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Disciplinas e Ementas

Disciplinas e Ementas

Orientação e Elaboração de Tese de Doutorado

Ementa: A orientação para elaboração da Tese de Doutorado é considerada uma atividade acadêmica essencial para a formação do aluno no Curso de Doutorado em Administração. Nesse sentido, o estudante recebe o acompanhamento e orientação de um professor qualificado dentro dos critérios estabelecidos pela CAPES para professores em nível de Doutorado.

Epistemologia da Pesquisa em Administração

Ementa: Aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa acadêmico-científica em ciências sociais aplicadas. Correntes da epistemologia moderna e contemporânea. Sociologia do Conhecimento. Conteúdos, limites e possibilidades dos fundamentos das diferentes linhas epistemológicas utilizadas nos estudos organizacionais. Epistemologia na Administração. Conhecimento Administrativo.

Estratégias Empreendedoras e Inovadoras

Ementa: Competição, inovação e estratégias em ambientes de rápidas mudanças tecnológicas. Macro estratégias de empreendedorismo e inovação. Empreendedorismo e modelos estratégicos. Aquisição, desenvolvimento, transferência e replicação do conhecimento. A inovação e o papel do empreendedor na obtenção de vantagem competitiva. Inovação e estratégia regional e internacional. Configurações empreendedoras e intraempreendedoras contemporâneas. Contraste entre análise de configurações em empreendedorismo e outros paradigmas da administração. Estudos de casos brasileiros e internacionais.

Cultura, Sociedade e Organizações

Ementa: A disciplina desenvolve uma visão crítica dos estudos organizacionais, problematizando suas diversas abordagens teóricas. Objetiva-se compreender como organizações ligadas a certas condições institucionais históricas se adaptam a grandes mudanças ambientais. Do ponto de vista metodológico a disciplina trata das abordagens qualitativas e dialéticas, incentivando tanto estudos teóricos quanto empíricos, em uma tentativa de integração entre a teoria e a prática organizacional. Alguns dos temas principais abordados na disciplina são: poder e cultura, gestão do afetivo, disciplina, sentidos do trabalho e vínculo, interações culturas nacionais, mobilidade, o estrangeiro e o novo grupo, equipes multiculturais, culturas regionais e seus impactos na cultura organizacional, expatriação e repatriação, avaliação de desempenho de pessoas, aspectos relacionados ao ambiente de trabalho, administração intercultural, entre outros.

Métodos de Pesquisa Qualitativa

Ementa: A disciplina apresenta os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam a pesquisa de natureza qualitativa em Administração. Explora, de forma reflexiva e crítica, as bases ontológicas e epistemológicas na pesquisa qualitativa: fenomenologia, etnometodologia, etnografia, pesquisa-ação, estudo de caso, análise de conteúdo, análise do discurso e da narrativa, historiografia e grupo focal. Prepara o aluno para o delineamento da pesquisa qualitativa, além do uso das principais técnicas de coleta e análise de dados. Estuda a estratégia de triangulação metodológica e a complementaridade de métodos qualitativos e quantitativos. Uso de softwares de tratamento e análise de dados.

Métodos de Pesquisa Quantitativa

Ementa: Análise e formulação de escalas adequadas para a apreensão de dados em pesquisas quantitativas. Ferramentas estatísticas multivariadas para análise preliminar de conjunto de dados. Técnicas de interdependência para agrupamentos de varáveis e objetos, com a utilização de métodos estatísticos para o estudo de experimentos e modelagem estatística. Técnicas de dependência para análise de dados métricos e não-métricos. Modelagem por Equações Estruturais: conceitos, aplicações e uso de softwares no tratamento dos dados.

Organizações e Subjetividade

Ementa: A disciplina enfoca as questões relacionadas ao Homem & Trabalho – ideologia, historicidade, avanço e contradições. Aborda a Gestão de Pessoas como instrumento moderador da institucionalização do trabalho e de conflitos. A produção de subjetividade e objetividade nas organizações. Aborda a liderança “educadora”; reprodução de discurso, os times de alta performance, competição interna, inovação, risco e transgressão nas organizações. Cognição e ação nas organizações. Conhecimento e poder. Comunicação, interioridade, prazer, diversidade, emoção e gênero, inveja, sofrimento, espaço, identidade, cultura e organização em processo de adaptação contínua as regras do mercado “mundializado”. Discute também as questões do trabalhador sujeito, que nega o próprio desejo, subsumido as necessidades do capital.

