Acessibilidade
27 de setembro de 2016 12:14

Alunas e professores de Mossoró têm trabalho aprovado no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

A pesquisa foi desenvolvida junto ao e-Labora e será apresentada no evento que acontece entre 6 e 10/11.

As alunas da graduação do curso de Engenharia Civil do Campus Mossoró Lanila Francisca Torres e Ingrid Danielly de Souza Dantas, juntamente com os professores mestres Adalberto Pessoal de Carvalho Segundo e Felipe Lira Formiga de Andrade, tiveram um trabalho aprovado no 22º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECIMAT), importante e tradicional evento nacional.

A pesquisa resultou no trabalho “Patologias devido à má utilização dos blocos cerâmicos de vedação em residências unifamiliares no município de Mossoró”, submetido e aprovado no 22º CBECIMAT, que ocorrerá nos dias 6 a 10 de novembro de 2016.

O trabalho nasceu de pesquisa estimulada pelo e-Labora – o Centro de Excelência em Pesquisas Aplicadas da UnP – que, no decorrer dos semestres, vivenciou problemáticas da construção civil na Avaliação da Qualidade dos Blocos Cerâmicos. Como resultado dessa pesquisa, foi realizada a retirada desse material em obras da região para estudo em laboratório seguindo os parâmetros normativos da NBR 15270, que trata dos fatores que incidem na qualidade dos blocos.

Unindo os resultados laboratoriais com a prática em obras, foram identificadas patologias em residências unifamiliares devido a aplicação de forças sobre os blocos além de sua capacidade. Para fins de comprovar a pesquisa, as estudantes e professores citados analisaram os resultados da resistência à compressão dos blocos cerâmicos, provando que os blocos só suportam seu peso próprio e da alvenaria que está sobre ele.