Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

3 de Março de 2015 14:37

Aluna da UniNorte – Laureate será âncora no Clinton Global Initiative University

A estudante Sissa Maricaua, 21, do curso de Administração do Centro Universitário do Norte (UniNorte), integrante da rede de universidades Laureate, está entre os quatro selecionados para participar do Clinton Global Initiative University (CGIU). O evento, em sua oitava edição, será realizado na Universidade de Miami, entre os próximos dias 6 e 8 de março.

Além de Sissa, única representante da Laureate Brasil, também foram selecionados os estudantes Manuel Bernal, da Universidad Latina, de Costa Rica; Chris Berndt, de Kendall College, EUA; e Salaheddine Moutacharif, da Université Internationale de Casablanca, no Marrocos. Eles concorreram com mais de 100 mil estudantes de mais de 20 países.

Sissa, que viaja no dia 06 para Miami, passou por uma primeira bateria de entrevistas na UniNorte, no início do ano. Com inglês fluente e um projeto social que tem como objetivo promover cursos de idiomas acessíveis a imigrantes, principalmente os haitianos em Manaus, Sissa também chamou atenção dos entrevistadores norte-americanos. Eles entenderam que ela e os demais estudantes têm o perfil de universitários que produzem um impacto positivo sobre a sociedade.

Como parte da experiência no CGI U, cada aluno vai se comprometer a expandir seus projetos, que incluem desde o desenvolvimento de sistemas de água potável e saneamento, capacitação de jovens carentes, oferta cursos de baixo custo para o ensino de idiomas a populações de imigrantes, e construção de uma plataforma onde estudantes universitários de áreas remotas possam encontrar trabalho freelance ou de meio período, durante sua vida universitária, permitindo continuar seus estudos.

Além de participar do evento, esses estudantes atuarão como âncoras durante um seguimento de difusão trilíngue no dia 9 de março, que contará com entrevistas com mais de vinte palestrantes e convidados especiais. Neste dia, alunos da Laureate poderão assistir ao vivo pelo Laureate.live e ainda fazerem perguntas via Twitter no endereço LaureateIntlUlU.

“Esses quatro estudantes demonstraram um espírito de empreendedorismo social que é valorizado e comemorado em toda a rede Laureate”, disse Douglas L. Becker, Fundador, Presidente e CEO da Laureate Education, Inc. “Este é outro exemplo do compromisso da Laureate na criação de experiências únicas para conectar, informar e inspirar os estudantes de todo o mundo”.

SAIBA MAIS SOBRE OS ESTUDANTES

Manuel Bernal

Manuel Bernal tem 23 anos e é estudante de engenharia civil na Universidad Latina na Costa Rica. Seu compromisso com o Global Clinton Initiative University é voltado para a criação de sistemas de água potável e saneamento básico de alto impacto, mas com baixo custo, inclusive para manutenção. O projeto de Manuel está sendo desenvolvido atualmente na aldeia Keur Saib Ndoye no Senegal, mas ele planeja levar seu protótipo de volta à Costa Rica para uso local, com o objetivo de, eventualmente, ser utiliza em comunidades rurais em toda a América Central. Bernal vai se formar em abril de 2015.

Chris Berndt

Chris Berndt, com 24 anos, é estudante de Gestão de Negócios, na Kendall College, em Chicago, Illinois. Seu compromisso no Global Clinton Initiative University é chamado de Geração Agora. O objetivo é capacitar jovens carentes, ensinando-lhes sobre nutrição, saúde, formação de competências, orientação e definição de metas. Chris planeja se formar em Outubro de 2015 e gostaria de continuar a concentrar-se na melhoria da educação nos Estados Unidos.

Sissa Maricaua

Sissa Maricaua tem 21 anos, é amazonense e está no segundo período de Administração pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte) em Manaus, Brasil. Seu compromisso com Global Clinton Initiative University é chamado de Idiomas para Todos. A iniciativa está focada em oferecer cursos de línguas acessíveis à população de imigrantes em Manaus, especificamente os do Haiti. Sissa também é presidente da Enactus. Ela planeja se formar em dezembro 2018.

Salaheddine Moutacharif

Salaheddine Moutacharif tem 21 anos e estuda Engenharia Industrial na Université Internationale de Casablanca (UIC), em Casablanca, Marrocos. Seu compromisso com o Global Clinton Initiative University chama-se Part-Time Jobs para estudantes, ou PJ4S (o equivalente a Trabalho de Meio Período). Em Marrocos, muitos estudantes de baixa renda de áreas rurais têm dificuldade em pagar as despesas adicionais de faculdades, chegando até a desistir de suas graduações. A iniciativa de Salaheddine busca construir uma plataforma onde esses alunos possam encontrar trabalho de meio período ou freelance, enquanto estão na universidade, sem que tenham de desistir de sua formação superior. Salaheddine planeja se formar em junho de 2017.

Fonte: UniNorte