e aplicar a estrutura básica da língua de forma contextualizada.

 

Procedimentos para inscrição

PASSO A PASSO PARA VOCÊ FAZER A SUA INSCRIÇÃO ON-LINE

1º Passo: Informe-se: Acesse os links de informações disponíveis. Basta clicar sobre o link.
Veja informações sobre cursos oferecidos, locais, dias e horários previstos para a realização de provas. Defina o dia e horário em que você pretende fazer provas.

2º Passo: Tenha à mão a sua documentação pessoal. São obrigatórios os dados referentes a documento de identificação e o CPF do candidato. No dia da prova, para identificação, vale o documento que tenha foto e assinatura (apresente o mesmo documento cujos dados você forneceu na inscrição). Caso você não tenha CPF, em Natal você pode encaminhar o seu pedido no Shopping Via Direta.

3º Passo: Informe-se sobre as diversas opções de data de concurso agendado que a UnP oferece e clique no concurso que você pretende fazer. Para cada dia de realização das provas há dois tipos de concurso cadastrados: o vestibular agendado geral e o vestibular específico para candidatos pelo Programa Gerações UnP-35. Há também a opção pela cidade onde você pretende fazer as provas: Natal, RN, ou Mossoró, RN. Você pode fazer o concurso em Mossoró e concorrer a vaga em curso oferecido em Natal e vice-versa. Preencha todos os campos corretamente e confira as informações antes de clicar em PROSSEGUIR.

4º Passo: Concluída a inscrição e caso você disponha de impressora em sua residência, é hora de imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais).
No boleto constam as informações relativas a pagamento da taxa.
Importante: Se você não tiver impressora em sua residência, anote o número de sua inscrição e procure os postos de apoio na UnP, em Natal (Centrais do Candidato ou do Aluno: Av. Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova; Av. Roberto Freire, 1684, Capim Macio); ou no Campus Mossoró.

5º Passo: Impresso o boleto, faça o pagamento na rede bancária (agências, caixas eletrônicos).
Importante: O prazo para pagamento da taxa pela rede bancária, incluindo os caixas eletrônicos, encerra-se dois dias úteis anteriores ao dia da prova, às 21 horas (horário de Brasília).
Fique atento: caso se esgotem as vagas disponíveis no(s) laboratório(s), o horário de agendamento de prova acima definido poderá ser encerrado antes do previsto. Nesse caso, agende sua prova para outro dia disponível.

6º Passo: Vinte e quatro horas após ter efetuado o pagamento da taxa, na rede bancária, você poderá agendar a sua prova.
Para agendar seu dia de prova, você deverá acessar o mesmo endereço http://www.unp.br, clicar em Vestibular Agendado/Saiba Mais e seguir as orientações. Após isso, imprimir seu comprovante de inscrição. No Comprovante de Inscrição você encontrará informações importantes quanto às provas.