Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

4 de dezembro de 2017 14:36

Aluna de Direito recebe título de embaixadora e destaque cultural da ONU

Divulgação

A aluna de Direito Sirlia Lima será homenageada com as honrarias de Destaque Cultural 2017, Comenda Internacional Rui Barbosa e como Título Honorífico de Embaixadora da OMDDH – Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU). A três condecorações internacionais vêm como fruto do trabalho voluntário desenvolvido pela aluna em prol da promoção da leitura nas escolas e em defesa dos direitos humanos, com sua poesia em Literatura de Cordel. A cerimônia de entrega dos títulos será realizada na Câmara Municipal de Niterói (RJ) , no dia 8 de dezembro.

Divulgação

Sirlia é graduada em Pedagogia e tem mais de 300 cordéis publicados, além de 13 livros que trazem releituras de clássicos infantis. Seu último trabalho foi a adaptação para linguagem do Cordel do livro O Pequeno Príncipe. As obras têm como característica a abordagem de cunho social e a defesa dos direitos humanos.

Durante a graduação foram criadas diversas obras que transformaram em arte os assuntos debatidos em aula no âmbito do Direito e de estudos da Filosofia e Sociologia.

Os professores se tornaram os grandes incentivadores. “Compartilho com outras turmas os cordéis e só tem acrescentado ao aprendizado porque a linguagem da literatura traz uma leveza, naquilo em que no âmbito do jurídico é mais rigoroso”, comenta a professora Adriana Sales.

“Sirlia é uma guerreira do bem. Sua criatividade e disponibilidade permanente são qualidades de uma artista interessada em aproveitar a simplicidade dos momentos para ensinar e chamar atenção para o que deve ser aprendido, já que é uma educadora. Eu a admiro muito e me orgulho por tê-la na como aluna do Curso de Direito da UnP”, se orgulha da aluna a coordenadora do curso, Roberta Cabral.

Sirlia se sente agradecida e privilegiada por suas obras servirem como instrumento para passar conhecimento. “Agradeço aos professores, grandes incentivadores e me sinto reconhecida por eles, que utilizam meu trabalho em sala de aula”, destaca.

A aluna cursa a segunda série de Direito na Unidade Zona Norte. Esse não é a primeira vez que recebe o reconhecimento pelos seus trabalhos sociais e na Literatura. Ano passado recebeu o troféu de Destaque Cultural 2016, prêmio oferecido pela Editora Delicatta em São Paulo.