Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

12 de Janeiro de 2018 10:19

Aluna de Direito publica artigo em uma das revistas mais conceituadas do Brasil

A pesquisadora do GPCrim teve o artigo publicado na revista brasiliense Direito Público, mais conceituada na área e mais bem avaliada pela Qualis – Cape (Conceito A1)

E o ano começou com boa notícia para a Escola do Direito. A aluna da 8ª série do curso de Direito, Natália Santos, teve o artigo “Os Jogos da Leniência: uma análise econômica da Lei Anticorrupção” publicado em revista classificada na categoria A1 da Qualis – CAPES, a mais alta no ranking de revistas científicas brasileiras. A aluna é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ciências Criminais (GPCrim), que está em seu 3 ano de atividade na Escola do Direito da UnP. O feito o coloca em um patamar diferenciado e o referencia na área da pesquisa criminal no país.

O Qualis é o principal sistema do Brasil em avaliação de periódicos e é mantido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O artigo foi publicado pelo periódico Direito Público do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Para avaliar o tamanho do feito, publicar em revista deste porte, geralmente só é realizada por renomados doutores na área. As revistas são classificadas pela CAPES conforme ela é procurada como referência por pesquisadores para publicação. Os níveis de classificação desses periódicos no Brasil vão desde o C, passando pelo B5 a B1, até aos mais elevados que são o A2 e A1, esse último, foi no qual a aluna conseguiu publicar seu artigo.

Para o professor Fillipe Azevedo, professor líder do grupo de pesquisa GPCrim, o fato de ter um artigo classificado como mais alto conceito de qualidade (A1) e publicado na prestigiada revista brasiliense Direito Público, destaca o nível de pesquisa quem vem sendo realizada na Universidade por meio do Grupo na área do Direito. “Publicar como doutor, numa revista Qualis A1, já é uma grande conquista acadêmica no Brasil, agora um aluno de graduação realizar esse feito é ainda mais grandioso, porquanto se trata do reconhecimento de uma pesquisa científica amadurecida e de excelência”, avalia Fillipe.

Para escrever o artigo “Os Jogos da Leniência: uma análise econômica da Lei Anticorrupção”,a aluna Natália Santos revela que foi uma paixão que foi nascendo durante as reuniões de estudos do GPCrim.“Professor Fillipe foi um dos primeiros autores brasileiro a falar sobre o tema da Análise Econômica do Direito. O assunto começou a me interessar bastante, principalmente por trabalhar com a interdisciplinaridade, seguindo a linha de pesquisa que eu mais me identifico. Ter essa publicação é extremamente gratificante pois foi fruto de muita dedicação. É motivo de muito orgulho trazer essa conquista para o GPCrim e para a UnP.”, comemora a aluna.

Natália, que também tem artigo publicado na Revista Jurídica de Portugal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem planos para o futuro. “Pretendo fazer mestrado, pois tenho muito interesse em lecionar e continuar na academia e também penso em me candidatar para a residência da escola de magistratura do RN. A oportunidade de poder aprender com outras ciências e aplicar o conhecimento ao Direito é o que mais me interessa”, conclui.

Notícia relacionada 

Grupo de pesquisa da UnP se destaca com publicações nas melhores revistas do Brasil e Europa