Acessibilidade PT ES US
Ir para o conteúdo
XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP.
XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP.

A Universidade Potiguar mais uma vez abre suas portas para apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade norte-rio-grandense a sua produção científica no seu XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão. O objetivo do evento é estimular e difundir as pesquisas científicas e as ações de extensão com o escopo de fomentar a integração dos múltiplos saberes científicos por meio de posturas éticas e cidadãs. O evento será realizado de 28 a 30 de outubro de 2015, na Unidade Roberto Freire.

Diante nos novos cenários sociais em que o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, são necessárias ações e competências concatenadas com essa nova realidade contemporânea. Esse contexto é um terreno fértil para análises e debates sob a visão das diversas áreas do conhecimento, que tem como pilar a temática central do Congresso.

O evento também tem como intenção estimular e consolidar a interdisciplinaridade e propiciar uma atmosfera de integração entre Universidade e Comunidade, com as diretrizes de integralidade do sujeito cidadão e sua relação com o mercado profissional. Esses pressupostos consolidam a responsabilidade do Ensino Superior na interação desses espaços de construção de conhecimento e sociabilidade.

O Congresso deste ano tem como tema “Tecnologia e Educação: a construção do futuro“, cujos pilares estão em sintonia com as novas discussões e epistemologias de uma sociedade em que a educação e a tecnologia são alvos de constantes transformações e sinalizam para novas perspectivas de práticas educativas, para um futuro que se avizinha e exige da sociedade novas posturas e aplicabilidade da tecnologia no processo ensino-aprendizagem.

Diante disso, também é salutar destacar o estímulo à consciência crítica acerca da educação e do seu novo papel social diante dessas novas transformações no âmbito da tecnologia como instrumento transformador e multiplicador de saberes e competências.

As áreas temáticas que serão abordadas e discutidas no presente Congresso estão vinculadas às ações do novo sujeito contemporâneo em que o pensar e agir, sob o viés das discussões no campo humanístico, isto é, aqueles que enfatizam os sujeitos e suas relações sociais, bem como o pensar e o fazer humanos, são voltados para a construção de uma realidade social saudável, pautada no bem comum.

Em suma, se trata de um grande e importante debate sobre o papel da ciência, aliada à educação e às novas tecnologias, como instrumentos de transformação social.

Nesse contexto, o XVII Congresso Científico e Mostra de Extensão terão como espaço de interação as instalações da Unidade Roberto Freire, sediada em Natal. Sua programação está disposta em três dias de diversas atividades.