Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

Formas de Ingresso

Bolsas e Financiamentos

A Universidade Potiguar – UnP é a Instituição de Ensino Superior que mais oferta bolsas e financiamentos estudantis no Rio Grande do Norte. Todos os semestres são disponibilizados vagas para os diversos programas governamentais, como o ProUni e Pró-Superior; além dos financiamentos através do FIES e PraValer.

Conheça todas as opções e aproveite as oportunidades para mudar o seu futuro profissional. É a UnP com você para um futuro melhor.

PROUNI

O que é?
O Programa Universidade Para Todos – Prouni é uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de Ensino Superior.

Quem pode? 
É voltado para aqueles que fizeram o Enem e obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média das suas cinco notas, além de nota superior a zero na redação. Para concorrer a uma das bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as parciais – de 50% – a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesses casos não é exigida comprovação de renda e os candidatos devem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Quais os benefícios?
O programa oferece bolsas de 100% e 50% de acordo com a avaliação dos pré-requisitos de cada candidato.

Na UnP ofertamos apenas bolsas integrais.

Quando acontece?
Para saber o cronograma atualizado, basta acessar o site do Prouni no portal www.mec.gov.br, informando seu CPF e o número da sua inscrição e senha do ENEM.

Como obter mais informações?
Para saber sobre cronograma, documentação e demais informações, acesse o www.mec.gov.br.

É vedada a inscrição de estudante cuja nota obtida no Enem mais recente seja inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e cuja a nota na redação do Enem referente seja igual a zero.

COLAPs:

INSCRIÇÕES

Pró-Superior

O programa está suspenso temporariamente.

FIES

CONHEÇA O NOVO FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo FIES traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao programa a fim de garantir a sustentabilidade do programa e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino.

O que mudou?

  • O novo FIES mudou para melhor. Tem agora como pilares a ampliação do acesso ao ensino superior, a maior transparência para os estudantes e para a sociedade, e a melhoria na governança e na sustentabilidade do Fundo. O novo FIES está dividido em três diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.
  • Na primeira modalidade, o novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.
  • As outras duas modalidades de financiamento são para estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Elas funcionarão com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Como funciona?

  • O novo FIES entrou em vigor no primeiro semestre de 2018, sendo que, para poder concorrer a uma vaga, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do ENEM a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
  • As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, a contratação do financiamento.
  • Consulte informações sobre o processo seletivo do Fies acessando mec.gov.br.
  • A taxa efetiva de juros do Fies para estudantes que se enquadrem na Modalidade I será de juros zero; e, para estudantes que se enquadrem na Modalidade II e III, variará de acordo com o banco.

PARA OS CONTRATOS VIGENTES

  • O MEC, nos termos do Comitê Gestor Fies, editará portaria com as condições para migração voluntária. Em todo caso, as mudanças de regras ocorrerão após o momento de repactuação das condições, e não retroagirão para incidir sobre o saldo devedor.

CONTATO
0800 616161 – Central de Atendimento Fala Brasil

Legislação:

  • O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), instituído pela Lei nº 10.260 de 12 de julho de 2001, foi reformulado pela Medida Provisória nº 785, de 6 de julho de 2017.
  • Portaria Normativa MEC 209 de 07 março 2018. Dispõe sobre FIES 2018.1
  • Portaria Normativa nº 25 de 28 dezembro 2017. Dispõe sobre FIES Processo Seletivo 2018.1
  • Edital Nº 8, de 15 de fevereiro de 2018, processo seletivo 2018.1.
  • Outras legislações do FIES:
  • Legislação do programa vigente entre 2010 e 2017

COMO ME INSCREVER NO NOVO FIES E QUAL A TAXA DE JUROS:

  • Consulte informações sobre o processo seletivo do Fies acessando mec.gov.br.
  • A taxa efetiva de juros do Fies para estudantes que se enquadrem na Modalidade I será de juros zero; e, para estudantes que se enquadrem na Modalidade II e III, variará de acordo com o banco.

Contato:
0800 616161 – Central de Atendimento Fala Brasil

Conheça sua CPSA (Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento) do FIES

Local de oferta: Avenida Doutor João Medeiros Filho
Nome Representatividade
Glauceny Luana Machado da Costa Instituição (Vice Presidente)
Karina Bento da Silva Instituição (Presidente)
Wellimara de Araújo Batista Estudante
Edilene Bezerra da Cunha Estudante
Cristiano Júlio Moreira Dourado Docente

Local de oferta: Rua João da Escócia
Nome Representatividade
Elon Torres Almeida Junior Instituição (Presidente)
Aguida Raiane de Andrade Melo Estudante
Sarah Lorena Colares Fernandes Freitas Estudante
Lariza Emanuelle de Souza Valcacer Instituição (Vice-Presidente)
Samuel Ciro Freire Costa Docente
Local de oferta: Avenida Engenheiro Roberto Freire
Nome Representatividade
Humberto Antonio Martins Sobrinho Estudante
Leania Castro da Silva Instituição (Presidente)
Mikael Felipe Teixeira da Cunha Estudante
Michael Anderson Marques Torres Instituição (Vice-Presidente)
Luciana Lopes Xavier Docente

