Acessibilidade
26 de Fevereiro de 2015 09:31

Aluno UnP faz parte do Programa de Embaixadores da Rede Laureate no Brasil

Do sonho de infância para o mundo. Clécius Venícius de França Brandão, com apenas 21 anos de idade realizou seu maior sonho pessoal e ainda conseguiu ser destaque na Universidade Potiguar. Aluno da 4ª série do curso de Relações Internacionais, ele é um dos embaixadores da rede e faz parte do Programa de Embaixadores da Laureate, e com esse título as portas da internacionalidade estão com livre acesso.

O início dessa conquista começou quando Clécius participou e foi aprovado em uma seleção realizada pela Universidade Potiguar, ainda em 2014, quando foram realizadas avaliações de proficiência em inglês, entrevista em vídeo e análise do desempenho acadêmico. O prêmio foi a oportunidade de representar a UnP no World Business Forum 2014, em Nova York, com tudo pago. Esse foi o trampolim para o estudante chegar mais longe.

“Quando eu era menino, queria ser cidadão do mundo e sempre que alguém me perguntava qual era o meu maior sonho, essa era minha resposta imediata”. Conta Clécius em um depoimento emocionado escrito em sua página de uma rede social, relatando todo o sentimento envolvido com a oportunidade de representar a UnP em um evento internacional. “Eu nunca vou esquecer o momento em que os meus olhos lacrimejavam quando eu estava dentro do avião e vi pela primeira vez a terra surgindo através do grande mar e eu sabia que um desejo que eu tinha visto crescer por tanto tempo estava para ser cumprido”, disse sobre sua primeira viagem para o tão sonhado exterior.

Da experiência vivida no World Business Forum 2014, o estudante de Relações Internacionais trouxe na bagagem aprendizados e desafios de como ser um provocador da mudança e buscar inovações continuamente. Enérgico, Clécius entrou em sintonia com as temáticas apresentadas pelos palestrantes e absorveu a ideia central do evento: “outside the box”. Sobre o valor dessa oportunidade para seu futuro profissional, ele tenta resumir o que para ele foi a maior de suas experiências acadêmicas e pessoais. “Os conhecimentos vão além dos adquiridos com os palestrantes no Fórum, pois começaram do momento em que cheguei no aeroporto até o momento da partida. Todas as pessoas com as quais mantive contato, sejam os colegas universitários da rede Laureate ao redor do mundo inteiro, sejam os funcionários do hotel, sejam as pessoas nas ruas. E é como dizem, Nova York é a capital do mundo, então pessoas das mais diferentes origens eu encontrei por lá e tudo isso colaborou para expandir minha visão de mundo, cada um deles me atribuindo uma perspectiva que outrora eu não possuía”.

Tornando esse momento ainda mais inesquecível, foi a partir dele que Clécius Venícius teve a oportunidade de demonstrar interesse em participar das atividades da Laureate com mais assiduidade. Em agosto, durante o Forum ainda em Nova York, foi apresentado ao Laureate Ambassador Program, após o evento e, de volta ao Brasil, já no mês de janeiro, o aluno da UnP foi convidado a participar de uma entrevista com a equipe da Laureate, fase decisiva da seleção, que avaliou se o estudante tinha um perfil condizente com o posto oferecido. A escolha foi feita e Clécius foi nomeado um dos embaixadores do Programa da Laureate Brasil.

Como integrante do programa que o torna um dos embaixadores da Laureate, o aluno da UnP agora tem acesso a todos os benefícios e oportunidades que a rede tiver a oferecer, como estabelecer relações com outros embaixadores ao redor do mundo e participar de eventos e palestras internacionais com mais frequência. Quanto aos deveres da sua função, o estudante tem como missão compartilhar com outros estudantes todos seus conhecimentos adquiridos através dos eventos que participar.

Duas conquistas internacionais em menos de seis meses. Clécius conseguiu através de seu esforço pessoal e das oportunidades ofertadas pela Universidade Potiguar duas oportunidades de mostrar seu potencial para o mundo. Sobre a internacionalidade presente na UnP através da rede Laureate, o estudante acredita que esse é um diferencial de grande importância. “Poder participar de atividades e oportunidades que mudam a sua perspectiva não só acadêmica, mas também profissional e pessoal é algo que será o seu diferencial na academia, no mercado de trabalho e na vida perante os demais”.

Motivado com sua colocação dentro da rede de ensino internacional que mais cresce no mundo, o inquieto Clécius Venícius de França Brandão sonha mais alto e deseja provocar mais alunos a aproveitarem as oportunidades que ele hoje desfruta. “Posso adiantar que em 2015 muitas oportunidades estarão por vir e um dos embaixadores do programa, coloco-me à disposição de todo aquele que se sentir inclinado a participar”, concluiu.
Acesse aqui o link do post escrito por Clécius, relatando sua experiência pessoal.