Acessibilidade

Setores

Projetos do SIB

Além das atividades de rotina (gerenciamento de equipes, trabalhos técnicos administrativos entre outros), a frente de uma Unidade SIB/UnP, os bibliotecários desenvolvem e coordenam projetos em paralelo que ajudam a acelerar e otimizar processos além de servirem de desafios nas áreas de atuação dos mesmos. Conheça um pouco dos nossos Projetos em andamento!

Ana Virginia de Queiroz Melo Leite – Gerência SIB/UnP sib@unp.br

Projetos e Grupos de Trabalho

Sexta das Bases O Sexta das Bases é um projeto que faz parte do Setor de Pesquisa Virtual – SPV e  consiste em apresentar  aos funcionários do SIB/UnP, os recursos eletrônicos,   visando orientá-los no universo digital,  verificando as possibilidades de pesquisa na área a ser atendida. O nome é uma alusão a data das reuniões (sempre às sextas-feiras) e ao sentido de ‘Cesta’ (guardar, recolher, unir), tratando sobre as Bases eletrônicas (assinadas pela Universidade  e gratuitas acessadas pela internet). É uma forma de divulgar os serviços para a equipe interna de auxiliares, fazendo com que os mesmos, alem de se informarem dos serviços do setor, possam verificar mais uma rotina de trabalho dentro do ambiente da Biblioteca.
Gestão de Periódicos Plano de trabalho desenvolvido para o Setor de Periódicos  ( e  obras constante nesse acervo), que possui, alem de investimento e tratamento específicos, uma necessidade particular de trabalho que envolve,desde o controle das assinaturas até a forma de recuperação no acervo. O objetivo principal é   otimizar, organizar , dinamizar e divulgar o acervo de periódicos do SIB/UnP, respeitado a particularidade da obra.
Aquisição de materiais integrada a outros setores A Universidade Potiguar trabalha a aquisição de materiais bibliográficos, através de um planejamento anual denominado  PLANO DE METAS, onde   são descritos os pedidos e  a proporção de solicitações para cada curso, dividido em semestre. A aquisição é baseada na integração dos setores COMPRAS, ALMOXARIFADO E BIBLIOTECA. Para que o mesmo ocorra de forma ágil e eficaz, os setores trabalham em conjunto  com uma ferramenta interna que permite a comunicação e análise dos materiais oriundos dos pedidos feitos, pelas Direções de Curso, através do Plano de Metas.  A Biblioteca trabalha no  desenvolvimento e ajustes contínuos nos processos junto ao CPD da UnP, visando otimizar, cada vez mais, o processo de aquisição.
Projetos de Parceria Institucional – BIBLIOTECA VIRTUAL DE NATAL – BVN Através de um convênio assinado entre a Universidade Potiguar – UnP  e a Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia de Informação – SEMPLA, foi firmado  a parceria  com a Biblioteca Virtual de Natal- BVN, projeto pioneiro que consiste em agregar materiais , oriundos das empresas parceiras, produção acadêmico – cientifico  que tratem sobre as 03 áreas ( Políticas Públicas, Gestão Metropolitana e Cidades Interativas). A Biblioteca trabalha na captação, análise e inclusão de dados nessa  atividade, com materiais produzidos no âmbito da Universidade..
Desbaste de Materiais Ao longo dos anos  o SIB/UnP ampliou consideravelmente investimento nos acervos das bibliotecas adequando-os aos Planos de Ensino das disciplinas de cada curso, bem como a quantidade de exemplares. Porém com a chegada de Novas Aquisições  e análise criteriosa de alguns títulos,  percebe-se a importância de tomar medidas que norteiem a ação, baseados em critérios consolidados pela Biblioteconomia e que garantam a otimização de espaços e dinamização de trabalho. Iniciado em uma das Unidades SIB/UnP, servirá de Modelo para outras bibliotecas.
Visita dirigida, com escolha de  Módulos de apresentação Visando estabelecer uma comunicação mais próxima e divulgar os serviços das Bibliotecas do SIB/UnP de forma especifica, é encaminhado, por e-mail,  programação sugerida que ficará à disposição das direções, para que mediante agendamento, seja realizado visitas em salas de aula ou agendamento de pequenos grupos na biblioteca de cada Unidade.
Melhorias do Sistema Automatizado – SIB O SIB/UnP, utiliza software modular, produzido pela equipe do CPD e que atende aos processos de Cadastro de Obras e Circulação, visando otimizar e  refinar as formas de acessos e recuperação de informações, reuniões e análise de telas/relatórios são necessárias para que possamos ter os objetivos alcançados. As solicitações e alinhamentos são feitos baseados em um cronograma e validados a partir de testes.

Atualizado em 20/07/2009.