Acessibilidade

Disciplinas e Ementas

Disciplinas e Ementas

Orientação e Elaboração de Tese de Doutorado

Ementa: A orientação para elaboração da Tese de Doutorado é considerada uma atividade acadêmica essencial para a formação do aluno no Curso de Doutorado em Administração. Nesse sentido, o estudante recebe o acompanhamento e orientação de um professor qualificado dentro dos critérios estabelecidos pela CAPES para professores em nível de Doutorado.

Epistemologia da Pesquisa em Administração

Ementa: Aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa acadêmico-científica em ciências sociais aplicadas. Correntes da epistemologia moderna e contemporânea. Sociologia do Conhecimento. Conteúdos, limites e possibilidades dos fundamentos das diferentes linhas epistemológicas utilizadas nos estudos organizacionais. Epistemologia na Administração. Conhecimento Administrativo.

Estratégias Empreendedoras e Inovadoras

Ementa: Competição, inovação e estratégias em ambientes de rápidas mudanças tecnológicas. Macro estratégias de empreendedorismo e inovação. Empreendedorismo e modelos estratégicos. Aquisição, desenvolvimento, transferência e replicação do conhecimento. A inovação e o papel do empreendedor na obtenção de vantagem competitiva. Inovação e estratégia regional e internacional. Configurações empreendedoras e intraempreendedoras contemporâneas. Contraste entre análise de configurações em empreendedorismo e outros paradigmas da administração. Estudos de casos brasileiros e internacionais.

Cultura, Sociedade e Organizações

Ementa: A disciplina desenvolve uma visão crítica dos estudos organizacionais, problematizando suas diversas abordagens teóricas. Objetiva-se compreender como organizações ligadas a certas condições institucionais históricas se adaptam a grandes mudanças ambientais. Do ponto de vista metodológico a disciplina trata das abordagens qualitativas e dialéticas, incentivando tanto estudos teóricos quanto empíricos, em uma tentativa de integração entre a teoria e a prática organizacional. Alguns dos temas principais abordados na disciplina são: poder e cultura, gestão do afetivo, disciplina, sentidos do trabalho e vínculo, interações culturas nacionais, mobilidade, o estrangeiro e o novo grupo, equipes multiculturais, culturas regionais e seus impactos na cultura organizacional, expatriação e repatriação, avaliação de desempenho de pessoas, aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, administração intercultural, entre outros.

Métodos de Pesquisa Qualitativa

Ementa: A disciplina apresenta os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam a pesquisa de natureza qualitativa em Administração. Explora, de forma reflexiva e crítica, as bases ontológicas e epistemológicas na pesquisa qualitativa: fenomenologia, etnometodologia, etnografia, pesquisa-ação, estudo de caso, análise de conteúdo, análise do discurso e da narrativa, historiografia e grupo focal. Prepara o aluno para o delineamento da pesquisa qualitativa, além do uso das principais técnicas de coleta e análise de dados. Estuda a estratégia de triangulação metodológica e a complementaridade de métodos qualitativos e quantitativos. Uso de softwares de tratamento e análise de dados.

Métodos de Pesquisa Quantitativa

Ementa: Análise e formulação de escalas adequadas para a apreensão de dados em pesquisas quantitativas. Ferramentas estatísticas multivariadas para análise preliminar de conjunto de dados. Técnicas de interdependência para agrupamentos de varáveis e objetos, com a utilização de métodos estatísticos para o estudo de experimentos e modelagem estatística. Técnicas de dependência para análise de dados métricos e não-métricos. Modelagem por Equações Estruturais: conceitos, aplicações e uso de softwares no tratamento dos dados.

Organizações e Subjetividade

Ementa: A disciplina enfoca as questões relacionadas ao Homem & Trabalho – ideologia, historicidade, avanço e contradições. Aborda a Gestão de Pessoas como instrumento moderador da institucionalização do trabalho e de conflitos. A produção de subjetividade e objetividade nas organizações. Aborda a liderança “educadora”; reprodução de discurso, os times de alta performance, competição interna, inovação, risco e transgressão nas organizações. Cognição e ação nas organizações. Conhecimento e poder. Comunicação, interioridade, prazer, diversidade, emoção e gênero, inveja, sofrimento, espaço, identidade, cultura e organização em processo de adaptação contínua as regras do mercado “mundializado”. Discute também as questões do trabalhador sujeito, que nega o próprio desejo, subsumido as necessidades do capital.

