Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

6 de setembro de 2017 14:06

Aluno de Psicologia de Mossoró leva trabalho para evento nacional

Alan Eugênio Dantas Freire, da 2ª série, fará apresentação oral durante 19ª Encontro Nacional da Abrapso

O aluno Alan Eugênio Dantas Freire, da 2ª série do Curso de Psicologia do Campus Mossoró, teve um trabalho aprovado para apresentação no 19º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso). O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de novembro de 2017, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. A pesquisa foi orientada pelo Prof. Samuray Freire e co-orientada pela Profa. Sabrina Lisboa.

Sob o título “Carnavalização e estigmatização da homossexualidade no discurso de memes veiculados no Instagram”, Alan analisou as postagens realizadas por um perfil na rede social, encontrando marcas da carnavalização bakhtiniana e da teoria do estigma (teorias estudadas pela Psicologia). O acadêmico levará seu trabalho no formato de apresentação oral.

“A Psicologia, enquanto área do conhecimento ligada às subjetividades, precisa entrar nessa discussão e problematizar esses modos de produção de inter-relações, modos de produção estes que têm sido mediados pela cibercultura propiciando a criação de estigmas contra os homossexuais e constituindo instrumento produtor de sofrimento psíquico para essa população”, explica o aluno.

O 19º Encontro Nacional da Abrapso será realizado na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica tendo como tema geral “Democracia participativa, Estado e laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção”, propondo o debate sobre a atuação em Psicologia Social e áreas afins, no contexto político atual.