Acessibilidade

Central de Atendimento: (84) 4020-7890

20 de Maio de 2014 14:47

Alunos da UnP realizarão ações durante a Semana Internacional da Tireoide

Com a orientação de professores, alunos da UnP realizarão entre os dias 22 e 24 deste mês, ações de conscientização em referência à Semana Internacional da Tireoide, cujo tema é “Tireoide e desempenho físico”. Nos dias 22 e 23, as ações ocorrerão das 8h às 12h nos ambulatórios do Hospital Universitário Onofre Lopes, e no dia 24, das 10h às 18h, no Shopping Midway Mall, momento em que  participarão cerca de 30 alunos da UnP.

A professora Neidmar da Mata, docente do curso de Medicina da UnP e Presidente da Sociedade de Endocrinologia e Metabologia do RN (SBEM-RN), está à frente das ações em Natal. “É uma Campanha de âmbito internacional buscando alertar e esclarecer a população sobre as doenças da tireoide, como fazer o autoexame e uma vez encontrada alguma irregularidade na glândula, encaminhar para o tratamento adequado pelo SUS”, explicou a docente.

A tireoide é a maior glândula endócrina do corpo e interage com todos os órgãos, principalmente o Sistema Cardiovascular e o Nervoso. Pode ser acometida de diferentes doenças que aumentem (Hipertireoidismo) ou reduzam suas funções (Hipotireoidismo), além de câncer. “Como a prevalências dessas doenças é elevada, a Campanha de detecção das mesmas se reveste de grande importância, uma vez que reflete sobre  saúde do indivíduo como um todo”, alertou da Mata.