Finanças Corporativas

Ementa: Estuda a dinâmica de desempenho econômico (macro) e a organização econômica (micro) sob a perspectiva da teoria das instituições e finanças corporativas. Decisão sobre investimento: avaliação de investimentos, fluxos de caixa, risco e retorno, carteira de ativos, coeficiente “beta” e prêmio por risco, custo do capital próprio, modelo CAPM. Decisões sobre financiamentos: custo do capital de terceiros, custo médio ponderado de capital (WACC), estrutura de capital. Evolução do comércio e das finanças internacionais, instabilidade financeira, e assimetria de poder entre agentes econômicos.

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

Ementa: A disciplina trata de aspectos evolutivos da logística abordando desde aspectos básicos até a gestão da cadeia de suprimentos. Analisa as relações com marketing e produção. Discute as relações de poder e os fatores-chave na avaliação do desempenho da cadeia. Analisa as atividades logísticas desde o aprovisionamento até a distribuição física, passando pelas atividades de suporte ao planejamento de materiais e serviços. Caracteriza as relações de balanceamento (trade-offs) e os principais elementos das estratégias logísticas. Aborda a gestão da demanda, seguindo-se pelos modelos básicos de gestão de estoques até os sistemas colaborativos de reposição automática. Trata de conceitos básicos da logística reversa e da logística de suporte ao comércio eletrônico.

Pesquisa Operacional

Ementa: A disciplina de Pesquisa Operacional (P.O.) trata as questões relativas à tomada de decisão e à compreensão dos aspectos sistêmicos a ela associados. Engloba aspectos de modelagem matemática para auxiliar e entender o processo decisório aplicado a problemas estruturados reais na área de Administração. Conceito de Pesquisa Operacional, Fases de um estudo em P.O.; Programação Linear: modelagem de problemas em Programação Linear e Método Gráfico; Noções sobre espaço vetorial e Método simplex; Dualidade; Análise de Sensibilidade; Programação Linear Inteira; Problema do Transporte; O problema da designação; Processo Hierárquico Analítico (AHP).

Inovação em Serviços

Ementa: Teorias avançadas em serviços. Teorias gerais da inovação e teorias ligadas ao desenvolvimento de novos serviços e gestão da inovação. Teoria Ator-Rede. Vertentes divergentes na inovação em serviços. A natureza contextual da economia em serviços. Heterogeneidade de serviços. Dinâmica interativa entre diferentes entes na prestação em serviços. Gestão de Pesquisa e Deenvolvimento (P&D) em Serviços. Direito de propriedade em serviços. Adoção e difusão da inovação em serviços. Comportamentos e padrões de Inovação em Serviços. Inovação em Serviços Intensivos de Conhecimento. Modelos de Análise de Inovação em Serviços. Redes tecno-econômicas e a prestação de serviços.

Gestão da Inovação Tecnológica

Ementa: Teorias e preceitos que fundamentam a gestão da inovação tecnológica. Premissas teóricas e bases legais da Propriedade Intelectual. Processos epistemológicos da criação, difusão, adoção e implementação da inovação tecnológica. Investigação dos princípios teóricos que antecedem o desenvolvimento de novos produtos e processos. Discussão dos fundamentos científicos e teorias acadêmicas definidores de: i) formas de acesso à tecnologia; ii) cooperação entre produtores e utilizadores do conhecimento; iii) transferência de tecnologia; iv) estímulo nacional ao desenvolvimento da inovação tecnológica.

Empreendedorismo, Sustentabilidade e Marketing Ambiental

Ementa: Considerações sobre problemas ambientais e seus agentes. Recursos naturais renováveis e não renováveis. Mudanças no ambiente empresarial com inclusão da variável ambiental na economia; Empreendedorismo, meio ambiente e consumo. Estratégias de marketing sustentáveis. Ecodesign. Análise do desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos. Educação para o consumo verde. Energias renováveis; Vantagem competitiva e criação de valor por meio da sustentabilidade: valor econômico, valor ambiental e valor social.

