Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

21 de Março de 2012 17:15

Alunos da Universidade Potiguar participam de Festival Internacional de Cinema

Alunos do 3º período do curso de Cinema da Universidade Potiguar tiveram seu filme “Viva Palhaço” selecionado para o Festival Internacional de Cinema em Cracóvia, na Polônia. “Vermelho”, título de outro filme que será exibido no festival, também tem a participação na categoria fotografia de um aluno do curso de Cinema, Johann Jean e da aluna do curso de Publicidade e Propaganda da UnP, Marcela Rosselini.

Para o Prof. Fábio DeSilva, Diretor do curso de Cinema na UnP, conseguir se classificar para um festival de cinema tradicional como o da Polônia é uma grande conquista, considerando, inclusive, que o curso existe há apenas 2 anos: “Essa conquista é um estímulo à produção de cinema no RN e mostra que, nesse sentido, não há fronteiras para a produção dessa forma de arte”.

O Festival de Cinema de Cracóvia é dedicado às curtas-metragens, de ficção, de animação ou documentário. Ocorre anualmente entre fins de maio e princípios de junho, na cidade de Cracóvia, na Polônia. A primeira edição ocorreu em 1961 e três anos depois, ganhou força e status para realizar sua primeira edição internacional.

Desde 2001, o festival premia a produção cinematográfica nestas dimensões – nacional e internacional – se firmando entre os eventos mais antigos da Europa dedicados à animação, documentário e outras formas de curta-metragem. No decorrer de décadas, tornou-se bem estabelecido entre os eventos mundiais semelhantes.

O Júri atribui os seguintes prêmios na competição internacional: o Dragão de Ouro para o diretor do melhor filme; o Dragão de Prata para o melhor documentário, melhor filme de animação e melhor longa-metragem; além de Menções Honrosas e do Prêmio Popular, que se confere através da escolha do público para o melhor filme apresentado nas competições.