Acessibilidade
18 de dezembro de 2017 16:17

Alunas publicam em livro que une maiores fotógrafos do Brasil e China

As fotos foram publicadas no livro “100 fotógrafos focam o Brasil" que tem imagens de profissionais chineses e brasileiros
Foto: Uma grande paixão de Meysa Medeiro é fotografar manifestações culturais.

Entre as mais de 200 imagens dos melhores fotógrafos chineses e brasileiros estão as das estudantes do curso de Fotografia da UnP, Meysa Medeiros e Laíne Paiva. “100 fotógrafos focam o Brasil” é um livro de arte bilíngue (português/chinês) que faz o intercâmbio dos dois países, através de profissionais da fotografia que relatam nas imagens uma “síntese a reflexão sobre a cultura e o povo brasileiro”, dando destaque para paisagens de várias regiões do país. Evandro Teixeira, um dos maiores profissionais da fotojornalismo foi o responsável pela curadoria e reunir os diversos olhares e lentes em uma obra com mais de 260 páginas.

Laine Paiva é macauense e registrou a sua terra natal.

O peso disso fica evidente para a concluinte do curso, Meysa Medeiros. “Estou muito feliz em saber que entre tantos fotógrafos de renome eu e minha grande amiga Laíne Paiva entramos no livro representando o Brasil nesta edição especial. Através da curadoria de um ícone brasileiro, que é o Evandro Teixeira, que não somente nos indicou, mas que sempre nos deu apoio para seguir nossos sonhos”, destaca.

Créditos da foto: Evandro Teixeira. Obras no livro de Laíne Paiva

Assim como a colega de curso, Laine Paiva ficou entre os nomes de destaque no país, como os potiguares Canindé Soares e  Adrovando Claro, dois dos maiores e consagrados fotógrafos do estado a compor a obra. “É gratificante e tenho muito orgulho em fazer parte desse projeto ao lado de grandes fotógrafos que tanto acompanho o trabalho. É inexplicável a felicidade em ter sido selecionada. Sinal de que estamos trilhando o caminho certo e transmitindo para todos um pouco da cultura do Brasil através do nosso olhar”, festeja a aluna que vai cursa a 3ª série.

Foto: Laíne Paiva registrando os pescadores em Macau.

O apoio e o reconhecimento da batalha das alunas, que sempre deram o melhor de si, vem também da coordenação do curso.”Para nós que fazemos o Curso de Fotografia da UnP é muito importante ver que os resultados dos nossos alunos já começam a ultrapassar os muros da academia. Alunas talentosas, inteligentes que certamente mudarão o cenário do mercado profissional da fotografia”, destaca Francisco de Paula, coordenador do Curso.

Alunas Meysa Medeiros e Laine Paiva

A obra com a fotografias é a versão brasileira do “China Daily’s Focus”, que já fez coletânea de imagens em diversos países como Rússia e Canada. Em 2017 chega ao Brasil reunindo mais de 100 profissionais.