Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

18 de junho de 2012 09:50

Alunos da UnP aplicam Planejamento Ambiental em Barra do Rio

A responsabilidade ambiental é um tema que tem ganhado força nas últimas décadas em ações e debates feitos por governos, sociedades e a mídia; no meio acadêmico não é diferente.  Na Universidade Potiguar, um bom exemplo disso é o trabalho realizado por alunos da 3º série do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental na comunidade praieira de Barra do Rio, em Extremoz, município distante a 16 km da capital do estado. Ali, próximo às Dunas de Genipabu, cartão postal mais famoso do RN, os futuros gestores ambientais traçaram um diagnóstico dos principais problemas locais.

Utilizando os conhecimentos da disciplina de Planejamento Ambiental, os alunos diagnosticaram, por exemplo, as sérias conseqüências do assoreamento do estuário do rio Ceará-mirim, que compromete a atividade turística e a pesca, principal atividade econômica para metade das famílias daquela localidade; o rio também sofre com a poluição causada pela manutenção inapropriada dos barcos no local, além da retirada da mata ciliar próxima para construção de viveiros. A população também reclama de doenças de pele causada pelo acúmulo das chuvas na principal rua da comunidade.

“Utilizamos indicadores ambientais e instrumentos de avaliação para observar, in loco, os aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos da região. O diagnóstico realizado permitiu apontar soluções socioambientais para melhorar a harmonia entre a comunidade e o meio em que vivem” – explica o Prof. Paulo Lima, Mestre em Educação Ambiental, lembrando que uma das características do planejamento ambiental é exatamente a recuperação do sentido social do local.

No dia 16 de junho, os alunos e o Professor que participaram deste planejamento ambiental estiveram na Quadra de Esportes da comunidade de Barra do Rio, às 19h, para apresentar o resultado dos seus estudos. Essa contribuição ficará registrada em forma de um livro que será doado à biblioteca comunitária. Durante a apresentação, os alunos doaram uma cadeira de rodas e uma de banho a um dos moradores entrevistados durante o projeto, o Sr. Manoel Ângelo, que tem mais de 100 anos de idade.

 Veja FOTOS