Acessibilidade
26 de Março de 2014 10:26

Alunos de Direito participam de Sustentação Oral no Tribunal do Júri

Com o objetivo de viabilizar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula às situações práticas simuladas, a Escola do Direito da UnP, integrante da Rede Laureate, promove todo semestre, o Concurso de Sustentação Oral. Em sua 5ª edição, o concurso levará, mais uma vez, 10 alunos do curso de Direito para proferir a sustentação oral, que neste semestre será na área de Direito Penal e Processual Penal, com o tema Homicídio. O concurso ocorrerá no dia 27, quinta-feira, no Tribunal do Júri do Fórum Des. Miguel Seabra Fagundes, com início previsto para as 8h.

“Realizamos o concurso semestralmente, cada um com uma temática diferente levando o aluno para um lugar real onde ele pode vivenciar na frente de profissionais, a prática daquilo para o qual está sendo preparado”, explicou a professora Marília Almeida, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da UnP. A docente ressalta, ainda, que o concurso é muito procurado pelos alunos, “extrapolando o número de vagas”, e que o momento sempre revela bons oradores. “Sempre têm aqueles alunos que realmente nos surpreendem”, destacou.

Cinco alunos simularão ser Promotores e cinco Defensores, pelo tempo máximo de 12 minutos, com direito à réplica e tréplica. Na avaliação do desempenho oral serão considerados os seguintes critérios: Linguagem, Apresentação, Consistência Jurídica e Força Persuasiva.

O julgamento será realizado por um Colegiado formado pelos seguintes profissionais convidados pela Escola do Direito: Juiz Andreo Aleksandro Nobre, que presidirá a mesa, Promotor Luiz Eduardo Marinho; Defensora Pública Fabíola Lucena; Representante da OAB, Deywsson Maykel; Advogados Flávio Moura e Lourinaldo Silvestre, egressos da UnP; professores da UnP,  Airton Romero (Direito) e Conceição Flores (Letras).

O resultado do Concurso será divulgado ao final da sessão.