Estudos Teóricos em Marketing Estratégico

Ementa: A criação de modelos teóricos de marketing e uso da lógica dedutiva e análise para descobrir relações entre suas variáveis. Revisão e análise de aplicabilidade de modelos tradicionais em uso na prática do marketing. Serão estudados os modelos convencionais de orientações estratégicas e sua evolução para a orientação para o mercado, bem como os aspectos dos modelos de decisão de compra e sua efetividade perante as mais recentes propostas tais como BPM e Consumo Conspícuo. O processo de marketing. Análise das implicações da Estratégia como Prática (ECP). Estratégias corporativas, estratégias de negócio, estratégias funcionais. Modelos estratégicos e sua importância no Planejamento Estratégico. Orientações estratégicas / Orientação para o mercado. Modelo Behaviorista do Consumidor – BPM.

Consumo e Sociedade

Ementa: Objetiva estudar as determinantes e condicionantes do comportamento do consumidor e das relações entre consumo, organizações, sociedade e meio ambiente bem como as ocorrências passadas e atuais que definem a probabilidade futura de consumo, tanto individual como grupal, e envolvem as características ambientais presentes e consequentes que controlam a escolha, compra e consumo de produtos. Entre os principais temas estudados destacam-se as influências que as variáveis ambientais e situacionais têm no controle do comportamento de consumir, decisões de compra com base na história de aprendizagem, grupos-referência, o consumo enquanto práticas culturais, a cultura como mercadoria, consumo conspícuo, ostentação e o propósito de mostrar riqueza, problemas de medidas e modelagem do comportamento do consumidor; expectativa e percepção da qualidade; compra por impulso, compra por indução, o consumidor face às redes sociais digitais, fatores que influenciam o comportamento de consumo ambientalmente favorável e as preocupações com o meio ambiente.

Gestão de Serviços

Ementa: A natureza dos serviços. Contextualização dos serviços na economia. Teorias de gestão de serviços: principais correntes, princípios e evolução. Servitização: conceitos e evolução. Modelos de servitização. Estratégia de Serviço. Conceito de Serviço. Qualidade de Serviços. Modelos de planejamento e projeto de serviços. Evolução dos sistemas de prestação de serviços. Aspectos humanos na prestação de serviços: pessoas, cultura e liderança. Tecnologia em serviços. Modelos de gestão de serviços: cadeia serviço-lucro; servqual x gaps; organização servidora. Análise crítica dos modelos de Gestão de Serviços. Tendências na gestão de serviços.

Ética e Responsabilidade Socioambiental Empresarial

Ementa: A disciplina tem como objetivo central estudar a ética nas organizações, bem como seus princípios, características e aplicações. Discute a ética e seu uso como política e estratégia corporativa. Outro núcleo da disciplina debate a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSE), o contexto histórico do seu surgimento e seu uso como diferencial competitivo no mundo contemporâneo. Busca estudar a aplicação da responsabilidade social interna e externa, tipos e níveis de atuação. Analisa o cenário internacional e a demanda social no contexto brasileiro. Estimula a reflexão acerca das questões ambientais contemporâneas no contexto organizacional, principalmente a sustentabilidade nas organizações, seus indicadores, atores sociais envolvidos (stakeholders) e práticas empresariais ambientalmente responsáveis.

Inteligência Competitiva

Ementa: Sobre os principais conteúdos se destacam os aspectos conceituais e teóricos gerais e novos paradigmas sobre a inteligência competitiva não apenas como ferramenta estratégica, mas, também, como modo de pensar e agir. Agregam-se à inteligência competitiva os princípios norteadores; conceitos de estratégia; definição dos setores a monitorar e informações a serem exploradas; características gerais; pesquisa e coleta de informações, fontes gerais e específicas, criação e utilização; redes tecnológicas de suporte.

