Escola de Engenharias e Ciências Exatas Natal

Compartilhar

Petróleo e Gás – Tecnológico

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, da Universidade Potiguar - UnP,  visa formar profissionais com competências e habilidades necessárias para suprir parte do exigente e complexo mercado energético regional e nacional.

As futuras refinarias do Norte-Nordeste (RN, PE, CE e MA) irão demandar uma quantidade significativa de mão-de-obra especializada na área de gerenciamento, operação, inspeção e manutenção de equipamentos utilizados no processamento de petróleo e gás natural. Ressaltam-se também os empregos indiretos na área de prestação de serviços especializados, sem contar com as empresas petroquímicas que surgem em função das refinarias, as quais utilizam produtos do refino como insumos em seus processos industriais.

Portanto, o curso tem a responsabilidade social de contribuir para a formação profissional de cidadãos, de modo a prover os recursos humanos necessários na região, incentivando o desenvolvimento tecnológico e a produção científica do segmento de petróleo, seus derivados e gás natural.

A infraestrutura é composta de: biblioteca, incluindo acervo específico e atualizado; laboratório de eletrônica; laboratório de automação e redes industriais; laboratórios de informática com programas específicos; laboratório de química e controle de qualidade; laboratório de física aplicada; laboratório de mecânica dos fluidos; laboratório de materiais e equipamentos da indústria do petróleo, seus derivados e gás natural.

Informações Acadêmicas

Autorização/Criação

Resolução Nº 055/ 2008 ConSUni/UnP

Reconhecimento

Portaria/MEC Nº 38/2012 D.O.U 07/05/2012
Avaliação do MEC – Conceito 4

Objetivos do Curso

Formar tecnólogos de nível superior, capacitados para o desenvolvimento e aplicação de conhecimentos da indústria de refino e distribuição de petróleo e gás natural, com habilidades e competências para atuar prioritariamente no segmento de controle de processos e automação industrial, observando sempre as condições ambientais e de segurança das pessoas.

Proposta pedagógica

Metodologicamente, o curso visa formar profissionais críticos e criativos que possam contribuir para o desenvolvimento tecnológico e humano, de acordo com os princípios éticos e de cidadania praticados pela instituição. Objetiva desenvolver a capacidade de gestão dos processos operacionais no segmento de processamento e distribuição de petróleo e gás natural ("downstream"), com segurança e preservação ambiental. A meta principal é desenvolver a capacidade dos alunos para que atuem nesse segmento com o foco no controle de processos e automação industrial, priorizando a integridade das pessoas, por meio da análise dos impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades a serem desenvolvidas.

Diferenciais

  • Professores com excelente titulação e experiência profissional no mercado;
  • Projeto Pedagógico fortemente direcionado para o mercado de trabalho;
  • Certificações intermediárias em programação de computador, análise química de petróleo e gás, instrumentação e inspeção de equipamentos industriais;
  • Aulas práticas em laboratórios bem equipados;
  • Disponibilidade de modernos recursos audiovisuais;
  • Convênio acadêmico exclusivo com empresa multinacional de software para automação industrial;
  • Visitas técnicas a empresas do ramo;
  • Projetos interdisciplinares e integrativos.

Público-alvo

  • Portadores de diploma de Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver uma carreira profissional promissora na área de petróleo, seus derivados e gás natural, com ênfase em controle e automação de processos industriais;
  • Portadores de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos na área de petróleo, seus derivados e gás natural, notadamente no controle e automação de processos industriais, e que desejem progredir profissionalmente;
  • Técnicos de áreas afins.

Perfil do profissional formado pela UnP

O tecnólogo em Petróleo e Gás gerencia, supervisiona, inspeciona, opera e mantem o armazenamento, transporte, refino, distribuição e logística na área do petróleo, seus derivados e gás natural, com responsabilidade social e foco no desenvolvimento sustentável da região.

Em sua atuação, esse profissional aplica seus conhecimentos de controle de processos e automação industrial, afere a qualidade dos produtos, inspeciona materiais e equipamentos, bem como gerencia situações de emergência, com vistas ao controle de acidentes de trabalho e ambientais. Esse tecnólogo pode atuar em refinarias, distribuidoras de combustíveis líquidos e gasosos e indústrias petroquímicas afins.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho prioritário para atuação do profissional são as empresas de refino e distribuição de petróleo, seus derivados e gás natural. O profissional pode atuar também em empresas na área de prestação de serviços especializados e nas empresas petroquímicas que surgem em função das refinarias, as quais utilizam produtos do refino como insumos em seus processos industriais, áreas em expansão tanto no Brasil quanto no exterior.

Abrange atuação na gestão e liderança de processos industriais, passa pela assessoria e consultoria em segurança e gestão ambiental, bem como operação, inspeção e manutenção das instalações de refinarias e distribuidoras de petróleo, seus derivados e gás natural.

Laboratórios

Laboratório de Automação e Redes Industriais

Área de construção de aproximadamente 100 m2, composto de bancadas, painéis eletropneumáticos, maletas industriais e um protótipo de planta industrial (pressão, temperatura, nível e vazão), contendo Controladores Lógicos Programáveis - CLPs e sistema supervisório SCADA;

Laboratório de Eletrônica

Área de construção de aproximadamente 100 m2, composto de: bancadas e instalações para realização de aulas práticas de eletrônica analógica e digital, contendo geradores de sinal, protoboards, osciloscópios e software simulador de componentes e circuitos eletrônicos;

Laboratórios de Informática

6 (seis) laboratórios com área de construção de aproximadamente 100 m2 cada, compostos de mesas, computadores e rede de comunicação, instalados com softwares específicos;

Laboratório de Mecânica dos Fluidos

Área de construção de aproximadamente 100 m2, composto de bancadas, prateleiras e armários para exposição de equipamentos e materiais utilizados na mecânica dos fluidos da indústria do petróleo e gás natural.

Laboratório de Química e Controle de Qualidade

Área de construção de aproximadamente 100 m2, composto de sala de lavagem e purificação de água, com destilador, pias e bancadas para lavagem de vidrarias, duas capelas, sala de almoxarifado, sala de apoio técnico, dotada de mobiliário adequado e computadores e equipamentos de segurança;

Laboratório de Física Aplicada

Área de construção de aproximadamente 100 m2, composto de bancadas, instalações para realizações de aulas práticas de física, com ênfase em noções de e eletricidade básica, metrologia e termodinâmica;

Laboratório de Materiais e Equipamentos

Área de construção de aproximadamente 100 m2, composto de bancadas, prateleiras e armários para exposição de equipamentos e materiais utilizados pela indústria do petróleo e gás natural.

O curso funciona na Unidade Nascimento de Castro.

Prof. Francisco Wendell Bezerra Lopes, Coordenador do CST Petróleo e Gás da UnP/Natal

Universidade Potiguar - UnP

Natal/RN | 55 (84) 3215.1234 | Mossoró/RN | 55 (84) 3323.8200 | callcenter@unp.br
Inscreva-se já