Acessibilidade

Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás

Disciplinas e Ementas

Análise Econômica De Projetos

Ementa: A Teoria da decisão ótima de investimento. Princípio da separação das decisões de investimentos e financiamento. Valor presente líquido e a taxa interna de retorno. Exemplos usando o fluxo de caixa descontando com o critério do VPL e com o critério da TIR. Outros indicadores econômicos utilizados na indústria do petróleo. Premissas básicas para avaliação econômica de projetos e a tributação nas atividades de exploração e produção de petróleo. Risco e incerteza. O efeito da diversificação, o conceito de fronteira eficiente e a carteira de mercado. O CAPM. Análise de risco e otimização por árvore de decisão.

Avaliação De Formações

Ementa: Perfilagem de poços: Fundamentos da perfilagem, Tipos de perfis; Testes de pressão em poços: Objetivos dos testes, Operação e interpretação, Tipos de testes, Teste de formação, Teste de produção, Production logging tool (PLT); Thermal decay time log (TDT).

Caracterização E Tratamento De Efluentes Da Indústria Petroquímica

Ementa: Esta disciplina visa caracterizar as fontes geradoras de efluentes em indústrias petroquímicas e avaliar qualitativamente as águas residuárias para implantação de processos de tratamento. Também aborda os seguintes temas: Tratamentos físicos (sedimentação, flotação, stripping, adsorção, extração), químicos (neutralização, precipitação, coagulação, oxidação, combustão) e biológicos (lagoa facultativa, lagoa aeróbia, lagoa anaeróbia, lodo ativado, filtro biológico). Tratamentos oxidativos avançados.

Cinética De Processos Químicos

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo descrever a cinética das reações homogêneas e heterogêneas. Também são abordados os seguintes temas: Cinética da desativação e regeneração de catalisadores. Efeitos difusivos externos em reações heterogêneas. Efeitos difusivos internos em sólidos porosos. Cinética de sistemas multicomponentes – Aplicação à Química Atmosférica.

Controle De Processos Industriais

Ementa: Introdução a sistemas de controle. Modelagem. Descrição matemática de sistemas: Linearização. Representação por variáveis de estado. Representação entrada e saída; Sistemas SISO e MIMO, contínuos e discretos. Propriedades. Função e matriz de transferência. Resposta ao impulso. Solução de sistemas lineares invariantes no tempo (LTI). Resposta à entrada nula. Discretização. Solução de sistemas discretos. Equações dinâmicas equivalentes. Realizações. Estabilidade. Sistemas discretos. Controlabilidade e observabilidade. Sistemas discretos no tempo. Decomposição canônica. Realização mínima. Controle por Realimentação de Estados. Posicionamento Arbitrário de Pólos. Solução no caso monovariável. Seguimento de trajetória e rejeição de perturbações. Observadores de estado. Observadores assintóticos. Dualidade e projeto de observadores. Propriedade da Separação. Análise das respostas à referência e à perturbação.

Direito Do Petróleo

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo divulgar a legislação sobre a exploração, produção, refino e comercialização de petróleo e gás natural. Também aborda os seguintes temas: Tributação e as normas que definem a atuação dos agentes intervenientes na indústria do petróleo. Órgãos fiscalizadores e agentes intervenientes relacionados a indústria do petróleo: CNPE – Conselho Nacional de Política Energética e ANP – Agência Nacional de Petróleo. Concessão de exploração e o direito ambiental. Procedimentos obrigatórios para a prestação de serviços no setor de petróleo e gás.

Dissertação De Mestrado

Ementa: A orientação para elaboração da Dissertação de Mestrado é considerada uma atividade acadêmica essencial para a formação do aluno. Nesse sentido, o estudante recebe o acompanhamento e orientação de um professor qualificado dentro dos critérios estabelecidos pela CAPES para professores em nível de Mestrado.

Engenharia De Perfuração

Ementa: Conceituação; Tipos de sonda de perfuração; Principais sistemas de uma sonda de perfuração: Sistema de sustentação de cargas, Sistema de movimentação de cargas, Sistema de rotação, Sistema de geração e transmissão de energia, Sistema de circulação de fluidos, Sistema de segurança de poço e Sistema de monitoramento; Equipamentos e componentes de cada sistema; Planejamento operacional da perfuração; Fluidos de perfuração; Sistema de circulação, brocas, colunas, comandos; Equipamentos e ferramentas acessórias aplicadas às operações de perfuração; Operações normais de perfuração; Operações especiais de perfuração; Perfuração direcional; Revestimento e cimentação de poço; Prevenção de Kicks e Blowouts; Perfuração marítima.

