Está pesquisando sobre uma faculdade e quer saber o que é serviço social ? Preparamos este texto exatamente para responder às principais questões sobre essa área!
A primeira coisa importante para você saber é que esse é um termo que designa tanto uma profissão, quanto o curso de graduação feito por quem quer seguir nessa carreira. Ofício que, aliás, é regulamentado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).
De acordo com uma pesquisa divulgada pela entidade , existem 200 mil assistentes sociais registrados em cada um dos 27 conselhos regionais de cada estado. Ainda segundo o órgão, a maioria dos profissionais da área são mulheres, pouco mais de 90%.
Está pronto para ter a resposta sobre essa profissão? Veja essa e outras respostas logo a seguir:
Trata-se da profissão, vinculada ao campo das Ciências Sociais Aplicadas, que envolve o planejamento e acompanhamento de projetos sociais dos mais variados tipos. Visando sempre proteger, solucionar conflitos e promover bem-estar aos grupos sociais mais desfavorecidos.
Segundo o Conselho Regional do Serviço Social Goiás, o significado da profissão está na compreensão das “desigualdades sociais, econômicas, políticas, culturais e nas suas manifestações na pobreza, violência, desemprego e, sobretudo na concentração de renda”.
As instituições de ensino de Serviço Social surgiram em 1930 no Brasil. Na época, o país vivia os reflexos da industrialização e expansão capitalista. Então, especialmente durante o governo Vargas, surgem as preocupações relacionadas aos movimentos sociais e questões trabalhistas.
A partir daí, há a criação de organismos reguladores ligados a esses assuntos, por meio do órgão na época chamado de Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Depois, já nas décadas de 1940 e 1950 foi regulamentada no país a Lei nº 3252, que reconheceu a importância da profissão.
Mais recentemente, em 1993, foi instituído um novo Código de Ética para o ofício. O documento trata do projeto para a atividade, comprometida com a democracia e o acesso aos direitos sociais, civis e políticos.
O assistente social é um profissional que atua com a missão de combater as mais diversas desigualdades da sociedade. Para isso, analisa, acompanha e propõe soluções para melhorar as condições de vida de grupos desfavorecidos. Sejam eles formados por crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
Quem trabalha na área desenvolve, analisa e coordena a execução e planos que buscam integrar o indivíduo na sociedade. Estando envolvido em projetos ligados à saúde, política, previdência, cultura, saúde, entre outros.
Além disso, também é responsável por orientar a respeito de direitos e informações para os grupos fragilizados. Outra possibilidade é o trabalho de pesquisa da realidade social, envolvendo coleta de dados, criação de laudos e elaboração de estudos também fazem parte da rotina de quem se especializa nesse campo.
Você sabia que o curso de Serviço Social também está presente na modalidade digital? Isso mesmo, essa graduação também pode ser realizada à distância!
E essa modalidade soma diversas vantagens. Entre elas, a autonomia é uma das principais. Já que o aluno tem a possibilidade de estabelecer os próprios horários para estudar.
Além disso, também é possível realizar as atividades do curso no lugar em que quiser. Bastando que haja conexão com a internet e um notebook, tablet ou smartphone.
Por último, também é importante destacar outro fator interessante dos cursos online: a economia. Quem opta por esse formato também corta gastos com deslocamento e alimentação, por exemplo.
Vale lembrar que esse cursos EAD exige a realização de estágios obrigatórios, além da entrega de um trabalho de conclusão de curso, o chamado TCC . Dessa forma, para concluir a formação, é necessário também passar por essas etapas.
De maneira geral, o curso apresenta matérias introdutórias ligadas aos campos da filosofia, sociologia, história , psicologia e antropologia. Confira alguns exemplos:
- Fundamentos Filosóficos do Serviço Social
- Matrizes Clássicas do Pensamento Sociológico
- Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I
- Psicologia Social
- Antropologia e Cultura Brasileira
Conforme o curso vai se desenvolvendo, passam a aparecer disciplinas mais específicas, ligadas ao entendimento e à prática diária da profissão aumentando o repertório sociocultural do aluno. Veja outros exemplos:
- Práticas em Serviço Social
- Direitos Humanos e Serviço Social
- Políticas Sociais
- Serviço Social e Processo de Trabalho
- Gestão e Planejamento em Serviço Social
- Serviço Social e Seguridade Social
- Pesquisa em Serviço Social
- Saúde Coletiva
Quem vai exercer a profissão pode trabalhar em órgãos públicos, empresas privadas e em organizações não governamentais (ONGs).
Algumas áreas de atuação para o assistente social são: seguridade social, assessoria e consultoria empresarial, proteção à criança e ao adolescente, saúde e educação.
Confira alguns exemplos de áreas possíveis para esse campo de trabalho:
- Terceiro Setor, em instituições que envolvem habitação, meio ambiente, atividades culturais e outros temas sociais
- Empresas e consultorias que visem a captação de recursos e elaboração de projetos sociais
- Empresas que realizam programas para gerir os impactos de atuação em determinada população
- Pesquisa acadêmica e docência
- Órgãos públicos, para a formulação e gestão de políticas públicas
De acordo com o site Vagas.com, o salário médio para um assistente social é de R$ 2.813,00. Vale ressaltar que a remuneração depende do local e tempo de experiência. Dessa forma, de acordo com o mesmo portal, o valor pode chegar a R$3.513.
E aí, agora que você já sabe mais sobre o assunto, deixe sua opinião sobre a graduação e o mercado de trabalho. Está pensando em cursar?
Aproveite também para dar uma olhada nestes dois posts: Confira carreiras para quem ama Políticas Sociais e Cursos para seguir carreira pública .