Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

18 de junho de 2012 15:39

A EaD como instrumento de qualificação

A EaD COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PARA UMA SEGUNDA PROFISSÃO

Por: Maria das Neves Batista Santos
Aluna da EAD – Pólo de Caicó, Curso de Pedagogia.

 

Em plena era da sabedoria, terão mais oportunidades no mercado de trabalho as pessoas que sabem como se inserir na Sociedade do Conhecimento. Isso significa estar conectado a uma complexa rede de relacionamentos, onde acontecimento ocorrido em localidades distantes tem um impacto real em sua vida cotidiana. Porém, a busca por conhecimentos inovadores pode modificar nossa maneira de pensar e interferir na sociedade.

No início das aulas do meu curso de Pedagogia, na modalidade a distância, tive uma certa curiosidade em averiguar se o curso atenderia as minhas expectativas ou não, pois existia um mito de que a educação a distância não era levada a sério.

Como tenho uma graduação e três especializações, e mais de 26 anos de atuação na área educacional, em que lecionei nos cursos de Administração e Ciências Contábeis, durante os últimos oito anos, vi no curso a distância, oportunidade de conquistar uma segunda profissão.

Porém, foi muito grande a satisfação, após cursar três disciplinas, descobrir que estou no caminho certo, que a educação a distância veio para ficar, e que tanto o conteúdo como o processo de ensino-aprendizagem é levado a sério. Já cursei disciplinas que achei bastantes difíceis para quem ainda não fez a graduação.

Como o processo educacional hoje requer uma atualização constante, se as pessoas que estão ingressando nessa profissão não se prepararem para essa nova modalidade, com certeza, ficarão fora do mercado de trabalho. 

No início do curso senti bastante dificuldade para lidar com as novas tecnologias, mas agora já peguei o ritmo e estou conseguindo superar tais dificuldades.

Por isso, venho reafirmar que o Curso de Pedagogia com essa nova ferramenta, tem promovido a aprendizagem tanto em termos profissionais, como na utilização das tecnologias da informação.

Como professora, tenho diversificado as aulas, com vídeos do Youtube, músicas e dinâmicas. Estou adorando a disciplina de Tecnologia Aplicada à Educação, e com o que estou aprendendo, pretendo cada vez mais me aperfeiçoar e continuar a me qualificar em termos educacionais e tecnológicos.

Lancei um livro em 2010 intitulado “Liderança de Alta Performance: da estratégia à ação”. Vendi 800 unidades durante a realização de meus treinamentos, em todo o Brasil. Entretanto, estou pesquisando como poderei editar meus próximos livros sem utilizar papel, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

Por tudo isso, vejo na Universidade Potiguar, uma organização inovadora que acreditou na qualificação profissional, por meio do Pólo de Caicó. 

Que o entusiasmo que permeia todo o meu processo de formação como pedagoga possa ser estendido aos demais colegas, que, muitas vezes, devido às dificuldades do cotidiano, pensam em desistir do curso. Acredite que o sucesso será proporcional a sua capacidade de vencer os desafios.