Acessibilidade
22 de agosto de 2017 11:05

Alunos da Escola da Saúde participam de Simulação Interprofissional

Primeira etapa da atividade prática começou em agosto com a fase de Acolhimento do paciente

Mais de 600 alunos e 11 professores da Escola da Saúde da Universidade Potiguar iniciaram nos dias 21 e 22 de agosto, da primeira etapa da Simulação Interprofissional, atividade que busca trazer os acadêmicos de diversos cursos a situações semelhantes à realidade que eles encontrarão no dia-a-dia de suas profissões. A atividade é realizada em três momentos e, nesse primeiro, eles realizaram o Acolhimento.

Estiveram envolvidos na simulação, estudantes dos Cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Serviço Social. Os alunos das diversas Graduações se encontram em grupos de cinco ou seis integrantes com objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para receberem, como equipe, um possível paciente em um serviço de acolhimento. Nesse caso, a simulação foi feita pensando em um atendimento no Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP.

“Eles recebem o paciente, escutam, discutem entre si, fazem as orientações e encaminhamentos. É um dos poucos momentos dentro da simulação em que os alunos de vários cursos se encontram para aprender juntos e o objetivo é que eles sejam capazes de trabalhar em equipe. É importante saber discutir o caso, escutar o outro e também se posicionar”, explica a responsável pela Educação Interprofissional da Escola da Saúde, Profa. Diana Rosado.

Em breve, outros dois momentos de trabalho interprofissional serão realizados: a Discussão Interprofissional e a Alta Compartilhada.