Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

Extensão

Compromisso Social

O Compromisso Social é uma forte marca da atuação da Universidade Potiguar ao longo de sua história e pode ser entendido como o comprometimento institucional direcionado a colaborar para a construção de um mundo mais justo e igualitário.

Práticas acadêmicas, projetos de extensão, premiações, ações e eventos tem como escopo norteador os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda ONU 2030), que garantem a contribuição para a efetivação dos direitos humanos e da cidadania, além de assegurar benefícios para todos os atores sociais envolvidos.

Nossas atividades cotidianas são orientadas pela cultura do compromisso social, efetivada através da realização de atendimentos, consultas, momentos de cidadania, cultura e lazer, ou mesmo do apoio e incentivo ao espírito do empreendedorismo social em nossos estudantes, que se dá por meio do reconhecimento de suas ações junto às comunidades em que vivem.

Desta forma, formamos profissionais que além de qualificados e capacitados em suas áreas técnicas, são cidadãos conscientes e éticos, capazes de promover mudanças para o bem em suas comunidades.

Ações da Agenda de Responsabilidade Social

Trote Solidário

O Trote Solidário é um evento que se propõe a dar boas-vindas aos novos alunos e recepcionar os veteranos no início de cada semestre letivo, promovendo a integração e estimulando a convivência saudável entre todos. Mobiliza também professores e colaboradores da UnP, que somam esforços em práticas de boas ações, que valorizam a cidadania e promovem a transformação das comunidades do entorno dos campus da Universidade.

Ações para Diversidade – Rodas de Conversa

Organizadas pelo Núcleo de Atendimento Psicopedagógico – NAP, as Rodas de Conversa se constituem em ações para diversidade, proporcionando um diálogo aberto com estudantes, professores e colaboradores de forma a ampliar conceitos e enfrentar os preconceitos. Nos encontros são discutidas temáticas como deficiências, gênero, orientação sexual, raça e cor, religião, dentre outros.

Ações do Bem

Atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, as ações do bem se constituem em iniciativa  institucional que busca promover o bem a instituições, grupos sociais e comunidades do entorno dos campus da Universidade.

Agenda Cultural 15x15

Estabelecida com o propósito de promover as habilidades artísticas e culturais de sua comunicada acadêmica, a Agenda Cultural 15×15 abre espaço para apresentações artísticas de 15 minutos a cada 15 dias, em temporadas que ocorrem nos meses de abril, maio, setembro e outubro.

A programação pode ser composta por apresentações de canto, coral, música, dança, teatro e poesia, além de exposições de fotografia, artes, moda etc. Os interessados devem se inscrever a partir de uma chamada institucional. A seleção dos participantes ocorre por ordem de inscrição e verificação das necessidades para a apresentação.

Semana de Responsabilidade Social

A Semana de Responsabilidade Social é um evento anual que se constitui em uma mostra de ações institucionais de responsabilidade social resultantes dos projetos desenvolvidos nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outras. As atividades propostas integram a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, criada em 2005 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Realizado no mês de setembro, sua programação contempla exposições de projetos acadêmicos, atendimentos à população e eventos culturais, esportivos e de lazer para todas as idades. Com foco na responsabilidade social, as atividades são oferecidas gratuitamente à comunidade

Global Days of Service

Criado em 2006, o Global Days of Service celebra a estratégia global de impacto social das instituições da Laureate International Universities, demonstrando o compromisso institucional com envolvimento significativo.

O evento, realizado no mês de outubro, reúne e assegura evidência para atividades de projetos de extensão e outras práticas institucionais que geram impacto positivo na sociedade. Alunos, professores e voluntários doam seu tempo para as comunidades do entorno dos campus da UnP, oferecendo ações para crianças, adultos e idosos.

Prêmio Here for Good

Prêmio global, promovido pela Laureate International Universities, visa reconhecer iniciativas que impactem positivamente a sociedade – seja por meio de empresas sociais ou sem fins lucrativos, tecnologias inovadoras, voluntariado ou qualquer outro esforço que contribua para o bem-estar social – e divulgar suas histórias para toda a Rede.

Podem participar alunos, egressos, docentes e colaboradores da Universidade Potiguar que impactam positivamente suas comunidades e usam sua experiência universitária para praticar o bem social.