Geologia E Geofísica

Ementa: Geologia: tempo geológico, rochas, rochas sedimentares, geologia estrutural, estratigrafia; Geofísica; Método sísmico: sísmica de poço, previsão dos gradientes de pressão de poros utilizando dados sísmicos; Perfilagem: perfil raios gama, caliper, resistividade, sônico, densidade, perfil neutrônico, perfil PWD.

Gestão Da Qualidade, Saúde, Meio Ambiente E Segurança

Ementa: A disciplina tem como objetivo estudar os conceitos e elaborar um Plano de Gestão para a garantia da qualidade, saúde, meio ambiente, segurança e responsabilidade social aplicados aos processos produtivos na indústria de petróleo e gás natural.

Instrumentação Industrial

Ementa: Simbologia. Terminologia: terminologia básica de instrumentação. Sensores e transdutores. Variáveis básicas: pressão, vazão, nível e temperatura. Fluxogramas de instrumentação. Normas técnicas para instrumentação. Instrumentação digital e controladores. Instrumentação virtual. Metrologia. Diagnóstico e resolução de falhas em sistemas de instrumentação.

Meio Ambiente E Sustentabilidade Na Indústria De Petróleo

Ementa: Relações do Meio Ambiente com a Sociedade. Conceitos básicos da Economia dos Recursos Naturais. Ecologia Humana. Desenvolvimento Sustentável na Indústria do Petróleo e Gás Natural.

Metodologia Do Ensino Superior

Ementa: A disciplina pretende instrumentalizar o aluno quanto ao emprego dos procedimentos, técnicas e normas básicas, na elaboração e apresentação de relatórios científicos de pesquisa. Analisa a natureza do conhecimento, os fundamentos da ciência e do método científico. Visa ao desenvolvimento de habilidades instrumentais, quanto à capacidade de sistematização de ideias e de apresentação de trabalhos científicos.

Métodos Matemáticos Em Engenharia De Petróleo

Ementa: Modelagem matemática com a utilização da ferramenta MatLab; Revisão de Álgebra Linear: sistemas de equações lineares, espaços vetoriais com produto interno e método de quadrados mínimos, autovalores e autovetores; Cálculo com Geometria Analítica: noções de limite, derivada e integral com aplicações; Funções trigonométricas e variáveis complexas; Equações diferenciais: generalidades, equações diferenciais lineares e não lineares, soluções numéricas; Séries e transformada de Fourier; Fundamentos de Processamento de Sinais.

Petróleo, Gás Natural E Biocombustíveis

Ementa: A disciplina permite que o aluno situe-se dentro do cenário mundial do setor do petróleo, gás e biocombustíveis. Tenha uma visão global sobre a cadeia produtiva de petróleo e gás, assim como a produção e utilização dos biocombustíveis. Aborda a política nacional de energias alternativas.

Processamento De Petróleo E Gás Natural

Ementa: Origem, Composição Química, Classificação, Propriedades Físicas e Características mais importantes; Derivados do Petróleo: Definição, Composição, Utilização e Processos de Obtenção; Gás Natural. Dessalgação; Destilação atmosférica e a vácuo; FCC; Reforma; Hidrotratamento; Coquemento retardado. Inibição de formação de hidrato; Unidades de Desidratação com Glicol; Desidratação com Peneiras Moleculares; Plantas de Dessulfurização e Remoção de CO2; Planta de ajuste de ponto de orvalho; Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN); Sistema estabilização de condensado de Gás Natural. Simuladores de Processo.

Linhas de pesquisa

Automação de processos Industriais

A linha está organizada no estudo e desenvolvimento de novas técnicas de instrumentação que possam ser aplicadas na indústria do petróleo e gás natural. Considerados aspectos relacionados com a qualidade dos produtos e a otimização dos processos.

 

Engenharia de Poço

Está linha, trata das principais técnicas de perfuração de poços de petróleo e gás natural, investigando todas as fases da perfuração. Englobando também o estudo das operações normais e especiais da perfuração. Além disso, esta linha trata do estudo das operações destinadas a equipar o poço a produzir óleo o gás (ou ainda injetar fluidos nos reservatórios), de forma econômica e segura.

