Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

5 de Maio de 2015 15:43

Alunos do curso técnico de Desenho de Construção Civil expõem maquetes

Uma exposição de maquetes do curso técnico de Desenho de Construção Civil mobilizou alunos na última semana de abril, em uma prévia do que será exibido por eles durante o IV Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas, no final de maio. As atividades práticas da disciplina de Maquetaria foram organizadas pela professora Andressa Torres com o objetivo de exibir e obter a opinião da comunidade acadêmica para a melhoria das maquetes que serão apresentadas durante o evento.

A proposta, segunda a professora Andresa, era que os alunos elaborassem a maquete de um reservatório elevado (caixa d’água) destinado à unidade Nascimento de Castro, caso o espaço reservado ao estacionamento de motos fosse realocado, criando também um espaço extra de convivência no prédio. A exposição ocupou dois turnos em diferentes locais da Escola, para ampliar a visibilidade.

Na montagem dos projetos, foram integrados vários professores do curso e também de outros tais como: Edificações, Paisagismo, Segurança do Trabalho e especialmente o curso técnico em Eletrotécnica ofertado pela Escola de Formação Técnica (Escola Técnica Potiguar – ETP) junto à professora Fabiana Piano, cujos alunos interagiram diretamente com os projetos das maquetes e montaram instalações com pontos de iluminação previstos no esboço arquitetônico.

A montagem das maquetes integrou também outras disciplinas cujo conhecimento foi utilizado pelos alunos nos projetos: instalações hidráulicas, estabilidade das estruturas, noções de gestão ambiental e paisagismo. Alguns deles se disseram surpresos com as dificuldades encontradas durante a elaboração dos projetos, diante das quais tiveram que adequar e/ou modificar a proposta original para gerar novas e satisfatórias soluções.