Prêmio Laureate Brasil – Jovem Empreendedor Social UnP

Criado em 2001, o Prêmio Laureate Brasil é um gesto de reconhecimento aos jovens empreendedores sociais empenhados em promover mudanças significativas nas comunidades em que atuam. Como parte do programa global YouthActionNet®, o Prêmio consagra as ações do Programa Jovem Empreendedor Social UnP e de outras instituições pertencentes à Laureate International Universities.

A iniciativa configura-se como uma oportunidade para os jovens do Rio Grande do Norte e dos estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará e Maranhão na região Nordeste do Brasil, que desenvolvem atividades empreendedoras de impacto social positivo, têm a chance de receber reconhecimento e, principalmente, de se integrar a outros jovens com projetos que compartilham de objetivos semelhantes.

Certificação B CorpTM

Avaliação rigorosa do B Lab®, organização independente sem fins lucrativos, a certificação é emitida para identificar empresas que seguem determinados padrões de transparência, responsabilidade e desempenho. Essas empresas estão liderando um movimento global para redefinir o sucesso nos negócios.

Ser Empresa B significa o compromisso de demonstrar que as empresas podem ser agentes de mudança e contribuir para a solução dos grandes problemas sociais e ambientais. A UnP foi certifica em 2015 e recertificada em 2017.

Prêmio ODS Brasil

O Prêmio ODS Brasil tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. O Prêmio contribui também para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

Parcerias com Governo

Parcerias permanentes instituídas com os governos municipais, estaduais e federal, seja no âmbito dos cursos, seja institucionalmente.

Parcerias Não Governamentais

Parcerias permanentes instituídas com instituições, ONGs, etc. de base estratégica, seja no âmbito dos cursos, seja institucionalmente

Prêmio Laureate Brasil

O que é?

Criado em 2001, o Prêmio Laureate Brasil integra o programa global YouthActionNet®, da International Youth Foundation tem o propósito de reconhecer, apoiar e proporcionar visibilidade às lideranças juvenis de diversos países, dedicadas ao empreendedorismo e ao negócio social, por meio da rede colaborativa de programas interligados.

Quem pode participar?

Jovens empreendedores com iniciativas sociais que tenham impactos positivos na comunidade, com idades entre 18 e 29 anos e projetos em atividade há pelo menos um semestre, que gerem algum tipo de contribuição nas áreas em que estão inseridos, com resultados comprovados. Os candidatos não precisam ser estudantes da Universidade Potiguar (UnP) ou de outras instituições da rede Laureate.

Como se inscrever?

Todos os anos as inscrições são realizadas por meio de formulário on-line disponível no site www.premiolaureatebrasil.com.br.

Ao todo, 12 finalistas serão selecionados. O vencedores receberão uma capacitação em empreendedorismo social, organizada em duas etapas: on-line e presencial.

Os jovens ainda receberão um prêmio de US$ 2.000 (dois mil dólares) para investimento em seus projetos sociais.

Prêmio Here for Good

Como se inscrever?

Divididos em duas categorias, os candidatos acessam os formulários disponíveis abaixo e enviar para qualidadeacademica@unp.br:

Sobre

O programa Here for Good tem objetivo de premiar projetos de impacto social positivo, desenvolvidos por estudantes das universidades da rede em todo o mundo. Lançado em 2012, o programa já premiou o trabalho de diversos alunos da Laureate na Oceania, América do Norte e na América do Sul, inclusive no Brasil. As propostas são analisadas pela Laureate e seus responsáveis recebem incentivos diversos para a continuidade das propostas e a sua ampliação com acesso a novos fundos e reconhecimento internacional.

Esta ação está diretamente ligada aos pilares de qualidade acadêmica, empregabilidade, internacionalidade e responsabilidade social, nos quais a Universidade Potiguar baseia os seus princípios de excelência em Educação Superior. Os vencedores participarão de um jantar de gala oferecido pelo Here for Good durante a da Reunião de Cúpula de Liderança da Laureate, onde poderão estar em contato com empreendedores sociais de todo o mundo e conhecer líderes globais de diversas áreas de atuação.

Em suas últimas edições o programa focou nas atividades de dez estudantes que representam cada uma das regiões da rede internacional. Esses alunos estão utilizando o que aprenderam em suas respectivas universidades e faculdades para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.

Projetos

Restauração do manguezal do Estuário do Rio Ceará-Mirim

O projeto de extensão está vinculado ao curso de Ciências Biológicas da UnP e está focado na recuperação de uma área degradada na margem esquerda do Estuário, localizada na comunidade de Barra do Rio, no município de Extremoz.