Tecnologias Ambientais

Está linha é organizada em torno do estudo dos conceitos e do desenvolvimento de técnicas relacionadas com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, aplicáveis aos segmentos da indústria do petróleo e gás natural. Também objetiva-se desenvolver alternativas de tratamento, remediação, descontaminação ou minimização de efluentes líquidos ou derramamentos, com base em processos físico químicos e biológicos, com uso de bactérias, fungos e outros. Além do estudo das legislações relacionadas aos impactos ambientais da indústria do petróleo e energias renováveis.

Documentos

Dissertações

Conclusão em 2013

Nome do Aluno(a): Adriano Lucena da Silva
Título: O SISTEMA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL ONSHORE POR ÁREA GEOGRÁFICA NA BACIA POTIGUAR:RN
Orientador (a): Carla Gracy Ribeiro Meneses

Nome do Aluno(a): Cristiano Guilherme da Câmara Silva
Título: A RESPONSABILIDADE DA INDÚTRIA PETROLÍFERA FRENTE À POLUIÇÃO AMBIENTAL GERADA PELOS RESÍDUOS (BORRA OLEOSA): UMA EXIGÊNCIA SOCIO-AMBIENTAL
Orientador (a): Ana Catarina Fernandes Coriolano

Nome do Aluno(a): João Batista de Sousa Júnior
Título: A AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS – ANP: CONTRIBUIÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E REGULAÇÃO DA QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS NO RIO GRANDE DO NORTE
Orientador (a): Ana Catarina Fernandes Coriolano

Nome do Aluno(a): Gedson Bezerra Nunes
Título: DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS GERADOS EM OFICINAS DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA NA CIDADE DO NATAL/RN
Orientador (a): Andrea Francisca Fernandes Barbosa

Nome do Aluno(a): Ariadne Sarynne Barbosa de Lima
Título: ASSOCIAÇÃO DAS TÉCNICAS DE COAGULAÇÃO E FLOCULAÇÃO COM AGENTE POLIMÉRICO NO TRATAMENTO DE ÁGUA PRODUZIDA EM ESTAÇÃO DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO/RN: UM ESTUDO DE CASO
Orientador (a): Jean Prost Moscardi

Nome do Aluno(a): Cacilda Alves de Souza
Título: COPROCESSAMENTO DE FORNOS CLÍNQUER: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA O REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO CASCALHO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO EM MOSSORÓ/RN
Orientador (a): Franklin Silva Mendes

Nome do Aluno(a): Francisco Igo Leite Soares
Título: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO EM MOSSORÓ/RN COM BASE NA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
Orientador (a): Sandra Maria Campos Alves

Nome do Aluno(a): Almir Mariano de Sousa Júnior
Título: ANÁLISE MULTICRITÉRIO NA ESCOLHA DE TÉCNICA DE RECUPERAÇÃO SECUNDÁRIA DE RESERVATÓRIO DE PETRÓLEO
Orientador (a): Franklin Silva Mendes

Nome do Aluno(a): Severino Pereira de Lima
Título: COMUNICAÇÃO E CONTROLE DE VELOCIDADE VIA RÁDIO FREQUÊNCIA ACIONANDO BOMBAS DE CAVIDADES PROGRESSIVAS (BCP)
Orientador (a): Franklin Silva Mendes

Nome do Aluno(a): Dennys Lopes Alves
Título: ANÁLISE DAS PERDAS DE CARGA EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE FLUIDOS DERIVADOS DE PETRÓLEO
Orientador (a): Aarão Lyra

Conclusão em 2014

Nome do Aluno(a): Eduardo Campelo Soeiro
Título: TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVA-JATO VIA PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO
Orientador (a): Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo

Nome do Aluno(a): Gêminson de Araújo Paula
Título: AVALIAÇÃO DO RESÍDUO DE CASCALHO DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO DA BACIA POTIGUAR E ALTERNATIVAS PARA SUA DESTINAÇÃO E REAPROVEITAMENTO
Orientador (a): Carla Gracy Ribeiro Meneses

Nome do Aluno(a): FERNANDO DE MIRANDA GOMES FILHO
Título: PRÁTICAS DE ADEQUAÇÃO AMBIENTAL IMPLEMENTADAS EM POSTO DE COMBUSTÍVEL COMO MEIO DE PREVENÇÃO DE EVENTUAIS DANOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO
Orientador (a): Carla Gracy Ribeiro de Meneses

