Acessibilidade

Extensão

A gestão do conhecimento na Universidade Potiguar é fundamentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que se materializa pela integração dessas três dimensões.

A integração ensino, pesquisa e extensão cria um fluxo de retroalimentação, que funciona da seguinte forma: o aluno aprende no ensino, investiga na pesquisa e dissemina através da extensão o conhecimento na sociedade, que oferece novos fenômenos para a investigação científica.

É compromisso da Universidade Potiguar oferecer extensão e ação comunitária com padrão de qualidade excelente, priorizando atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável, assim como proporcionam a difusão de resultados que, em sua essência, induzam à cidadania.

Destaques da Extensão

Natal

  • UnATI
  • Escola 4º Centenário
  • Coral UnP
  • Teatro UnP

Programa de Bolsa de Extensão – ProBEx

O Programa de Bolsa de Extensão, por sua natureza, é um estímulo institucional à participação do aluno nas atividades de extensão e ação comunitária, integrada ao ensino e à pesquisa, objetivando, sobretudo, a sua formação profissional e cidadã.

Interação com a Sociedade

A concepção acadêmica de extensão, por conta da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, estabelece uma relação dialógica entre universidade e sociedade. Desse modo, oportuniza a elaboração de novas formas de atuação no mercado privado e institucional, que articulam os diferentes segmentos da sociedade na construção de novos modelos de interação.

Neste sentido, representam a Instituição integrada com a comunidade a partir de projetos de desenvolvimento dos setores público e privado, por meio de parcerias que promovem a realização do compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Contato: extensao@unp.br ou (84) 3216.8626


Ações Comunitárias

Na gestão do conhecimento, a extensão é reconhecida como a dimensão cidadã na formação profissional, prestando serviços à sociedade e destacando-se pelas atividades de responsabilidade social. Nessa perspectiva, a UnP concretamente auxilia na transformação de uma dada realidade, ao mesmo tempo em que apreende e se transforma com ela. Isso implica numa profunda convivência com a realidade em dois sentidos, da universidade ao mundo que a cerca e deste à universidade.


Conheça nossos projetos

Atendendo à orientação do Plano Nacional de Extensão, a Universidade Potiguar – UnP organiza suas atividades de extensão e ação comunitária em Áreas Temáticas e Linhas de Extensão. Ambas objetivam favorecer os estudos e relatórios sobre a produção da extensão universitária na UnP, segundo agrupamentos, bem como a articulação de indivíduos ou de grupos que atuam numa mesma linha.

Escola da Saúde
Área Temática de Extensão: Saúde
Linha de Extensão: Saúde Humana
Escola de Gestão e Negócios
Área Temática de Extensão: Trabalho
Linha de Extensão: Gestão de Trabalho
Escola de Engenharias e Ciências Exatas
Área Temática de Extensão: Tecnologia e Produção
Linha de Extensão: Desenvolvimento Tecnológico
Escola de Comunicação e Artes
Área Temática de Extensão: Comunicação
Linha de Extensão: Mídias e Artes Integradas
Escola de Licenciaturas
Área Temática de Extensão: Educação
Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Escola do Direito
Área Temática de Extensão: Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão: Direitos Individuais e Coletivos
Escola de Hospitalidade e Gastronomia
Área Temática de Extensão: Trabalho
Linha de Extensão: Trabalho