Acessibilidade
8 de Abril de 2014 16:11

Aluno de Enfermagem é único brasileiro selecionado para feira internacional na Colômbia

Aluno Paulo Ramon e o orientador Washington Sales

O aluno Paulo Ramon Rocha, da 1ª série do curso de Enfermagem da Universidade Potiguar, Campus Mossoró, é o único brasileiro selecionado pelo Programa de Incentivo à Inovação e à Ciência, Jovens Inovadores, da Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – Rede POC, para representar o País na II Feria Internacional Infantil y Juvenil de Ciencia, Tecnologia y Innovación de Bogotá, Colômbia, que ocorrerá de 23 a 25 de abril. O aluno se destacou com o projeto “Relief – Dreno de Suporte Torácico”, realizado sob a orientação do professor Washington Sales.

O projeto foi desenvolvido a partir da observação do aluno durante estágio no Hospital Regional Tarcísio Maia, Mossoró/RN, quando percebeu que pacientes em fase de pós-operatório encontravam dificuldades em se locomover e ficavam expostos à infecção a partir do contato do dreno torácico com ambiente hospitalar infectado.

“O Releif Dreno Suporte Torácico tem como meta principal aliviar o desconforto de pacientes que utilizam o dreno torácico, proporcionar uma deambulação mais segura e precoce, bem como diminuir o seu contato com possíveis superfícies contaminadas reduzindo o risco de infecções”, explica o aluno no resumo do Projeto.

“A proposta de desenvolvimento do Relief foi dividida em duas partes: A primeira um relato de experiências pelo idealizador do projeto, e segundo uma pesquisa de caráter exploratória com uma abordagem qualitativa para coleta das informações necessárias para a construção da ideia. Como resultado, foi confeccionado um protótipo do Relief Dreno Suporte Toracíco e submetido a testes, onde está sendo comprovado com sucesso a sua utilização”, esclarece ainda o autor em seu trabalho.

Essa não é a primeira vez que o aluno se destaca. Quando ainda fazia o Ensino Médio, Ramon viajou a Inglaterra através da Rede Poc para participar das Olimpíadas do Conhecimento e voltou laureado como o melhor aluno do RN. O aluno também já foi aprovado em 14 vestibulares, escolhendo estudar Enfermagem na UnP por considerá-la a melhor instituição e visualizar  uma oportunidade de estar no mundo. Um outro ponto que torna a história do aluno ainda mais interessante é o fato dele ser dislexo, tendo grande dificuldade com a escrita mas não nas ideias e na fala, tornando suas realizações lições de superação para todos os estudantes.