Acessibilidade
4 de junho de 2012 10:23

Aluna de Relações Internacionais é selecionada para participar do Rio +20

A aluna Gabriela Azevedo, que cursa o terceiro período do curso de Relações Internacionais, foi selecionada entre outros 400 universitários em todo o Brasil para participar do Rio +20, como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. O evento acontece de 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. Sobre isso, a aluna conversou com a reportagem do UnP EM FOCO:

UnP EM FOCO: Como surgiu seu interesse em participar da Rio+20?

Gabriela Azevedo: O que me motivou foi a possibilidade de participar de um evento tão importante, promovido pelas Nações Unidas e que é de fundamental importância para questões ambientais, como a sustentabilidade. Além disso, o trabalho voluntário é uma experiência essencial para a formação de todos, quando podemos nos engajar em causas importantes, e exercer a humildade e determinação.

UnP EM FOCO: Qual foi sua reação ao saber que havia sido classificada como voluntária?

Gabriela Azevedo: A princípio fiquei sem reação, pois como eram apenas 400 pessoas em todo o Brasil, não achava que seria selecionada para o evento. Fiquei surpresa e super feliz com o resultado. Talvez minhas experiências em programas de trabalho temporário no exterior e a fluência em outros idiomas tenham ajudado na seleção. Falo a Língua Inglesa e o Espanhol e atualmente estudo Francês. 

UnP EM FOCO: Como irão atuar os voluntários selecionados pela organização do evento?

Gabriela Azevedo: Iremos atuar como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e orientação e apoio da sociedade civil, entre outras. A única informação que já tenho sobre minha atuação é que serei da área de imprensa. A seleção foi feita de acordo com critérios como diversidade, multiplicidade de perfis e tipos de experiências profissionais. Haverá 02 dias de treinamento de 20 horas e 10 outros dias de participação.

UnP EM FOCO: Qual sua expectativa sobre sua participação na Rio + 20?

Gabriela Azevedo: Acredito que aprenderei muito diante da magnitude do evento. Estou certa que muitos ensinamentos e experiências únicas virão. Isso terá fundamental importância para minha formação cultural, pois terei a oportunidade de interagir com voluntários de todo o Brasil, assim como pessoal de imprensa, e mesmo participantes de todo o mundo que virão para o evento. Profissionalmente, ganharei experiência com a realização de um evento internacional de grande porte e pessoalmente, ganharei por poder participar das mudanças por um mundo sustentável, fazer amizades e conhecer pessoas com interesses em comum.

UnP EM FOCO: Quando você viaja?

Gabriela Azevedo: Na madrugada do sábado, 02/06, para chegar cedinho no Rio de Janeiro, antes de começar o treinamento que será entre os dias 02 e 03/06. A primeira viagem vai ser corrida, pois ainda tenho que dar conta de todas as minhas obrigações acadêmicas antes de viajar pela segunda vez. O evento será realizado de 13 a 22/06, mas os voluntários da minha área foram convocados para trabalhar desde 11/06 até o dia 23/06, no total, 12 dias de trabalho voluntário.