Acessibilidade
20 de Maio de 2014 15:02

Alunos da Saúde do Campus Mossoró participam de mais um ciclo de avaliações pelo OSCE

Começou ontem, 19, mais um ciclo de avaliações com os alunos da Escola da Saúde do Campus Mossoró, através do Exame Clínico Objetivo Estruturado – OSCE. O Exame, que começou na UnP desde 2012 com alunos do curso de Enfermagem, passa, a  partir deste semestre, a valer também para todos os cursos da Escola da Saúde do referido Campus.

“Implantamos o OSCE curricularmente em 2012. Uma vez que já tínhamos crescido e amadurecido o processo de ensino por simulação, já poderíamos seguir com a implantação do ensino com metodologias ativas agora no momento da avaliação”, explicou o professor Wanderley Fernandes, Coordenador do Curso de Enfermagem e da Escola da Saúde do Campus Mossoró.

O Exame Clínico Objetivo Estruturado – OSCE avalia o raciocínio clínico dos estudantes em situações realísticas que imitam condições e situações vivenciadas em seu cotidiano de trabalho. O Exame é um instrumento internacionalmente validado para fins de avaliação das atividades clínicas na prática. A prova acontece em cenários que reproduzem uma situação da realidade no qual os alunos devem intervir clinicamente.

“Essa semana inteira os alunos da 3ª a 8ª série da Enfermagem irão realizar seu OSCE e a partir da evolução também dessa metodologia os discentes passarão nesse semestre por 12 cenários”, explicou o docente. O curso de Fisioterapia fará seu OSCE nos dias 24 e 31 de Maio e irá desenvolver a metodologia pela primeira vez. Os discentes passarão por 08 cenários. Já o curso de Nutrição fará seu OSCE nos dias 26 e 27 de Maio e os alunos irão passar por 04 cenários.

“Realizamos uma pesquisa no final do ano passado que estamos ajustando para publicação, mas através dela foi possível perceber que com o OSCE aumentamos em mais de 500% a procura dos discentes para estudarem individualmente no CIS após os momentos de simulação. Além disso, a segurança dos alunos em relação ao seu fazer também foi relatado. É o nosso compromisso com a formação de excelência sempre fazer o melhor. Cabe ao aluno também se envolver nesse processo.”