Acessibilidade
10 de Abril de 2014 12:31

Aditamento do FIES segue até 30 de abril

Os alunos beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) precisam ficar atentos. Até a próxima segunda-feira, dia 14, todos os cadastros estarão disponíveis no SisFIES para a solicitação do aditamento semestral dos contratos. O prazo para aditamento encerra no dia 30 de abril.

O Setor de Bolsas e Financiamentos da UnP informa, porém, que a maior parte dos cadastros já estão disponíveis e os alunos podem iniciar os aditamentos tanto em processos simplificados, que é solucionado direto na Universidade, e os não-simplificados, que é preciso ser encerrado no banco financiador.

Informações sobre o FIES poderão ser obtidas por meio da Central de Atendimento do MEC, no 0800 616161, no Call Center UnP, através do telefone 3227.1234.

Confira abaixo a Circular do Ministério da Educação

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE GESTÃO DE FUNDOS E BENEFÍCIOS
SBS Q.2, Bloco F, Edifício FNDE, 7º Andar – CEP 70.070-929 – Brasília, DF.

Circular Eletrônica nº 5/2014 – FIES/FNDE/MEC 

Brasília, 9 de abril de 2014.

Às Entidades Mantenedoras de Instituição de Ensino Superior
Assunto: FIES – Aditamento de renovação semestral
Senhor (a) Representante Legal,

 

  1. Encerra no próximo dia 30 de abril o prazo para a CPSA efetuar, no SisFIES, a solicitação do aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento do FIES, inclusive daqueles referentes ao primeiro semestre de 2014.
  2. Para identificar os estudantes com aditamentos de renovação pendentes, basta os membros da CPSA acessarem o SisFIES e selecionar o Submenu “Solicitação pela CPSA” no Menu “Aditamentos FIES”.
  3. Quando do aditamento de renovação, além de certificar a quantidade de semestres concluídos pelo estudante e informar o valor da semestralidade, o membro da CPSA responsável pela solicitação do aditamento deve responder às questões sobre aproveitamento acadêmico, regularidade da matrícula, existência de benefício simultâneo com o ProUni, duração regular e mudança de curso.
  4. Havendo resposta impeditiva à renovação, o SisFIES disponibiliza a opção “REJEITAR ADITAMENTO” que, se acionada, implicará na rejeição do aditamento e, consequentemente, no encerramento antecipado da fase de utilização do financiamento. Como se observa, rejeitar o aditamento de renovação é uma ação que decorre exclusivamente dos comandos efetuados pela CPSA.
  5. Atenção especial também deverá ser dispensada ao lançamento do valor da semestralidade do curso por ocasião da solicitação do aditamento de renovação pela CPSA, que antes dessa providência deverá se certificar que esse valor é igual ou inferior ao cobrado dos demais estudantes não financiados pelo FIES e que nele esteja computado todos os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela instituição, inclusive os concedidos em virtude de pagamento pontual ou antecipado.
  6. Após o dia 30 de abril, ressalvados os casos específicos amparados no art. 25 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 22 de janeiro de 2010, não será permitida a realização de aditamento de renovação relativo a semestre igual ou anterior ao atual, como também a reversão de aditamentos rejeitados relativos a esse mesmo período.
  7. As CPSA devem ser orientadas a agilizar a solicitação dos aditamentos de renovação ainda não iniciados, de maneira a permitir que este Agente Operador efetue a emissão e o repasse dos respectivos CFT-E às entidades mantenedoras.
  8. Informações sobre o FIES poderão ser obtidas por meio da Central de Atendimento 0800 616161 ou mediante abertura de demanda.

Atenciosamente,

 

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Agente Operador do FIES