Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

13 de Abril de 2018 18:06

4ª edição dos Jogos Matemáticos agita o Campus Mossoró

Atividade começou no dia 12 de abril com alunos dos Cursos da Escola de Gestão e Negócios

Alunos da Escola de Gestão e Negócios do Campus Mossoró participaram, no dia 12 de abril, da 4ª Edição da Mostra de Jogos Matemáticos. A atividade que já acontece desde o ano de 2016, tem por objetivo mostrar como a matemática pode ser melhor aprendida de forma lúdica, tendo como ferramentas auxiliares, jogos tradicionais.

Neste semestre, 3 turmas participarão do evento. A primeira a apresentar seus resultados foi a turma de 1ª série dos Cursos da Escola de Gestão e Negócios. Ainda acontecerá a apresentação da turma de primeira série matriculada para o segundo bloco de 2018 e a turma de terceira série de Ciências Contábeis da modalidade Semipresencial, que participa pela primeira vez do evento.

A atividade contou com a participação de 68 alunos subdivididos em 5 equipes com jogos como Tangram, Dama, Dominó e Jogo da Memória, e ainda uma equipe responsável por ajudar na logística de organização e avaliação do evento. O público estimado de participantes contou com mais de 150 jogadores. As equipes criaram brindes para estimular a competitividade e isso acaba por fazer da atividade um ambiente que proporciona muita integração entre os alunos de diferentes cursos.

O projeto foi idealizado pela Profa. Tenessee Andrade Nunes, que neste ano conta com a colaboração da Profa. Mayara Barbosa. Ambas estão à frente da disciplina de Jogos Matemáticos que tem como uma de suas competências, ajudar o aluno no próprio autodesenvolvimento para estar apto a resolver problemas na área de Gestão e Negócios.

“Essa é uma oportunidade única para interação entre os alunos e professores, além de mostrar na prática que o ensino da matemática pode valer-se de ações lúdicas para melhorar a compreensão e o nivelamento do conhecimento em disciplinas básicas”, destaca a Profa. Mayara que está ansiosa pela apresentação dos resultados da sua turma, a 3NA de Ciências Contábeis Semipresencial.

PREPARAÇÃO
Os Jogos Matemáticos apresentados no evento são criados pelos próprios estudantes, sendo validados e aprimorados durante as aulas da disciplina. Os alunos são incentivados a utilizar materiais reciclados, de baixo custo e fácil acesso, como garrafas pet, embalagens, caixas de sapato e restos de madeiras. Eles também são responsáveis por criar estratégias ou adaptar as regras de jogos tradicionais, fazendo com que haja o contexto matemático dentro da forma de atuar.

Junto a isso, os estudantes utilizam conceitos de Probabilidade, Raciocínio Lógico, Conjuntos Matemáticos, Equações e Operações Fundamentais. Finalmente, todos esses conteúdos são inseridos no cenário de jogos clássicos, como os de tabuleiro, o quebra-cabeça, o dominó, e o jogo de memória, que foram as opções mostradas nessa rodada.

METODOLOGIAS ATIVAS
A exposição reforça a importância da utilização das metodologias ativas na formação dos discentes. “O aluno torna-se sujeito ativo na construção do conhecimento. Isso acaba por fazer com que eles tenham melhor rendimento na disciplina em função de encontrarem aplicabilidade prática para os cálculos que estão desenvolvendo”, afirma a Profa. Tenessee.

A aluna Hayanny Lopes, membro da equipe do Curso de Logística, disse que gostou muito das atividades, além da da criatividade de cada grupo. Ela considerou que o evento serviu para que ela interagisse mais com a turma, que é de novatos e ajudou adquirir competências. “Não imaginava que chamaria tanta atenção do público. Foi tudo muito bem organizado”.

Outra aluna, Jéssyca Morais, afirma: “Eu achei a atividade muito produtiva, os grupos no início estavam um pouco intimidados que é normal porque foi a primeira vez, mas depois que as pessoas começaram a chegar e jogar, foi muito legal. Vi muitas vezes em algum deles filas para jogar, achei os brindes muito criativos e chamativos, todos os alunos que participaram elogiaram bastante, até perguntaram quando haveria novamente os jogos. Em minha opinião todos foram ótimos, amei participar.”