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FAQ – Perguntas frequentes

Funcionamento

Quais os horários de funcionamento das Centrais de Atendimento ao Aluno?

O horário de funcionamento da Central de Atendimento ao Aluno – CAA é das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h. As CAAs estão localizadas nas Unidades Salgado Filho, Roberto Freire e no Campus Mossoró.

Quais os horários de funcionamento do Call Center?

O Call Center funciona das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h.

Senhas

Esqueci minha senha do Autoatendimento. Como faço para recuperá-la?

Clique aqui e informe os dados necessários. A nova senha será direcionada ao e-mail alternativo cadastrado. Outra possibilidade é entrar em contato com o Call Center pelos números: Natal – (84) 3227-1234 e Mossoró – (84) 3323-8200.

Matrícula

Como faço para renovar minha matrícula?

Acesse o Autoatendimento aqui com seu login e senha e busque “Renovação de Matrícula”. Atente-se aos prazos. Em casos de pendências acadêmicas ou financeiras, compareça à CAA para regularizar a situação.

Quais os critérios para que o aluno consiga renovar sua matrícula?

O aluno deve estar com todas as notas do semestre digitadas e as mensalidades quitadas.

Não cursei o último semestre. Como faço para retornar ao meu curso?

O aluno deve fazer uma solicitação através do Autoatendimento aqui com seu login e senha, ou nas CAAs, acionando o serviço de “retorno ao curso” e aguardar resposta do protocolo dentro do prazo estabelecido.

O que é ajuste de matrícula?

O ajuste de matrícula é um serviço utilizado para mudança de turno, turma, unidade, inclusão ou remoção de disciplinas extras. Esse serviço pode ser realizado através do Autoatendimento, dentro do prazo de Renovação de Matrícula.

O que é aproveitamento de disciplinas?

Entende-se por aproveitamento de disciplina/estudo a validação de conhecimento adquirido em disciplina cursada anteriormente, nesta ou em outra Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC, em nível de graduação, desde que atenda às exigências estabelecidas pela Universidade.

Como posso realizar a solicitação de aproveitamento de disciplinas?

Para alunos ingressantes, a solicitação é realizada na Central de Atendimento ao Candidato no ato da matrícula; para alunos veteranos é realizada na CAA, no prazo estabelecido pelo calendário acadêmico institucional.

Qual a documentação necessária para solicitar aproveitamento de disciplinas?

Para o aluno que cursou em outra instituição são necessários o histórico e as ementas de cada disciplina; para a disciplinas cursadas na UnP, apenas o histórico.

Vida acadêmica

Como faço para mudar de turno ou turma?

Acesse o Autoatendimento aqui com seu login e senha, clique no item Solicitações de Serviços > Ajuste de Matrícula > Mudança de turno/turma. É necessário estar com suas mensalidades regularizadas e aguardar o prazo de resposta do requerimento. Lembre-se: caso sua solicitação esteja fora do prazo, será cobrada taxa de serviço.

Como faço para incluir uma disciplina extra?

Ao realizar a Renovação de Matrícula no início de cada semestre, o aluno poderá incluir disciplinas de Adaptação e ou Dependência, de acordo com a oferta disponível. No caso de não existir oferta para a disciplina desejada, o aluno deve ficar atento às Turmas Especiais e/ou verificar junto à Coordenação de Curso a possibilidade de oferta.

Como solicito 2ª Chamada?

Esse serviço deverá ser solicitado exclusivamente através do Autoatendimento aqui, seguindo a sequência: Solicitações de Serviços > Notas > Segunda Chamada > selecionar a disciplina e Unidade > Solicitar. Em caso de dúvidas, o aluno poderá contar com o suporte na CAA ou Call Center. Conforme portaria vigente, é cobrada uma taxa de serviço para a solicitação de 2ª Chamada.

Como faço para emitir declaração de matrícula?

A emissão gratuita poderá ser feita através do Autoatendimento aqui, no campo Solicitações de Serviço > Documentações. Caso o aluno deseje retirar na CAA, será cobrada taxa de serviço.

Preciso de uma declaração com dados específicos. Como faço?

O aluno deve solicitar através do Autoatendimento aqui, no campo “Declaração Especial”, especificar os dados que devem constar no documento e efetuar o pagamento da taxa do serviço.

