Acessibilidade
24 de Maio de 2016 18:12

Alunos comemoram sucesso do Workshop de Exatas e comentam sobre suas experiências

Durante a realização do V Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas e III Simpósio do Mestrado Profissional em Engenharia de Petróleo e Gás do Campus Natal, entre os dias 18 e 20 de maio, os alunos do Programa de Ensino Tutorial também contribuíram para o sucesso do evento. Os 12 bolsistas e 6 voluntários auxiliaram na organização e credenciamento do WEECE, ajudaram na realização das palestras, minicursos, exposições, mostras e concursos, além de toda assistência dada aos professores durante as atividades do evento.

A experiência desses estudantes vai além da contribuição com a organização do Workshop, e colabora também com a aquisição de novos conhecimentos e práticas acadêmicas que vão agregar valor na formação universitária. Isso é percebido através dos depoimentos dos alunos e dois podem ser conferidos abaixo.

 

Eric Gabriel Oliveira Rodrigues, graduando em Engenharia Civil pela Universidade Potiguar, 21 anos, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)

Participei das edições anteriores e posso afirmar com toda certeza, que foi o melhor ano. A diversidade de Mostras, Exposições, Competições, Palestras, Oficinas e Minicursos se fez bem presente, possibilitando a interação entre todos os alunos dos mais diversos cursos da Universidade. Muitas inovações foram apresentadas na III Mostra de Robótica, na I Mostra Ciência e Tecnologia dos Materiais, e na Exposição Triciclos da Mecânica.

Os professores da área de Construção Civil incentivaram os seus alunos a produzirem trabalhos e os resultados foram fantástico, o que pôde ser observado na I Mostra de Instalações Prediais, II Mostra de Geotécnica, II Mostra de Construção Civil, III Mostra o Mundo da Química, III Mostra de Pesquisa e Técnicas Construtivas, III Mostra de Hidráulica e III Mostra de Mecânica dos Fluidos, entre outras. Apresentei um trabalho na I Mostra de Estruturas de Concreto Armado e Fundações, o que evidenciou a importância de sua realização, pois os alunos que nunca haviam participado de Mostras Científicas puderam ter o contato com os trabalhos de configuração acadêmica. Ocorreu também algumas competições como, a terceira edição do Concurso das Pontes de Macarrão.

Tive o privilégio de ajudar nas atividades do Workshop, através do auxílio no credenciamento dos participantes, suporte nas palestras e pude também, fazer a cobertura do evento nos três dias, com registros audiovisuais, fotográficos e entrevistando organizadores, palestrantes, professores, alunos e funcionários. Apresentei quatro trabalhos durante o evento. O Banner e Artigo, cujo tema foi “Colapso Progressivo – Estudo De Caso Do Edifício Palace II”, sob orientação dos Professores Juarez de Quadros B. Júnior e Carlindo Avelino. E outros dois Banners: “Análise de Normas Regulamentadoras Através De Estudo de Caso No Município De Natal/RN” e “Reutilização de Resíduo de Concreto e Resíduo de Bloco Cerâmico na Construção Civil”, ambos orientados pela professora Msc. Everlania Maria da Silva. Estou bastante animado com as próximas edições, pois sei que nosso sucesso profissional é reflexo das nossas realizações acadêmicas. E ficou bem evidenciado que estudo numa Universidade de excelência que se preocupa com o aluno, incentiva a realizar atividades com grande grau de dificuldade e dá o suporte para executá-las.”

 

Ariana Mahara Fernandes Nery, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Potiguar, 20 anos, voluntária do Programa de Educação Tutorial (PET)

Nos dias 18, 19 e 20 de Maio a Escola de Engenharia promoveu o “V Workshop da EECE e III Simpósio do MPEPG da UnP”, que contou com uma das melhores programações. Os três dias foram marcados pela grande dedicação, esforço e cuidado dos funcionários e alunos em fazer desse evento, o melhor de todos, não só na organização como também nos temas e exposição dos mesmos, que possibilitou uma interação e contribuiu para um conhecimento de qualidade.

Dentre tantas atividades interessantes oferecidas pelo evento, tive a oportunidade e o prazer em auxiliar toda a equipe, ajudando-os na organização das palestras, no credenciamento dos alunos e professores, bem como, dando suporte e fazendo toda a cobertura do evento, filmando e entrevistando alunos e professores, tendo ainda a oportunidade de interagir e trocar saberes.

Como aluna da Universidade e voluntária do Programa, ainda tive a oportunidade de apresentar um trabalho realizado pelo PET com demais amigos, na Mostra Científica da professora Everlânia, com o tema: “Análise de Normas Regulamentadoras Através de Estudo de Caso no Município de Natal”. O tema foi voltado para as NR’s que regulamentam e garantem a segurança e saúde do trabalhador no ambiente de trabalho.

Ajudar ativamente foi muito prazeroso, gratificante, de grande importância para o meu crescimento pessoal e profissional e principalmente, por todo conhecimento adquirido nesses três dias de Workshop. Também pude ter um contato direto com profissionais de diferentes áreas da Engenharia, buscando assim agregar novos conhecimentos. Como bem explica a frase de Confúcio: “A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído”

Durante esse período do Workshop pode-se perceber a integração dos alunos, professores, palestrantes e todos que de forma direta e indireta contribuíram para que o evento fosse um sucesso. Houve também a certeza do dever cumprido e que todos os esforços foram válidos para a magnitude do evento. Acreditando que o sucesso profissional depende da nossa formação acadêmica, dedicação, empenho e acima de tudo, no desejo insaciável de aprender, e consciente que o conhecimento é algo inacabado.