Finanças Corporativas

Ementa: Estuda a dinâmica de desempenho econômico (macro) e a organização econômica (micro) sob a perspectiva da teoria das instituições e finanças corporativas. Decisão sobre investimento: avaliação de investimentos, fluxos de caixa, risco e retorno, carteira de ativos, coeficiente “beta” e prêmio por risco, custo do capital próprio, modelo CAPM. Decisões sobre financiamentos: custo do capital de terceiros, custo médio ponderado de capital (WACC), estrutura de capital. Evolução do comércio e das finanças internacionais, instabilidade financeira, e assimetria de poder entre agentes econômicos.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Ementa: A disciplina trata de aspectos evolutivos da logística abordando desde aspectos básicos até a gestão da cadeia de suprimentos. Analisa as relações com marketing e produção. Discute as relações de poder e os fatores-chave na avaliação do desempenho da cadeia. Analisa as atividades logísticas desde o aprovisionamento até a distribuição física, passando pelas atividades de suporte ao planejamento de materiais e serviços. Caracteriza as relações de balanceamento (trade-offs) e os principais elementos das estratégias logísticas. Aborda a gestão da demanda, seguindo-se pelos modelos básicos de gestão de estoques até os sistemas colaborativos de reposição automática. Trata de conceitos básicos da logística reversa e da logística de suporte ao comércio eletrônico.

Pesquisa Operacional

Ementa: A disciplina de Pesquisa Operacional (P.O.) trata as questões relativas à tomada de decisão e à compreensão dos aspectos sistêmicos a ela associados. Engloba aspectos de modelagem matemática para auxiliar e entender o processo decisório aplicado a problemas estruturados reais na área de Administração. Conceito de Pesquisa Operacional, Fases de um estudo em P.O.; Programação Linear: modelagem de problemas em Programação Linear e Método Gráfico; Noções sobre espaço vetorial e Método simplex; Dualidade; Análise de Sensibilidade; Programação Linear Inteira; Problema do Transporte; O problema da designação; Processo Hierárquico Analítico (AHP).

Inovação em Serviços

Ementa: Teorias avançadas em serviços. Teorias gerais da inovação e teorias ligadas ao desenvolvimento de novos serviços e gestão da inovação. Teoria Ator-Rede. Vertentes divergentes na inovação em serviços. A natureza contextual da economia em serviços. Heterogeneidade de serviços. Dinâmica interativa entre diferentes entes na prestação em serviços. Gestão de Pesquisa e Deenvolvimento (P&D) em Serviços. Direito de propriedade em serviços. Adoção e difusão da inovação em serviços. Comportamentos e padrões de Inovação em Serviços. Inovação em Serviços Intensivos de Conhecimento. Modelos de Análise de Inovação em Serviços. Redes tecno-econômicas e a prestação de serviços.

Gestão da Inovação Tecnológica

Ementa: Teorias e preceitos que fundamentam a gestão da inovação tecnológica. Premissas teóricas e bases legais da Propriedade Intelectual. Processos epistemológicos da criação, difusão, adoção e implementação da inovação tecnológica. Investigação dos princípios teóricos que antecedem o desenvolvimento de novos produtos e processos. Discussão dos fundamentos científicos e teorias acadêmicas definidores de: i) formas de acesso à tecnologia; ii) cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; iii) transferência de tecnologia; iv) estímulo nacional ao desenvolvimento da inovação tecnológica.

Empreendedorismo, Sustentabilidade e Marketing Ambiental

Ementa: Considerações sobre problemas ambientais e seus agentes. Recursos naturais renováveis e não renováveis. Mudanças no ambiente empresarial com inclusão da variável ambiental na economia; Empreendedorismo, meio ambiente e consumo. Estratégias de marketing sustentáveis. Ecodesign. Análise do desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos. Educação para o consumo verde. Energias renováveis; Vantagem competitiva e criação de valor por meio da sustentabilidade: valor econômico, valor ambiental e valor social.

