Acessibilidade
8 de junho de 2017 17:43

Aluna de Relações Internacionais recebe bolsa de estudos para curso de férias do Kendall College

Naira Barros foi premiada com a Bolsa Internacional de Embaixadores e terá a oportunidade de estudar negócios e empreendedorismo nos Estados Unidos.

Aos 25 anos, Naira Barros, aluna do curso de Relações Internacionais da Universidade Potiguar, se prepara para embarcar em uma nova aventura universitária: em julho, a ela participará do curso de imersão “Negócios nos Estados Unidos – Cultura, Estratégia e Empreendedorismo” do Kendall College, em Chicago (EUA). A jovem foi premiada pela instituição americana pelo protagonismo estudantil.

Networking, proatividade e engajamento são três palavras que definem muito bem a trajetória de Naira até a conquista da sua bolsa de estudos. Monitora do Núcleo de Educação à Distância (NEAD), monitora voluntária e coordenadora de ações do Centro de Estudos Internacionais, a universitária conta que tudo começou após da palestra “Negócios em Tempos de Crise”, ministrada pelo professor e diretor da Kendall College, Rob Watson e que foi através dele e de suas conexões que ela pôde construir uma rede de networking – tão necessária para a sua profissão –  para que alcançasse seus objetivos, como por exemplo, a sua bolsa de estudos. Como resultado desse contato, hoje Naira é Embaixadora do Kendall College na UnP.

Networking

  • “Uma coisa eu aprendi desde que entrei na UnP: qualquer tipo de conexão é uma conexão. Talvez você não utilize hoje, mas em um futuro muito próximo você precisará desse contato na sua agenda. Pessoas que tive uma relação mais próxima me enriqueceram e contribuíram muito para moldar a profissional que estou me formando. Embora essa bolsa seja o material, em termos de conhecimentos, contatos, é importante. A bolsa é o ápice disso tudo”, detalhou.

Proatividade

  • “O fato de eu ter ido e não ter ficado em meu lugar foi fundamental, porque aprendi, compartilhei com mais pessoas o que aprendi e fui utilizado na minha vida. Além disso, participei de diversos eventos que, na maioria das vezes, não tinha nada a ver com a minha área. A lição que fica é que o aluno deve participar. Simplesmente não me contentei em apenas assistir, ganhar horas de aulas e não absorver o conteúdo. Não ser um mero expectador e passar a ser o protagonista foi essencial. Isso abriu uma porta que eu nem sabia que existia”.

Engajamento

  • “Toda trajetória que é importante para o aluno é feita através da participação. Quando me perguntavam o porquê de eu estar tão engajada, eu respondia que não é só a sala de aula que vai me formar como profissional. O que me faz entender que esta bolsa de férias é um reconhecimento pelo meu esforço. E que reconhecimento!”

Reconhecimento

  • “Após a primeira palestra que participei, ministrada pelo Rob, continuei a manter contato com a Kendall através da minha atuação na UnP. Fazia questão de convidar os estudantes um a um, se necessário, e sempre divulgava os eventos e oportunidades do Kendall nas redes sociais. A Kendall também reconheceu alunos de outros lugares do Brasil desta mesma forma, e são pessoas que estão levando o nome da nossa instituição para vida e para a realidade delas. É uma bolsa, mas acima de tudo é um reconhecimento. E isso é extremamente importante. Tudo que me envolvi na universidade tenho recebido de volta”, concluiu Naira.

Durante sua estadia nos Estados Unidos, nossa aluna de Relações Internacionais terá a oportunidade de desenvolver um plano de negócio e, no último dia, participar de uma competição entre as equipes, que apresentarão o modelo de negócios para investidores. Além de tudo isso, a jovem embaixadora também irá visitar os principais pontos turísticos da cidade, conhecendo tanto grandes empresas – como a Sede da Google – quanto às empresas menores.