Uma das áreas mais concorridas das ciências humanas , a carreira de Arquitetura e Urbanismo oferece um mundo de possibilidades para os estudantes e profissionais. O curso está relacionado a construções e modelagens de um ambiente físico, envolvendo desde o processo de criação de projeto até a realização da construção.
Pensando nisso, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar é multidisciplinar, com metodologias inovadoras e laboratórios especializados tanto em Natal quanto em Mossoró.
E também vale ressaltar que a UnP foi eleita pelo Ranking Universitário Folha (RUF) 2018, a 7º do Nordeste dentre as Instituições Privadas. Assim, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média de cinco anos e prepara o aluno para atuar em acessibilidade e sustentabilidade, além da concepção, organização e construção do espaço.
A seguir, você confere mais sobre as disciplinas do curso!
Disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo:
Carga horária total do curso na Universidade Potiguar: 3.600 horas.
- Antropologia e Cultura Brasileira
- Comunicação
- Conforto Ambiental Lumínico e Acústico
- Conforto Ambiental Térmico
- Desafios Contemporâneos
- Desenho (Arquitetônico, Digital, Paramétrico)
- Desenvolvimento Humano e Social
- Escritório-Modelo
- Estabilidade das Estruturas
- Estágio Supervisionado
- Estética e História da Arte
- Geometria: Desenho & Forma
- Instalações Prediais
- Introdução a Arquitetura e Urbanismo
- Legislação e Prática Profissional
- Materiais e Técnicas Construtivas
- Metodologia Científica
- Optativa
- Patrimônio & Restauro
- Planejamento Urbano e Regional
- Plástica
- Projeto de Arquitetura (Construção, Contexto, Criação, Estrutura, Lugar, Multifunção e Programa)
- Urbanismo e Paisagismo (Áreas Centrais, Áreas Periféricas, Cidade, Espaços Livres, Bairro e Território)
- Projeto Integrado: Arquitetura e Urbanismo
- Projetos Especiais
- Sistemas Estruturais (Fundamentos, Concreto, Madeira e Aço)
- Teoria e Hist Arq Urb: Antiguidade ao Séc. 18
- História da Arquitetura e Urbanismo: Contemporaneidade
- Arquitetura e Urbanismo: Séculos 19 e 20
- Topografia
- Trabalho Final de Graduação I, II
O que faz o arquiteto e quais as áreas de atuação?
A Arquitetura está diretamente relacionada à arte e ao design. Dessa forma, trata-se de uma área em constante evolução e que também não abre mão de sua conexão com tendências e tecnologia.
O profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo conta com um campo de atuação bastante amplo, já que ele poderá trabalhar com projeção, coordenação de obras e restauros.
Além disso, o arquiteto é responsável por determinar quais materiais serão utilizados e pela elaboração de plantas. Então, conheça as principais áreas da profissão:
Empresas de Arquitetura e Urbanismo
O profissional vai atuar na elaboração de projetos arquitetônicos, urbanos, paisagísticos. Além de desenvolver projetos considerando a utilização do espaço, circulação, funcionalidade dos mobiliários.
Organizações públicas
O arquiteto trabalha na elaboração de projetos de planejamento urbano municipal e regional considerado o crescimento sustentável, segurança e a melhoria da qualidade de vidas das pessoas. Ele também acompanha obras e serviços técnicos, por meio da emissão de laudos e pareceres.
Empresas de assessoria e consultoria em políticas públicas
O profissional atua no desenvolvimento urbano e preservação do meio ambiente.
Entidades de fiscalização
O arquiteto é responsável pela fiscalização do uso e ocupação do solo urbano, além de exercer políticas de preservação do patrimônio histórico e paisagístico e controle ambiental.
Empresas de engenharia civil e indústrias de edificações
O profissional irá contribuir para o planejamento e na projeção de instalações industriais, considerando normas técnicas de segurança. Além de desenvolver projetos arquitetônicos, monumentos da arquitetura paisagística .
Luminotécnica
Os arquitetos que atuam nessa área são encarregados pelo planejamento de iluminação de ambientes internos, externos e eventos, visando equilibrar a luminosidade do ambiente de acordo com necessidades.
Restauro de Edifícios
O profissional será responsável pela restauração de patrimônios históricos com objetivo restaurá-los sem alterar suas características originais.
Empresas imobiliárias
O arquiteto pode atuar emitindo laudos e pareceres técnicos, além de colaborar orientando nas modificações do espaço urbano e na ocupação urbanística.
Salário médio do Arquiteto:
Como você pôde ver, o profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo é capaz de atuar em diversas áreas ou pode trabalhar como profissional autônomo em seu próprio escritório. Sendo assim, o mercado de trabalho acompanha as variações da construção civil, mas mesmo diante dessa situação, arquitetura segue como uma profissão bastante promissora e competitiva.
A média do profissional da área de Arquitetura pode sofrer variações de acordo com a função exercida, cidade de atuação e tempo de experiência, porém a média nacional é de R$3.000,00 a R$4.000,00 mensal.
Então, se você tem interesse na área de Arquitetura, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, acesse nosso Detector de Carreiras e confira qual área combina mais com você.
E não deixe de acompanhar o blog da UnP para ficar sempre atualizado sobre vida acadêmica, carreira e tudo que você precisa saber para sua formação profissional. Quer saber mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo? Então não deixe de conferir também: Curso de Arquitetura ou Design de Interiores?