Estudos Teóricos em Marketing Estratégico

Ementa: A criação de modelos teóricos de marketing e uso da lógica dedutiva e análise para descobrir relações entre suas variáveis. Revisão e análise de aplicabilidade de modelos tradicionais em uso na prática do marketing. Serão estudados os modelos convencionais de orientações estratégicas e sua evolução para a orientação para o mercado, bem como os aspectos dos modelos de decisão de compra e sua efetividade perante as mais recentes propostas tais como BPM e Consumo Conspícuo. O processo de marketing. Análise das implicações da Estratégia como Prática (ECP). Estratégias corporativas, estratégias de negócio, estratégias funcionais. Modelos estratégicos e sua importância no Planejamento Estratégico. Orientações estratégicas / Orientação para o mercado. Modelo Behaviorista do Consumidor – BPM.

Consumo e Sociedade

Ementa: Objetiva estudar as determinantes e condicionantes do comportamento do consumidor e das relações entre consumo, organizações, sociedade e meio ambiente bem como as ocorrências passadas e atuais que definem a probabilidade futura de consumo, tanto individual como grupal, e envolvem as características ambientais presentes e consequentes que controlam a escolha, compra e consumo de produtos. Entre os principais temas estudados destacam-se as influências que as variáveis ambientais e situacionais têm no controle do comportamento de consumir, decisões de compra com base na história de aprendizagem, grupos-referência, o consumo enquanto práticas culturais, a cultura como mercadoria, consumo conspícuo, ostentação e o propósito de mostrar riqueza, problemas de medidas e modelagem do comportamento do consumidor; expectativa e percepção da qualidade; compra por impulso, compra por indução, o consumidor face às redes sociais digitais, fatores que influenciam o comportamento de consumo ambientalmente favorável e as preocupações com o meio ambiente.

Gestão de Serviços

Ementa: A natureza dos serviços. Contextualização dos serviços na economia. Teorias de gestão de serviços: principais correntes, princípios e evolução. Servitização: conceitos e evolução. Modelos de servitização. Estratégia de Serviço. Conceito de Serviço. Qualidade de Serviços. Modelos de planejamento e projeto de serviços. Evolução dos sistemas de prestação de serviços. Aspectos humanos na prestação de serviços: pessoas, cultura e liderança. Tecnologia em serviços. Modelos de gestão de serviços: cadeia serviço-lucro; servqual x gaps; organização servidora. Análise crítica dos modelos de Gestão de Serviços. Tendências na gestão de serviços.

Ética e Responsabilidade Socioambiental Empresarial

Ementa: A disciplina tem como objetivo central estudar a ética nas organizações, bem como seus princípios, características e aplicações. Discute a ética e seu uso como política e estratégia corporativa. Outro núcleo da disciplina debate a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSE), o contexto histórico do seu surgimento e seu uso como diferencial competitivo no mundo contemporâneo. Busca estudar a aplicação da responsabilidade social interna e externa, tipos e níveis de atuação. Analisa o cenário internacional e a demanda social no contexto brasileiro. Estimula a reflexão acerca das questões ambientais contemporâneas no contexto organizacional, principalmente a sustentabilidade nas organizações, seus indicadores, atores sociais envolvidos (stakeholders) e práticas empresariais ambientalmente responsáveis.

Inteligência Competitiva

Ementa: Sobre os principais conteúdos se destacam os aspectos conceituais e teóricos gerais e novos paradigmas sobre a inteligência competitiva não apenas como ferramenta estratégica, mas, também, como modo de pensar e agir. Agregam-se à inteligência competitiva os princípios norteadores; conceitos de estratégia; definição dos setores a monitorar e informações a serem exploradas; características gerais; pesquisa e coleta de informações, fontes gerais e específicas, criação e utilização; redes tecnológicas de suporte.

Didática no Ensino Superior

Ementa: Didática no contexto brasileiro: principais correntes pedagógicas (tradicional, crítica e pós-crítica). Didática: implicações históricas, ideológicas, epistemológicas e antropológicas no ensino-aprendizagem. Didática na política educacional do ensino superior: diretrizes para formação em administração. Princípios didáticos no planejamento no ensino superior e os seus componentes de aprendizagem. O planejamento educacional no âmbito universitário: especificidades, concepções, práticas e desafios. Didática na construção da identidade docente: desenvolvimento de habilidades e competências.

