Acessibilidade
27 de novembro de 2017 13:09

Alunos apresentam Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS)

Massagem nos pés e mãos com uso de florais, atividades física e alimentação saudável foram apresentadas para paciente de Nazaré

A Unidade da Estratégia da Saúde da Família do bairro de Nazaré, em Natal, recebeu no dia 30 de outubro uma intervenção realizada por 19 alunos de seis cursos da Escola da Saúde. A atividade fez parte do Programa Interdisciplinar Comunitário (PIC). Foram ofertadas atividades multidisciplinares, com ênfase nas Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) como massagem nos pés e nas mãos com uso de florais, atividades física e alimentação saudável de acordo com a realidade local.

A disciplina PIC conecta-se com os princípios do SUS da Universalidade e integralidade dos serviços ofertados pela rede de atenção à saúde. Pensando nisso, a ação em Nazaré teve como principal objetivo mostrar as diversas formas de tratamento, sendo enfatizado a hipertensão e diabetes. Participaram estudantes de Odontologia, Serviço Social, Educação Física, Fonoaudiologia, Psicologia e Enfermagem, da 4ª e 6ª séries. A atividade foi coordenada pelo preceptor Zacarias Ramalho Silvério e tendo como coordenação da disciplina a Profa. Francisca Araújo Rego.

As PICS concebem o sujeito de uma maneira global, sendo valorizado os recursos da terra dentre outros como forma de tratar patologias ou fornecer uma melhor qualidade de vida ao usuário da rede visando a plenitude e a dimensão dos envolvidos no processo saúde-doença. Para os pacientes, também foram explicadas formas que visasse levar saúde de acordo com a condição socioeconômica da localidade, aproximando as práticas saudáveis à realidade daquelas pessoas que ali se faziam presentes.