Local de oferta: Avenida Senador Salgado Filho
Nome Representatividade
Juliana Oliveira de Souza Estudante
Nelson Euclides dos Santos Neto
Instituição (Vice-Presidente)
Barney Silveira Arruda Docente

Local de oferta: Avenida Floriano Peixoto
Nome Representatividade
Jussiele Domingues da Silva Estudante
Mercio Willame de Araújo Estudante
Monica Cinthia Berto Nunes Instituição (Vice-Presidente)
Raerio de Almeida Canário Instituição (Presidente)
Francisco de Paula Costa Docente

Local de oferta: Avenida Nascimento de Castro
Nome Representatividade
Gilson Silva da Rocha Estudante
Afrânio de Sousa Estudante
Ziomar Carlos Bezerra Costa Instituição (Vice-Presidente) – carlosziomer@gmail.com
Francisca Sayonara Saraiva Soares Instituição (Vice-Presidente)
Fabiana Conceição Borges Instituição (Presidente)
Fabiana Conceição Borges Instituição (Presidente)

 

PRAVALER

CRÉDITO UNIVERSITÁRIO PRAVALER

Com o PRAVALER* a mensalidade cabe no bolso e você pode fazer o curso que sempre sonhou, financiando as mensalidades, pagando menos por mês e tendo um prazo maior para pagar seu curso.

Por que?
• As parcelas dos alunos se mantém estáveis durante todas as contratações;
• Evitar saltos e sustos nas parcelas;
• Até 2,5 vezes o tempo do curso para o pagamento das parcelas.

Quem pode solicitar?
O PRAVALER pode ser utilizado por quem quer começar a estudar ou por quem já está na Universidade, seja no primeiro ou último ano. A contratação é semestral e pode ser feita toda on-line: rápido e fácil.

Quais são as modalidades de financiamento PRAVALER?

  • Juros zero: Os novos alunos (exceto Medicina) terão modalidade “SEM JUROS ”. Os cursos de Odontologia e Medicina Veterinária estão limitados a 10% das vagas. O cálculo deverá ser feito com o valor nominal da mensalidade, ou seja, sem a concessão de qualquer desconto comercial. O proponente deverá apresentar um garantidor com renda de duas vezes o valor da mensalidade;
  • Os alunos veteranos poderão contratar apenas a modalidade “FÁCIL” (exceto Medicina). Os cursos de Odontologia e Medicina Veterinária estão limitados a 10% das vagas. O cálculo deverá ser feito com o valor nominal da mensalidade, ou seja, sem a concessão de qualquer desconto comercial. O proponente deverá apresentar um garantidor com renda de duas vezes e meia o valor da mensalidade.

É importante salientar que a modalidade sem juros* está disponível apenas para alunos ingressantes em 1ª série, alunos veteranos serão aprovamos somente na modalidade fácil. Este é um critério interno da IES.

*Esta modalidade de financiamento não se aplica ao curso de Medicina. 

Faça uma simulação e cadastre-se, você fica sabendo na hora se tem o crédito pré-aprovado:

>CADASTRE-SE

>SIMULE

Vantagens de contratar o PRAVALER
• Maior programa privado de crédito universitário do país.
• Pré-aprovação na hora.
• Pode ser solicitado o ano todo.
• Não precisa ter conta bancária.

Como contratar?
1. Cadastro e pré-aprovação
Ao realizar o preenchimento completo do cadastro, você saberá na hora se você possui o crédito pré-aprovado pelas políticas de crédito do programa.
Você não precisa estar matriculado na UnP para preencher o cadastro.
Com a pré-aprovação do crédito universitário, você já pode fazer o enviar os documentos necessários para a contratação através do Portal PRAVALER.
A pré-aprovação é informada por e-mail e também estará disponível no Seu Portal PRAVALER.

2. Análise da IES
Nesta etapa você precisa estar matriculado no curso escolhido. A UnP validará as informações passadas por você confirmando seus dados acadêmicos, financeiro, numero da matrícula e liberar sua contratação.

3. Contrato disponível
O seu contrato é gerado e disponibilizado direto no Seu Portal PRAVALER. Você deve conferir com atenção todos os seus dados pessoais, do seu garantidor e imprimir duas vias do contrato.

4. Assinatura e entrega do contrato
Você deve enviar as duas vias do contrato assinadas, respeitando o prazo informado por e-mail. ao PRAVALER.

5. Análise de contrato e documentos
O PRAVALER avalia o contrato e os documentos recebidos.
O contrato e documentos entregues fora do prazo ou com pendências perdem a validade. Neste caso você receberá novas orientações.

6.Boleto pago = Contratação OK
O 1º boleto fica à disposição no Seu Portal PRAVALER para impressão e pagamento. A contratação do financiamento é efetivada a partir do pagamento do 1º boleto. Os boletos serão disponibilizados mensalmente no Seu Portal PRAVALER.

Renovação:
Você financia um semestre, se estiver gostando do curso e do PRAVALER, você continua recontratando a cada semestre e pode até financiar o curso todo. Para recontratar, basta manter o pagamento de suas parcelas em dia e atender aos pré-requisitos do programa.

Contato
WWW.CREDITOUNIVERSITARIO.COM.BR
PRAVALER.COM.BR
0800 800 2159

Documentos


Editais