Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

Setores

Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB


O Sistema Integrado de Bibliotecas SIB – UnP é composto por um conjunto de 05 (cinco) bibliotecas setoriais distribuídas em 2 campi (Natal e Mossoró), além das bibliotecas que dão suporte ao Núcleo de Educação a Distancia – NEaD.

O espaço físico disponibilizado aos usuários do SIB – UnP busca atender ao conjunto de qualidades desejáveis para Bibliotecas Universitárias, ambiente climatizado, com iluminação adequada para o espaço de leitura em grupo, individual, trabalho em grupo e leituras rápidas. Considerando os padrões físicos recomendados para bibliotecas universitárias e a expansão do acervo e dos serviços oferecidos, o SIB vem gradativamente ampliando a área física, para melhor acomodar essa nova realidade.

O acervo é constituído por diversos materiais informacionais: livros, periódicos, fitas de vídeo, fitas cassetes CD ROMs, DVD’s, VCD’s, bases de dados, acesso à Internet e Produção Intelectual da UnP. No autoatendimento é disposto os catálogos on-line, por autor e título, assim como a reserva, renovação de materiais e acesso as bases de dados.

O acervo está organizado pela Classificação Decimal Universal (CDU), distribuído de acordo com a área de interesse de cada unidade e ordenado por assunto, autor, título e outros detalhes técnicos.

No Portal da Biblioteca podem ser encontrados os serviços: Manuais de Orientações para a elaboração de trabalhos acadêmicos (monografias, TCCs, artigos, teses entre outros), juntamente ao Termo de Autorização exigido como complemento do Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Monografia. Além disso, também disponibilizamos o arquivo de ficha catalográfica editável para pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado.

Setores da Biblioteca de cada Unidade

  • Acervo Geral;
  • Acervo de Consulta;
  • Suporte ao Usuário;
  • Portaria e Conferência;
  • Guarda – volumes;
  • SIB Atendimento (Empréstimo; Devolução; Renovação; Consultas; Reservas e Histórico de Obras.)
  • Processamento Técnico;
  • Periódicos;
  • Multimeios;
  • Laboratório de Informática;
  • Setor de Pesquisa Virtual (Base de Dados);

Acesso

Se estiver fora da instituição, saiba como acessar remotamente de acordo com os tutoriais a seguir:

Livros eletrônicos

Normalização

Regulamento

Multas Cumulativas

Implementado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB/UnP, permite ao usuário realizar empréstimos/renovações mesmo que tenha multas em atraso até atingir o limite estipulado que é de R$ 20,00 (vinte reais). A inovação trazida pelo SIB tem o objetivo de otimizar o tempo, fazendo com que o usuário não seja bloqueado na biblioteca em virtude de pequenas dívidas.

Para maiores esclarecimentos clicar nos arquivos abaixo:

Política de Atualização

A Universidade Potiguar faz a atualização do acervo bibliográfico dos cursos de graduação através de aquisição anual de bibliografias indicadas pelos docentes e sugeridas pela comunidade estudantil. O acervo é adquirido pela Biblioteca, que mantém uma dotação orçamentária para compra de livros, periódicos, CD-ROMs, softwares educativos e Base de Dados.

A UnP conta com uma Comissão Permanente de Biblioteca que objetiva a melhoria e atualização do acervo, composta por representantes do Corpo Docente, do Corpo Discente, das Pró-Reitorias (Administrativa e de Graduação) e Equipe Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas, formado por profissionais de nível superior nas áreas de Biblioteconomia e Administração.

O grande diferencial das bibliotecas da Universidade Potiguar está focado na dimensão, atualização e modernização do seu acervo, que anualmente é renovado, tendo como filosofia refletir as indicações bibliográficas contidas nos planos de ensino de cada disciplina ofertadas nos cursos de graduação.

Além do investimento em acervos eletrônicos em Bases de Dados especializadas e E-books, voltadas para as áreas de Saúde, Humanas, Exatas e Engenharias. Das quais destacam-se o Portal da Pesquisa, BVS, EBSCO, COMUT, BDTD, BDJur, OÁSIS, Periódicos Capes e SCIELO, consistindo um alto investimento realizado pela instituição no âmbito das Bibliotecas do Sistema.