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Pesquisa

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A formação acadêmica não deve se limitar ao cotidiano da sala de aula.
  • Responsabilidade social;
  • Eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria-prática-teoria;
  • Ferramenta privilegiada de iniciação científica, no processo investigativo, para o aluno de graduação;
  • Produção e disseminação do conhecimento técnico-científico e artístico-cultural, principalmente por meio dos estágios, dos trabalhos de conclusão de curso, das monografias, dos projetos integrados e dos projetos de iniciação científica.
Atualizado em 30 de outubro de 2018

Pesquisa

A Universidade Potiguar reconhece a importância da pesquisa para o aprimoramento de ensino de graduação e pós-graduação e ainda, para a resolução de problemas da sociedade, consciente de que a consolidação da pesquisa é progressiva e é tarefa estratégica. Assim, as atividades de pesquisa, conforme o enunciado do Projeto Pedagógico Institucional encontra na missão institucional, nos projetos pedagógicos de cursos e na legislação, os aspectos balizadores de orientação das atividades acadêmicas.

Na perspectiva de geração de resultados, a pesquisa deve contribuir com a produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático de temas relevantes, do ponto de vista científico, tecnológico, cultural e humanístico, através do questionamento crítico, contínuo e permanente da realidade, na busca de respostas criativas para a população acadêmica e para os problemas emergentes do Estado, da Região e do País.

As pesquisas, inseridas em Núcleos, Grupos e Linhas de Pesquisa, devem basear-se no estudo contínuo de novos e diferentes fenômenos, construir e reconstruir mapas conceituais e metodológicos e questionar a realidade da ação política na vida social e comunitária, observadas as demandas sociais, profissionais e as condições de aplicabilidade dos saberes produzidos. O envolvimento do corpo discente é indispensável e se dá no desenvolvimento de programa de iniciação científica, em que o aluno se envolve no processo investigativo sob a orientação de um professor/pesquisador.

A publicação dos resultados das pesquisas em publicações e eventos científicos é a condição para a disseminação do conhecimento com repercussão direta no ensino e nos canais de interação social da extensão.

Estes pontos referenciais pressupõem a compreensão da pesquisa como responsabilidade social e como eixo articulador das atividades de ensino e de extensão, propiciando o fluxo teoria, prática, teoria.

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