Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

1 de Abril de 2015 11:20

Ainda dá tempo de esclarecer suas dúvidas sobre o Curso de Medicina

“O que você quer ser quando crescer?” Essa é a pergunta que você cresceu respondendo. A cada ano a resposta ia mudando de acordo com seus novos aprendizados na escola e na vida. Para alguns e por decisão própria “vou ser médico (a)” sempre foi a resposta na ponta da língua para a famosa pergunta. Agora que chegou a hora de apostar as fichas no Ensino Superior você se pega perguntando: será que realmente quero fazer Medicina?

Antes de mais nada é preciso pensar em você. O que seus pais, parentes ou amigos opinam podem te ajudar, mas não devem ser fator decisivo na sua opção, pois essa é uma decisão para o seu futuro. Medicina é uma carreira admirada pela sociedade, mas somente quem atua na profissão pode te falar sobre as vantagens e as dificuldades da carreira. Portanto, para te ajudar a se decidir, converse com um conhecido que atue na área ou colega que já esteja perto de se formar.

Reflita sobre a premissa básica do Curso: você vai ter que estudar. E muito! Nesse ponto há algumas informações sobre Medicina que você tem que conhecer. Seja em universidades públicas ou privadas, sempre será um dos cursos com maior concorrência para ingressar, ou seja, tentar por dois ou três anos é bastante comum. A duração média da Graduação é de 6 anos e em muitas séries as aulas serão em tempo integral. Após formado, ainda é necessário cursar de 2 a 5 anos de residência em alguma especialidade médica. Assim, disponibilidade e interesse em estudar é essencial.

Muito mais do que sua profissão, a Medicina será sua vida, por isso é importante ter vocação. O seu cliente é o seu paciente, uma pessoa que pode depender dos seus cuidados a qualquer dia ou horário. A profissão é desprendida da rotina com horários certinhos, e seu estilo de vida terá de se adaptar aos seus momentos de estudo, clínica e plantões hospitalares. Quer entender mais antes de tomar a decisão? Acessa o Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UnP e entenda detalhes sobre a Graduação.