Nome do Aluno(a): ALANDERSON RAFAEL DOS SANTOS MEDEIROS
Título: ANÁLISE DA VIABILIDADE AMBIENTAL; ECONÔMICA E OPERACIONAL DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE MICROALGAS
Orientador (a): Ana Catarina Fernandes Coriolano

Nome do Aluno(a): DANILO YURI ALVES DE LIMA
Título: INFERÊNCIA DO TEOR 85% ASTM DO DIESEL
Orientador (a): Marcílio Pelicano Ribeiro

Nome do Aluno(a): EVANILDO VICENTE DE OLIVEIRA
Título: MODELO MATEMÁTICO DA EFICIÊNCIA E GERAÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DE UM GERADOR DE VAPOR (GV)
Orientador (a): Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo

Nome do Aluno(a): RICARDO JOSÉ DA SILVA
Título: AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ÓLEO LUBRIFICANTE AUTOMOTIVO USADO
Orientador (a): Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo

Corpo Docente

Mestrado em Engenharia de Petróleo e Gás

Ana Catarina Fernandes Coriolano

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Graduação em Direito pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (2007), Doutorado em Geologia – Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Especialização em Direito Público-Direito Ambiental pela Faculdade de Natal (FAL) e ESMAT/RN (2009) e Pós-Doutorado no Instituto de Química da UFRN. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – DTI. Tem experiência na área de Geologia, Petróleo e Gás, Recursos Hídricos, Sensoriamento Remoto, Direito Ambiental e Gestão Ambiental, tratamento e caracterização de resíduos da indústria petrolífera. Atualmente é professora nível DNS IV/TI do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Potiguar –UnP (RN) e advogada.
CURRÍCULO LATTES

André Felipe Oliveira de Azevedo Dantas

Possui graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009); Engenharia da Computação com foco em Automação Industrial na Universidade Potiguar (2011); Além disso, possui Mestrado (2012) e Doutorado (2015) em Engenharia Elétrica e de Computação pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas principais áreas de pesquisa durante o Mestrado e Doutorado foram: plantas industriais, sistemas supervisórios, estratégias de controle (Proporcional, Integral e Derivativo – PID, Preditivo, Fuzzy, Adaptativo, inteligente (utilizando algoritmos genéticos e Particle Swarm Optimization-PSO) aplicados à controle de pH, de nível e de vazão, e provas matemáticas de convergência de algoritmos inteligentes (PSO). Também possui experiência profissional como professor na Universidade Potiguar e como Consultor na área de Eficiência Energética.
CURRÍCULO LATTES

Antonio Souza de Araujo

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e doutorado em Química (Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (1992). Realizou Pós-Doutoramento em Kent State University, 1999 (Ohio, Estados Unidos). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese hidrotérmica de zeólitas e materiais nanoestruturados, catálise ácida e petroquímica. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D.
CURRÍCULO LATTES

Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é Engenheiro da Petrobras e Professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Gerenciamento de Riscos, Estudos Quantitativos e Qualitativos de Riscos, tratamento de efluentes, áreas impactadas, APPCC, BPF, Produção mais Limpa, SGA, SGQ, emissões atmosféricas, gerenciamento de resíduos, licenciamento ambiental, carcinicultura, Refino de Petróleo, Tratamento Caustico, Geração de energia, leito de jorro, secagem solar, desidratação.
CURRÍCULO LATTES

Carla Gracy Ribeiro Meneses

Possui graduação em Engenahria Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Meio Ambiente, Sustentabilidade, Saneamento Ambiental, atuando principalmente nas áreas de tratamento de efluentes líquidos domésticos e industriais e resíduos sólidos domésticos e industriais.
CURRÍCULO LATTES

Fabio Pereira Fagundes

Possui graduação (2004), mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase nas seguintes sub-áreas: Caracterização de polímeros, sistemas de liberação de fármacos e energias renováveis – produção de biodiesel via catálise química e enzimática, processos enzimáticos para obtenção de produtos derivados da biomassa, imobilização de enzimas para fins industriais, fluidos de perfuração, completação e géis de fraturamento. Atuou na empresa Newpark Drilling Fluids como químico de fluidos.
CURRÍCULO LATTES

Francisco Wendell Bezerra Lopes

Possui graduação em Engenharia Química (2001) e mestrado em Engenharia Química (2003), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Engenharia Química (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com projeto de Cooperação com Université du Sud, Toulon, França, com ênfase em Materiais Micro e Nanoestruturados. Tem experiência na área de Processamento de Petróleo e Gás Natural, Termodinâmica Química e Processos Químicos. Atuou como coordenador e Professor dos cursos de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás e Tecnólogo em Petróleo e Gás da Universidade Potiguar. Atualmente é Presidente do Centro de Excelência em Pesquisa aplicada da Escola de Engenharias e Ciências Exatas da UnP.
CURRÍCULO LATTES

