Acessibilidade

Normas para apresentação e trabalhos:

  1. a) Para apresentação de BANNER CIENTÍFICO, resumos para apresentações orais de pesquisa e extensão, poderão inscrever-se professores, profissionais e/ou alunos, sendo que estes últimos deverão estar sob a orientação de um(a) professor(a);
  2. b) Para inscrever algum trabalho, o APRESENTADOR deve efetuar previamente o pagamento da taxa de sua inscrição (taxa única para até dois trabalhos);
  3. c) Para terem direito a receber a pasta contendo o material do congresso e acesso à programação científica, os CO-AUTORES e ORIENTADORES deverão efetuar e pagar a sua inscrição.

Modalidades de trabalhos:

  1. a) PÔSTER CIENTÍFICO – é um trabalho disposto graficamente, informando ao leitor sobre o assunto abordado, objetivos, metodologia, resultados e conclusões;
  2. b) APRESENTAÇÃO ORAL – apresentação oral do resumo enviado e aprovado pela comissão, sendo apresentado em sala de aula, perante uma banca de professores, no tempo máximo de 10 minutos prorrogáveis por mais 10 para considerações acerca do resumo enviado e aprovado;
  3. c) MOSTRA DE EXTENSÃO DEMONSTRATIVA – apresentação oral com demonstração prática do assunto, podendo ser apresentados fotos, modelos, instrumental, manipulação e/ou teste de materiais, computação gráfica, softwares e demonstração de técnicas;
  4. d) MOSTRA FOTOGRÁFICA – Fotografias originais de autoria própria que tenha como temática Cultura, Meio Ambiente, Étnicos Raciais e Arte.

Normas e Critérios

Normas para elaboração e envio eletrônico dos resumos de trabalhos

TÍTULO 

Deve ser escrito em letras MAIÚSCULAS, redigido em português contendo o máximo de informações e o mínimo de palavras (máximo de 20), longo o suficiente apenas para identificar com clareza a natureza do estudo. Evitar fórmulas, abreviações e interrogações, usar vocabulário apropriado, claro e conciso.

AUTORES DO TRABALHO

Cada resumo deverá ter, no máximo, 6 (seis) AUTORES sendo:

  • 1 (um) APRESENTADOR;
  • 1 (um) ORIENTADOR (não será disponibilizada a opção de CO-ORIENTADOR);
  • 4 (quatro) CO-AUTORES.

CORPO DO RESUMO

  • Deverá ser escrito, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, METODOLOGIA, RESULTADOS e CONCLUSÕES. Estes termos não deverão ser incluídos no resumo;
  • Deverá ter, no mínimo, 1.500 caracteres e, no máximo, 3.000 caracteres, incluindo espaços;
  • Times New Roman, tamanho 12;
  • Não deverá conter gráficos, tabelas, desenhos e citações bibliográficas;
  • NÃO INSERIR o TÍTULO do trabalho nem os AUTORES/ORIENTADOR no resumo. O título e os autores deverão ser adicionados no campo específico para esse fim.

INSCRIÇÃO DE RESUMO

  • Para efetuar a inscrição é necessário TER EM MÃOS O CPF do ORIENTADOR e de cada CO-AUTOR, e que os mesmos tenham efetuado o seu cadastro de inscrição previamente;
  • NÃO ABREVIAR O NOME E SOBRENOME DOS AUTORES;
  • Será obrigatório o PAGAMENTO da taxa de inscrição apenas do APRESENTADOR do trabalho, não necessariamente dos demais componentes do trabalho (lembramos que somente o apresentador receberá a pasta do congresso e terá acesso a todas as atividades científicas do mesmo);
  • Cada participante poderá se inscrever em, no máximo, 2 trabalhos como APRESENTADOR DE TRABALHOS;
  • É importante o preenchimento CORRETO de todos os campos no momento da INSCRIÇÃO com os dados do participante, bem como do RESUMO, pois não será possível proceder a correção de NOME DE AUTORES, nem será possível ADICIONAR AUTORES após a inscrição do trabalho. O conteúdo do resumo é de responsabilidade exclusiva do orientador, do apresentador do trabalho e dos demais co-autores.

OBSERVAÇÃO: Caso não sejam atendidas as normas para preparação dos resumos acima relacionadas, O TRABALHO PODERÁ SER REJEITADO pela comissão avaliadora.

Normas para preparação do pôster

Dimensões
O pôster deverá apresentar as seguintes medidas: 1,20m de altura por 0,90m de largura.

Título
Em Fonte Arial e em letras maiúsculas e deverá ser o mesmo título utilizado no momento da inscrição do trabalho. Abaixo do título e com fonte menor, devem constar os nomes do apresentador, orientador e co-autores, do curso, da instituição, da cidade, do estado e o e-mail do apresentador.

Corpo do pôster
Deverá ser auto-explicativo, de preferência com o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Deve conter: introdução, objetivo (proposição), metodologia, resultados, conclusões e referências bibliográficas (no máximo cinco). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas sob a forma de tópicos.

Normas para apresentação do pôster

  • A instalação do pôster obedecerá à numeração definida pela Comissão Organizadora cujo critério será a ÁREA/CURSO;
  • O autor deve ficar junto ao seu pôster durante o período de exposição determinado pela Comissão Organizadora, para apresentação do seu trabalho aos participantes do Congresso e à Comissão Científica;
  • A colocação e a retirada dos painéis serão de inteira responsabilidade dos autores, que deverão cumprir os horários estabelecidos e divulgados posteriormente.

Critérios para avaliação dos resumos

Os critérios de avaliação para aprovação e apresentação de trabalhos científicos/acadêmicos durante o Congresso serão os seguintes:

tabela1

Normas para classificação dos trabalhos apresentados

  • A avaliação dos trabalhos será feita por CURSO e por ESCOLA.
  • Os critérios de avaliação dos trabalhos apresentados durante o Congresso a serem utilizados pela Comissão Avaliadora serão os seguintes:

tabela2