O trabalho, que reúne alunos e professores, atua na retirada de resíduos sólidos (restos de entulhos de construção, plásticos, etc); no replantio de propágulos de Lagungularia racemosa (L.) de Rhyzophora mangue L.; no monitoramento e análise desse processo de recomposição vegetal; e na promoção de atividades de educação ambiental com a população local e com turistas.

Projeto Plantando com a Onça

Distante 70km da capital, O município de Santo Antônio do Salto da Onça é banhado pelo rio Jacu e é nesta região do Agreste potiguar que atuam os alunos da UnP. O projeto de extensão “Plantando com a Onça” atua para recuperar recortes da mata ciliar e áreas adjacentes do rio, com plantio de espécies nativas típicas nos trechos modificados.

Além disso, o trabalho também se estende em ações de educação ambiental na comunidade, com contribuem na melhoria das condições ambientais, na saúde e na qualidade de vida da população.

Políticas de Transporte - CARONÃO

Pensando em oferecer maior conforto e tranquilidade, a UnP disponibiliza aos alunos das Unidades Nascimento de Castro e Antônio Basílio, em Natal, um estacionamento remoto e serviço de traslado às Unidades totalmente gratuitos.

Com mais de 500 vagas, o espaço está localizado na Avenida Bernardo Vieira, 2008 (próximo à Cirne Motos), e é uma alternativa segura e prática para os estudantes e colaboradores estacionarem seus veículos. Além do estacionamento, um ônibus com ar-condicionado, conhecido também como Caronão, é a opção para realizar o trajeto do estacionamento até a universidade e vice-versa. Tudo isso sem custo.

HORÁRIOS DE SAÍDA DO ÔNIBUS

MANHÃ – 7h / 9h / 12h40
TARDE – 12h40 / 14h / 18h
NOITE – 18h / 20h / 22h35

Instituto Compartilhar

Programas e projetos esportivos e educacionais destinados prioritariamente às camadas menos favorecidas da população.

Projeto Protransplante

Parceria com o Instituto do Bem, busca oferecer novas opções para a necessidade do sistema de saúde regional em atender a estes pacientes em diferentes especialidades da saúde.

Informática Cidadã

Projeto que proporciona aulas e treinamentos na área da informática a alunos do ensino médio matriculados na rede pública. A esses alunos, a Universidade disponibiliza computadores e recursos humanos especializados, contribuindo para a sua qualificação e consequente inserção no mercado de trabalho.

Projeto "Escola Municipal 4º Centenário"

Em parceria com a Rede Municipal de Educação, a UnP ajuda a escola no desenvolvimento educacional de seus alunos. A Universidade cede toda a infraestrutura necessária para o funcionamento da Escola Municipal 4º Centenário, incluindo bebedouros, banheiros, salas climatizadas e bem iluminadas, carteiras confortáveis e serviço de limpeza e de bedéis. As aulas acontecem na Unidade Floriano Peixoto.

Global Days of Service

Criado em 2006, o “Global Day of Services” começou como um único dia para Walden University docentes e alunos para participar de atividades em suas respectivas comunidades, proporcionando um dia de serviço para aqueles que necessitam. O movimento cresceu e agora inclui toda a rede Laureate International Universities. Na UnP, são realizadas ações anuais com engajamento de alunos, professores e colaboradores.

Ação Global

Evento nacional realizado pelo SESI e Rede Globo de Televisão, do qual somos parceiros. Anualmente, nossos alunos, professores e colaboradores realizam atendimentos gratuitos e de qualidade à população natalense, incluindo atividades de atendimento jurídico, esporte e lazer, saúde, educação e cultura.

UnAti - Universidade Aberta para Terceira Idade

A UnATI é uma proposta de Educação Permanente para pessoas a partir dos 40 anos, através da realização de cursos, oficinas e eventos, possibilitando ao participante a oportunidade de permanecer em constante aprendizado, estimulando o cérebro, exercitando o corpo e a mente. A programação inclui cursos de idioma, hidroginástica, informática, dança, teatro, teclado básico, pintura em tela, entre outros.

Responsabilidade Ambiental

Campanha de Contracepção Cirúrgica em Caninos e Felinos do Município de Natal

Com objetivo de controle populacional de cães e gatos de Natal, nasce este projeto, que conta com 180 alunos de Medicina Veterinária da UnP para apresentar custos e insumos na implementação dos Castramóveis e atua no Centro de Controle de Zoonoses (Natal) e Centro de Saúde Veterinária (UnP).