Franklin Silva Mendes

Possui Graduação em Química (1999), Mestrado em Geociências (2002) e Doutorado em Química (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou de projetos de pesquisa no Núcleo de Estudos em Petróleo e Gás Natural (NEPGN) pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Prestou serviços como contratado a PETROBRAS no Laboratório de Química da Unidade de Exploração e Produção do RN e CE e na Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Tem experiência na área de Geociências e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria do petróleo (upstream e downstream), tratamento de dados, análise de águas e sedimentos, química ambiental, métodos laboratoriais e poluição ambiental. Atividades docentes e administrativas na graduação e pós-graduação na UnP (Diretor adjunto do CST de P&G (2010 a 2012) e Coordenador das Especializações em P&G e MBA em Energias Renováveis (atualmente).
CURRÍCULO LATTES

Glauber José Turolla Fernandes

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1995), Mestre em Ciências com ênfase em Química Analítica pela Universidade de São Paulo – USP (2000), Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFRN (2005), Doutor em Química pela UFRN (2010), Pós-Doutoramento em Química da Atmosfera pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (2012). Atualmente coordena o Laboratório de Química Ambiental da Unidade de Pesquisa Aplicada do Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis – CTGAS-ER (Consórcio PETROBRAS/SENAI). Atua nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental, com ênfase em avaliação e monitoramento ambiental, análise de traços, catálise ambiental, classificação de resíduos sólidos, emissões gasosas e particuladas, qualidade do ar e dispersão de poluentes atmosféricos. Coordena e executa projetos de pesquisa aplicada e inovação relacionados a processos da cadeia produtiva do gás natural, financiados pela Petrobras.
CURRÍCULO LATTES

Janusa Soares de Araújo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Tem experiência na área de Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Engenharia de Petróleo e Gás, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Petróleo e Gás (reservatórios petrolíferos, tensões tectônicas, simulação numérica) / Segurança do Trabalho (higiene ocupacional, segurança na indústria da construção civil) / Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (legislação e licenciamento ambiental) / Engenharia Civil.
CURRÍCULO LATTES

Juan Alberto Chavez Ruiz

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Atualmente é pesquisador do Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis e Líder no Laboratório de Processamento do Gás – LPG/CTGÁS-ER. Tem experiência na área de Química e Eng. Química, com ênfase na avaliação de novas tecnologias para geração de energia com captura de CO2, mitigação dos gases de efeito estufa, sistemas de micro fluídos e síntese de novos materiais e fertilizantes.
CURRÍCULO LATTES

Luzia Patrícia Fernandes de Carvalho Galvão

Possui graduação em Química – Bacharelado (2005), mestrado (2007) e doutorado (2012) na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Química, com ênfase em petróleo e petroquímica, catálise, biocombustíveis e análise térmica. Além disso, atua como docente na Universidade Potiguar-UnP ministrando disciplinas relacionada a Química Geral , Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
CURRÍCULO LATTES

Marcilio Pelicano Ribeiro

Possui graduação em Física Licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(2007), mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009 e 2014, respectivamente) e curso-técnico-profissionalizante pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(1998). Atualmente é Técnico de Operação Pleno do Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz e Docente de Nível Superior III da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Petróleo. Atua principalmente nos seguintes temas:TG-MS, petróleo e curvas de evolução.
CURRÍCULO LATTES

Regina Célia Pereira Marques

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Docente da Universidade Potiguar, Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Revisor de periódico da Holos (Natal. Online), Membro de comitê assessor da (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró. Tem experiência na área de Microbiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Caulobacter crescentus, Alquil-transferência, Genômica Funcional, Lesão no DNA, Reparo por excisão de nucleotídeo.
CURRÍCULO LATTES

Atualizado em 17 de maio de 2017
Contato

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás – PPgEPG Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás – MPEPG

Av. Nascimento de Castro, 1597 – Bairro Dix-Sept Rosado Natal/RN – CEP 59054-180
(84) 4009-1453

Coordenador
Coordenador | Prof. Dr. Francisco Wendell Bezerra Lopes

wendell.lopes@unp.br
Ver Currículo Lattes