Preciso do meu histórico escolar e o IRA. Como faço?

O aluno UnP pode retirar o documento através do Autoatendimento aqui, no campo Solicitações de Serviço > Documentações. No histórico escolar já consta o IRA.

Aonde posso solicitar a minha Colação de Grau?

O aluno pode solicitar através do Autoatendimento aqui, dentro do prazo estabelecido no calendário acadêmico. Após esse prazo, somente poderá solicitar nas CAAs.

Financeiro

Sou ex-aluno UnP. Possuo algum desconto na Universidade por esse motivo?

O aluno que tenha concluído curso de Graduação na UnP poderá solicitar desconto de 10% em suas mensalidades em outro curso. Nos cursos de Pós-Graduação, o percentual é de 20%. Ambos não são cumulativos com outros descontos institucionais.

Até quando posso efetuar o pagamento da mensalidade?

O pagamento da mensalidade poderá ser efetuado, com desconto, até o dia 5 de cada mês.

Como posso retirar a 2ª via do boleto da mensalidade?

O aluno poderá acessar o Autoatendimento aqui, selecionar: Financeiro > Menu Financeiro > 2ª via de boletos. Em caso de dúvidas, o aluno poderá contar com o suporte da CAA ou do Call Center.

Quais as opções que eu tenho para efetuar o pagamento das minhas mensalidades?

Boleto bancário, enviado pelos Correios; 2ª via emitida através do site UnP ou cartão de crédito, através do Autoatendimento aqui.

Problemas no meu financeiro. Aonde resolver?

Através de protocolo solicitado através do Autoatendimento ou presencialmente nas CAAs.

Bolsas e Financiamento

Quais os procedimentos para conseguir o financiamento do PRAVALER?

O processo de contratação é completamente automatizado e deve ser realizado no http://www.creditouniversitario.com.br. O aluno preenche o cadastro, aguarda o processo de análise do crédito e, após a aprovação, entrega a documentação na Instituição.

O que é Fies?

É um financiamento estudantil criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura – MEC.

Quem pode solicitar o Fies?

Estudantes que atendem às exigências estabelecidas nas normas do Fies e pré-selecionados no processo seletivo do Fies.

Como faço para realizar o aditamento semestral do Fies?

O processo de aditamento é realizado através do sistema informatizado do Fies (SisFies), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica do aluno.

Posso incluir disciplinas extras no Fies?

Sim, desde que o aluno inclua as disciplinas no aditamento semestral. Poderá escolher uma disciplina de dependência e/ou uma de adaptação OU duas disciplinas de adaptação.

O que é Prouni?

É um programa do MEC que concede bolsas de estudos integrais e parciais (50%) a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Como faço para renovar o Prouni?

O aluno deverá comparecer todos os semestres ao Setor de Bolsas e Financiamentos para assinar o termo de atualização de usufruto da bolsa.

Qual o horário de funcionamento do Setor de Bolsas e Financiamentos da UnP?

Natal – Unidade Roberto Freire: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Mossoró: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

Biblioteca

Qual o valor limite para que eu possa continuar com situação regular na biblioteca?

O usuário pode realizar todo tipo de operação sem ser negado o acesso a empréstimos/renovações na biblioteca até o valor de R$ 19,50 (dezenove reais e cinquenta centavos). Ao atingir R$ 20 (vinte reais) o sistema bloqueará automaticamente as operações de empréstimos/renovações.

Possuo multa na Biblioteca. Como faço para gerá-la e efetuar pagamento?

O aluno deverá acessar o UnP Virtual, no link Biblioteca > Menu Biblioteca > Visualizar multas > Gerar cobrança. O pagamento pode ser feito através do próprio sistema, com cartão de crédito, na opção: Financeiro > Pagamento com cartão de crédito > Selecionar bandeira do cartão > Alimentar as informações solicitadas. Há a opção de pagamento no cartão de débito e crédito nas CAAs, ou pagamento em espécie nas agências bancárias com apresentação do boleto retirado através do Autoatendimento, acessando a 2º via de boleto ou solicitado diretamente na Central de Atendimento ao Aluno.

Peguei um livro na biblioteca de uma Unidade, mas gostaria de devolver em outra. Posso fazer essa devolução?

Não. Cada biblioteca tem o seu acervo e os empréstimos deverão ser devolvidos na Unidade de origem.