Didática no Ensino Superior

Ementa: Didática no contexto brasileiro: principais correntes pedagógicas (tradicional, crítica e pós-crítica). Didática: implicações históricas, ideológicas, epistemológicas e antropológicas no ensino-aprendizagem. Didática na política educacional do ensino superior: diretrizes para formação em administração. Princípios didáticos no planejamento no ensino superior e os seus componentes de aprendizagem. O planejamento educacional no âmbito universitário: especificidades, concepções, práticas e desafios. Didática na construção da identidade docente: desenvolvimento de habilidades e competências.

Documentos

Revalidação de Diplomas Estrangeiros

Editais

Regimento

Resultados

Ficha de Linha de Pesquisa

RaUnP

É um periódico científico que visa ampliar a difusão do conhecimento acadêmico com estudos empíricos e casos empresariais associados aos temas Gestão e Estratégia de Negócios, nas linhas de pesquisa:

  • Estratégia e Competitividade;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Pessoas.

raunp

CONNEXIO

A revista CONNEXIO é um periódico científico semestral do MPA, com fluxo contínuo na submissão de textos nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Contabilidade, Gestão Financeira e Controladoria;
  • Logística e Sustentabilidade;
  • Inovação e Sistemas de Informações Gerenciais.

conexxio

Todo o processo de submissão de texto, avaliação e publicação é on-line, através do Repositório Científico UnP: http://www.repositorio.unp.br

As revistas são publicações da EdUnP – Editora Universidade Potiguar. Para outras informações entre em contato através do e-mail edunp@unp.br ou pelo telefone (84) 3215-1222.

Corpo Docente

Corpo Docente

Alípio Ramos Veiga Neto

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisas em: comportamento do consumidor, mídias sociais, marketing verde, inovação e estratégias de negócios baseadas em behaviorismo radical e abordagens da psicologia evolucionista. CURRÍCULO LATTES

Antônio Jorge Fernandes

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona Pesquisas em: Gestão e Economia do Turismo, Economia da Energia, Competitividade das Empresas e Turismo e Sustentabilidade. CURRÍCULO LATTES

Cristine Hermann Nodari

Pós – Doutora em Administração, Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade de Caxias do Sul. Desenvolve pesquisas em Inovação, Competitividade e Mercado, no contexto público e privado.

CURRÍCULO LATTES

César Ricardo Maia de Vasconcelos

Doutor em Administração pela Université Pierre Mendes France de Grenoble. Pesquisas em Estratégias Empresariais, Cultura Organizacional e Inteligência Competitiva.

CURRÍCULO LATTES

Domingos Fernandes Campos

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidad Politécnica de Madrid. Realiza Projetos de Consultoria nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Custos e Planejamento e Controle da Produção. Desenvolve pesquisas nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Gestão de Serviços.

CURRÍCULO LATTES

Fátima Regina Ney Matos

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Atuação como investigadora com ênfase em metodologias qualitativas aplicadas à administração e estudos organizacionais.

CURRÍCULO LATTES

Kleber Cavalcanti Nóbrega

Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Pesquisas em: Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Gestão de Serviços, Planejamento e Gestão Estratégica.

CURRÍCULO LATTES

Maria Emília Camargo

Pós-Doutora em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-Doutora em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Pesquisas em: Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Controle Estatístico de Processo e Inovação Tecnológica. Fluxo do conhecimento. CURRÍCULO LATTES 

Luciana Gondim de Almeida Guimarães

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisas em gestão de riscos logísticos, gestão de operações em cadeias agroindustriais e modelos de otimização aplicados à logística.

CURRÍCULO LATTES 

Lydia Maria Pinto Brito

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisas em: gestão por competência, gestão do conhecimento, organizações de aprendizagem, comportamento organizacional, gestão estratégica de pessoas, relações de trabalho e responsabilidade social.

CURRÍCULO LATTES 

Rodrigo José Guerra Leone

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisas em: métodos quantitativos, tomada de decisão, finanças empresariais, finanças comportamentais, planejamento financeiro pessoal, programação matemática e gestão de custos.

CURRÍCULO LATTES

Walid Abbas El-Aouar

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisas em: Comportamento Organizacional, Gestão com Pessoas, empreendedorismo, plano de negócio, qualidade de vida, estratégia competitiva e satisfação do cliente.

CURRÍCULO LATTES

Atualizado em 10 de Abril de 2018