Documentos

Edital

Resultado

Ficha de Linha de Pesquisa

RaUnP

É um periódico científico que visa ampliar a difusão do conhecimento acadêmico com estudos empíricos e casos empresariais associados aos temas Gestão e Estratégia de Negócios, nas linhas de pesquisa:

  • Estratégia e Competitividade;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Pessoas.

raunp

CONNEXIO

A revista CONNEXIO é um periódico científico semestral do MPA, com fluxo contínuo na submissão de textos nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Contabilidade, Gestão Financeira e Controladoria;
  • Logística e Sustentabilidade;
  • Inovação e Sistemas de Informações Gerenciais.

conexxio

Todo o processo de submissão de texto, avaliação e publicação é on-line, através do Repositório Científico UnP: http://www.repositorio.unp.br

As revistas são publicações da EdUnP – Editora Universidade Potiguar. Para outras informações entre em contato através do e-mail edunp@unp.br ou pelo telefone (84) 3215-1222.

Corpo Docente

Corpo Docente

Alípio Ramos Veiga Neto

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisas em: comportamento do consumidor, mídias sociais, marketing verde, inovação e estratégias de negócios baseadas em behaviorismo radical e abordagens da psicologia evolucionista. CURRÍCULO LATTES

Antônio Jorge Fernandes

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona Pesquisas em: Gestão e Economia do Turismo, Economia da Energia, Competitividade das Empresas e Turismo e Sustentabilidade. CURRÍCULO LATTES

Cristine Hermann Nodari

Pós – Doutora em Administração, Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade de Caxias do Sul. Desenvolve pesquisas em Inovação, Competitividade e Mercado, no contexto público e privado.

CURRÍCULO LATTES

César Ricardo Maia de Vasconcelos

Doutor em Administração pela Université Pierre Mendes France de Grenoble. Pesquisas em Estratégias Empresariais, Cultura Organizacional e Inteligência Competitiva.

CURRÍCULO LATTES

Domingos Fernandes Campos

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidad Politécnica de Madrid. Realiza Projetos de Consultoria nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Custos e Planejamento e Controle da Produção. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Gestão de Serviços.

CURRÍCULO LATTES

Fátima Regina Ney Matos

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Atuação como investigadora com ênfase em metodologias qualitativas aplicadas à administração e estudos organizacionais.

CURRÍCULO LATTES

Kleber Cavalcanti Nóbrega

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Pesquisas em: Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica.

CURRÍCULO LATTES

Maria Emília Camargo

Pós-Doutora em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-Doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Pesquisas em: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo e Inovação Tecnológica. Fluxo do conhecimento. CURRÍCULO LATTES 

Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone

Doutorado em Ciências da Administração – Université de Grenoble II e Pós-Doc. em Ciências da Administração na Université de Savoie, Annecy, França. Pesquisas em: processo sucessório, pequenas e médias empresas, empresa familiar, dirigentes e valores e atitudes.  CURRÍCULO LATTES

Luciana Gondim de Almeida Guimarães

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisas em gestão de riscos logísticos, gestão de operações em cadeias agroindustriais e modelos de otimização aplicados à logística.

CURRÍCULO LATTES 

Lydia Maria Pinto Brito

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisas em: gestão por competência, gestão do conhecimento, organizações de aprendizagem, comportamento organizacional, gestão estratégica de pessoas, relações de trabalho e responsabilidade social.

CURRÍCULO LATTES 

Rodrigo José Guerra Leone

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisas em: métodos quantitativos, tomada de decisão, finanças empresariais, finanças comportamentais, planejamento financeiro pessoal, programação matemática e gestão de custos.

CURRÍCULO LATTES

Walid Abbas El-Aouar

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisas em: Comportamento Organizacional, Gestão com Pessoas, empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e satisfação do cliente.

CURRÍCULO LATTES

Atualizado em 3 de fevereiro de 2017
Contato
Coordenador

7h às 12h e 13h às 17h

contato.mpa@unp.br
(84) 3216-8616

Coordenador

Prof. Alípio Ramos Veiga Neto

Currículo Lattes

Analista de Secretaria
Glícia Xavier