Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

19 de julho de 2016 18:37

Alunos da UnP participam de busca ativa de casos de microcefalia notificados em Mossoró e região

13600247_10205144733096839_3490949019035853779_nEstudantes e Professores da Escola da Saúde da Universidade Potiguar Campi Natal e Mossoró se uniram no dia 9 de julho para juntos contribuírem com o mutirão de atendimento às crianças com microcefalia, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da II Unidade Regional de Saúde Pública. A ação atendeu cerca de 160 casos notificados na macrorregião Oeste, com o objetivo de colaborar com a emissão dos laudos circunstanciados que confirmam o diagnóstico da microcefalia e possibilita às famílias à procurarem os serviços sociais e de saúde para o acompanhamento.

De acordo Cláudia Frederico, coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, as ações relativas a microcefalia tem priorizado três eixos: Sala de situação em Saúde; a Assistências às Famílias; e a pesquisa. Porém antecede a esses eixos a questão de confirmação ou refutação dos casos notificados e esse se dá pelo fechamento do diagnóstico e consequente emissão de laudo circunstanciado. Da UnP participaram do mutirão os cursos de Enfermagem, Serviço Social e Fonoaudiologia, além de estudantes de outras instituições da região, como a UERN.

Coordenador da Clínica Integrada de Saúde da UnP, Professor Wanderley Fernandes da Silva acredita que “é de suma importância que não percamos de vista essas famílias que foram notificadas e posteriormente diagnosticadas com microcefalia uma vez que temos toda uma geração de crianças que irão se desenvolver e ainda estamos buscando compreender como lidar com elas e suas famílias. Pouco sabemos como se dará seu desenvolvimento e crescimento. É preciso que os profissionais de saúde conheçam essas crianças e seu desenvolvimento, suas limitações e as novas necessidades de produção de serviços para garantirmos certa qualidade de vida a essas crianças e suas famílias. Essa é apenas uma ponta do Iceberg. O nosso trabalho está apenas começando.”

Durante o Mutirão para diagnóstico de microcefalia em crianças de Mossoró e cidades circunvizinhas, foram atendidas crianças das cidades, Apodi, Upanema, Areia Branca, Assú, Ipanguaçu, Baraúna, Caraúbas, Governador Dix Sepet Rpsado, Grossos, zona rural e zona urbana de Mossoró. Das 187 crianças notificados de Janeiro a Maio, foram localizadas 130. Destas, foram atendidas 71 crianças pela equipe formada por alunos e profissionais da UnP, e foram confirmados 12 casos.