Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

25 de outubro de 2013 19:12

Alunos da UnP participam de exercícios de operação de paz do Exército

Alunos de diversos cursos da Universidade Potiguar participação do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) do Exército Brasileiro, que acontecerá em Natal de 25 a 31 de outubro em diversos pontos da Grande Natal. Esta é a terceira vez que estudantes da UnP participam deste exercício, que é organizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB.

O EAOP é uma das últimas etapas do treinamento das tropas brasileiras que estão indo para a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti ou MINUSTAH (Mission des Nations Unies pour la stabilisation en Haïti). Participarão alunos de Relações Internacionais, Enfermagem, Odontologia, Jornalismo, Fisioterapia, além de alunos intercambistas (espanhóis, italianos e mexicanos).

No exercício serão simuladas diversas situações que as tropas enfrentarão na missão da ONU no Haiti e os alunos participam como atores, desde vítimas de acidentes a inspetores de organismos internacionais. Este ano a UnP também participará na preparação dos cenários e vítimas das simulações.

Sobre a EAOP 

O EAOP é um exercício aplicado ao final do período de preparação dos Contingentes brasileiros que se deslocam para as diversas áreas de operações localizadas em países que possuem missões de paz sob a égide de Organismos Internacionais.

O EAOP, especificamente, é coordenado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Organização Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro/RJ e vinculada ao Ministério da Defesa, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz e desminagem humanitária. Nesta oportunidade, o CCOPAB está sendo empregado como ferramenta do 1º Gpt E, para realizar a avaliação final deste contingente militar de Engenharia antes do início do seu emprego no Haiti.

O Contingente de Engenharia, composto por 250 militares do Exército Brasileiro, possui 19 norte-riograndenses, além de militares naturais de outros Estados que servem em diversas Organizações Militares do Brasil. Eles, desde o início deste mês, receberam instruções de nivelamento e técnicas operativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

(Com informações do site da CCOPAB)

Clique aqui para acessar!