Acessibilidade
3 de novembro de 2015 16:09

Aluno e professor da Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação obtêm destaque em evento nacional

O aluno da Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação da UnP Paulo Cesar Oliveira de Paula e o professor Nielsen Castelo Damasceno destacaram-se em evento nacional realizado em Natal com a apresentação do artigo intitulado “Otimização de controlador PI para um trocador de calor utilizando a metaheurística Bat Algorithm”.

O Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI) é o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, sendo patrocinado pela Sociedade Brasileira de Automática. A 12ª edição ocorreu entre os dias 25 e 28 de outubro. O evento reúne pesquisadores e profissionais que atuam nas áreas relacionadas aos Sistemas e Automação Inteligentes, como robótica, automação, otimização e instrumentação.

No artigo, os autores apresentam a modelagem e simulação computacional de um sistema de controle para um trocador de calor de casco e tubos utilizando Bat Algorithms. O professor Nielsen explica que “a lógica do controle de temperatura é regida por um controlador Proporcional-Integral, cujos parâmetros foram inicialmente sintonizados utilizando-se dois métodos de sintonia do estado-da-arte.” Para avaliar a performance dos diferentes métodos de sintonia, foram comparados “os valores dos transientes da resposta ao degrau em oito configurações de malha geradas”. Também foi estabelecido um comparativo entre estas malhas utilizando-se os índices de desempenho proposto na literatura, com o sistema otimizado pelo Bat Algorithms tendo obtido os melhores valores de transientes e dos índices de performance.