Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

7 de junho de 2019 11:21

Abertura do XII Congresso Científico de Mossoró recebe mais de 2 mil pessoas

Evento acontece até 7 de junho no Campus Mossoró

Mais de 2 mil pessoas marcaram presença na solenidade que abriu oficialmente, no dia 5 de junho, a programação do XII Congresso Científico e Mostra de Extensão do Campus Mossoró da UnP que traz como tema, em 2019, “O papel da Universidade no cenário regional: desenvolvendo o cidadão e a sociedade”. O evento que acontece até 7 de junho teve como palestrantes na principais dois nomes reconhecidos no cenário nacional: a filósofa Djamila Ribeiro e o cantor e compositor Dorgival Dantas.

Para iniciar a solenidade, realizada no Garbos Recepções, as boas-vindas aos congressistas, professores, autoridades e convidados presentes foram dadas através do Reitor da Universidade, Prof. Gedson Nunes, da Presidente da UnP, Sâmela Gomes, e do Diretor do Campus Mossoró, Bernardo Costa. Também no cerimonial, o Diretor Acadêmico, Prof. Brenny Senna falou sobre a extensa programação que traz mais de 500 atividades para os inscritos, e agradeceu o empenho da equipe que se dedicou para que o evento iniciasse da melhor forma. “Ao todo, temos 80 alunos trabalhando no Congresso de forma voluntária”, contou.

Autora dos livros “Lugar de Fala” (Pólen Livros) e “Quem tem medo do Feminismo Negro?” (Companhia das Letras), a filósofa Djamila Ribeiro foi recebida com muitos aplausos pelo público. Emocionada, externou sua alegria quando recebeu convite para participar de um evento que discute o desenvolvimento do cidadão, em busca de um futuro de igualdade para transformar a sociedade. “Falando da minha realidade, se hoje eu sou escritora, se hoje eu consigo viajar pelo mundo, é porque eu tive a oportunidade de estudar, não é porque eu sou genial, é porque estudei. As oportunidades abrem ciclos”, contou a escritora que falou sobre o papel da mulher negra na sociedade atual.

Em seguida, o cantor e compositor potiguar Dorgival Dantas, conhecido também como “O Poeta” e autor de canções que fazem sucesso no Brasil inteiro, contou a sua história por meio de um show-palestra. Diante de uma plateia lotada, falou sobre as dificuldades que enfrentou desde a infância até se tornar um artista reconhecido no país inteiro, além de revelar episódios divertidos que acontecem na sua trajetória. “Muita gente que procurei fechou a porta para mim, mas eu nunca desisti dos meus objetivos”, finalizou Dorgival, emocionando o público com a sua história inspiradora.

A programação do Congresso segue no Campus Mossoró. Para mais informações, acessar o site www.unp.br/congressocientifico/programacao.

Fotos: Ênio Freire