Acessibilidade
1 de Fevereiro de 2016 17:58

Administração e Engenharia de Produção: entenda suas semelhanças e diferenças

As áreas de Gestão e de Engenharias parecem não ter muita relação, mas para quem tem interesse em atuar profissionalmente na gestão de empresas e indústrias surgem duas opções de formação superior: Administração e Engenharia de Produção. Ficou confuso? Não se preocupe.Nós te contamos o foco de cada formação e as diferenças na atuação dessas profissões.

Seja nas indústrias ou nas empresas de quase todos os setores, o Engenheiro de Produção é uma figura fundamental para aumentar a produtividade e alavancar a qualidade do serviço. O bacharel em Administração tem um leque enorme de setores onde o seu trabalho é necessário, como organizações públicas e privadas, nos segmentos industriais, de serviços e de comércio, em que podem atuar nos departamentos financeiro, de marketing, recursos humanos ou logística, por exemplo.

A diferença entre essas duas áreas pode ser resumida em uma única palavra. Enquanto o Engenheiro de Produção trabalha buscando a otimização do processo, o Administrador busca a gestão do processo. Ou seja, o primeiro busca aumentar a produtividade e rentabilidade de uma empresa, e o segundo administra o que a empresa já possui. Ambos podem atuar na gerência de recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa.

A Graduação em Administração tem duração de quatro anos, e ao longo do curso o aluno estuda disciplinas como estatística, matemática financeira, legislação empresarial, informática aplicada e inglês instrumental. Ou seja, o curso é abrangente e envolve diversas áreas de conhecimento. Já a Engenharia de Produção tem duração de cinco anos e, além das disciplinas de gestão e investimentos, também é necessário estudar todos os conteúdos básicos das engenharias, como física e química.

Quer mais detalhes sobre essas profissões? Acessa o portal Guia do Estudante, e conheça as carreiras em Administração e Engenharia de Produção. Depois, acessa o www.unp.br e fica sabendo como ingressar no seu curso escolhido, na única Universidade privada do RN.