Cooperação no projeto Pesca Sustentável e Geração de Renda

Visando contribuir com ações, através do Projeto Pesca Sustentável, na área da educação. Este projeto atende 200 crianças e idosos das comunidades de Pedra Grande e Porto do Mangue.

Dia Mundial das Águas

Os alunos de Ciências Biológicas buscam conscientizar as pessoas que frequentam a Praia de Ponta Negra sobre a escassez e o mau uso da água. Bem como dar lições de reaproveitamento ideal deste bem. Nesta ação são atendidas cerca de 500 pessoas.

Espaço da Ciência

O projeto impacta cerca de 200 pessoas e está presente em escolas (público infantil), universidades e eventos. Nestas ocasiões, as pessoas são instruídas a mudar seus hábitos para que possam proporcionar uma melhor qualidade de vida no planeta.

Se Essa Rua Fossa Minha

Proporcionando desenvolver ideia de pertencimento da comunidade onde vivem. Crianças, adolescentes e adultos de Barra do Rio em Extremoz são convidadas a olhar para o bem público com maior cuidado.

Promoção Cultural

Práticas Inovadoras de Alfabetização e Letramento

O projeto atende 250 professores de escolas municipais de Mossoró e nasceu como forma de contribuição na melhoria dos processos de alfabetização e letramento, através de práticas inovadoras de ensino.

Salve um Anuro

Com a ideia de desmistificar lendas e mitos e levar informação sobrea importância ecológica dos Anuros no planeta, nasce o projeto Salve um Anuro. Atende cerca de 500 alunos de escolas públicas, privadas, comunidades e universidades.

Serpentes do Bem

O projeto tem como público-alvo estudantes da rede pública e privada de ensino, comunidades e universidades. Tem por objetivo de mostrar que os animais não são tão perigosos. Além de desmistificar lendas e mitos sobre os repteis.

Responsabilidade Social

Ação Global 2018

20 mil pessoas da cidade de Mossoró puderam desfrutar de diversos serviços nas áreas da saúde, educação e esporte e principalmente da cidadania. A UnP é parceira deste projeto que é de autoria da Rede Globo.

DCE Solidário

Aproximar e construir boas relações da comunidade Natalense com a Universidade. Participam cerca de 500 pessoas da Comunidade do Bairro Guarapes. Os encontros acontecem na Escola Municipal Profª Almerinda Bezerra Furtado.

Fora da Caixa

O projeto busca promover a aceleração de 67 alunos da UnP através de atividades e experiências empreendedoras. Promovendo capacitações para o desenvolvimento de competências.

Grupo de Estudos Prol Vida

O Grupo faz reflexões sobre a importância de discutir sobre a prevenção ao suicídio usando abordagens da Psicologia e conta com 20 alunos da Escola da Saúde da UnP. Os encontros são realizados na Unidade Roberto Freire.

Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar

O projeto reúne 10 estudantes de Odontologia da UnP para realizar estudos e pesquisas, bem como, atuação na área odontológica. Além de promover a participação de eventos na área hospitalar da odontologia. Os encontros acontecem na Unidade Salgado Filho.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O Núcleo está localizado no Campus Mossoró da UnP e atende a 100 moradores da comunidade local no esclarecimento de dúvidas sobre a contabilidade através do alunos de Ciências Contábeis.

Prática Jurídica Itinerante

O projeto tem a finalidade de oferecer atendimentos e esclarecimentos jurídicos gerais e específicos a população Mossoroense. Além do trabalho itinerante, atende a Escolas e Conselhos Municipais e CRAS da região. A ação já impactou mais de 4 mil pessoas.

Projeto de Apoio as Crianças com Microcefalia

Alunos de Educação Física atendem crianças que são diagnosticadas com laudo positivo para microcefalia no Centro Integrado de Saúde do Campus Natal. Este projeto faz com que os estudantes possam exercer e executar atividades com as crianças no meio aquático.

Sem Fronteiras: Refugiados em Natal

O projeto oferece suporte a 20 refugiados que estão residindo atualmente em Natal com atendimentos de saúde, palestras, orientações e aulas der língua portuguesa e envolve 25 alunos das Escolas de Gestão e Negócios, Saúde e Educação da UnP.