Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

19 de agosto de 2019 16:36

Alunos da UnP são destaque na Campus Party Natal 2

Equipe dos cursos de Tecnologia da Informação foram 2º lugar no Hackathon e Agência Escola atuou na produção de conteúdo para a Prefeitura de Natal

Os alunos da Universidade Potiguar foram destaque durante a Campus Party Natal 2, realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, no Centro de Convenções. Na competição de Hackathon, alunos dos cursos de Tecnologia da Informação, levaram o 2º lugar com o desafio proposto pelo Governo do Estado de desenvolver uma plataforma de Micro Learning.

Mais que isso, a parceria entre a UnP e o Executivo Estadual proporcionou aos participantes da maratona premiações com bolsas de estudos. Participaram alunos dos cursos de Sistemas de informação, Ciência da Computação, Gestão de Tecnologia da Informação e Redes de Computadores.

O Hackathon contou com o envolvimento e tutoria de docentes da UnP associados ao Centro de excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora), como o Prof. Hideljundes Paulino (mentor da competição) e os professores Erivelton Xavier, Diego Bezerra e Wanfranklin Alves como jurados, além do Coordenador dos Cursos de TI, Prof. Henrique Costa, que levou os docentes e alunos para o evento.

Além disso, o e-Labora teve participação importante no estande do Governo do Estado através de uma série de inovações. Alunos e o Prof. Hideljundes, apresentaram os produtos produzidos para o Poder Público através da software house e-Code – um dos projetos do Centro de Excelência da UnP – como o Portal da Transparência e o Portal do Homem do Campo. Os estudantes ligados ao e-Labora também mostraram a tecnologia de realidade aumentada para estudos topográficos, produzida na Universidade para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

“A participação da UnP foi fundamental, pois por sua parceria trouxe uma das melhores premiações do Hackathon. Isso também estimulou a participação dos alunos do curso de TI, que ficaram em segundo lugar, um resultado fantástico, diante do nível dos concorrentes”, afirma o Prof. Hideljundes. De acordo com o Prof. Diego Bezerra, “o evento é sem dúvida um propulsor para os alunos na busca de soluções em tecnologia, possibilitando a aplicação dos conhecimentos absorvidos na academia”.

AGÊNCIA ESCOLA
A Escola de Comunicação, Artes, Design, Humanidades, Educação e Moda também participou da edição 2019 da Campus Party em Natal através do trabalho voluntário da Agência Escola UnP. Através de uma parceria com a Prefeitura de Natal, os estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual atuaram na produção de conteúdo para as redes sociais do Município.

“Avalio como positiva a parceria que fizemos com o curso de Comunicação da Universidade Potiguar, através da Agência Escola. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a cobertura de um grande evento como a Campus Party produzindo conteúdo, tanto em texto como audiovisual, e ao mesmo tempo enriqueceram e melhoraram a performance das redes sociais da Prefeitura com uma linguagem mais descontraída, mais jovem e próxima do público que queríamos alcançar através das redes sociais, especialmente num evento que trata de tecnologia e inovação”, destaca o secretário de Comunicação da Prefeitura do Natal, Heverton de Freitas.

A Diretora de Mídias da Prefeitura, Carla França, afirma que foi muito gratificante trabalhar com a equipe da Agência Escola. “Os estudantes estavam bastante comprometidos com a cobertura do evento e produziram muito material bacana que foi todo utilizado no site e nas redes sociais da Prefeitura do Natal. Ao mesmo tempo que demos oportunidade para eles aprenderem a profissão na prática, ganhamos fôlego novo na cobertura desse grande evento que é a Campus Party”.

EMPREENDE
Representando o Centro de Excelência em Empreendedorismo (Empreende), as professoras Lorena Sena e Rosângela Moreno, foram palestrantes da #CPNatal2 abordando, respectivamente, os temas “Service Design: a era da experiência” e “Crowdsourcing: como solucionar problemas através de redes compartilhadas”. “Escolhi esse tema por ser bem recente e estar sendo aplicado em pouquíssimas empresas por enquanto. É um assunto que trabalha com o estudo da jornada do consumidor, além de entender e promover a experiência, superando as expectativas criadas por ele”, afirma a Profa. Lorena.

Também participaram os alunos João Ramalho e Danilo Azambuja, integrantes do projeto Fora da Caixa. Para Danilo, além de absorver muito conteúdo, ele conta que pôde conhecer muitas pessoas de diversos locais e descobrir ainda mais sobre o universo geek. E João aproveitou o momento para fazer networking, conhecer as tendências do mercado, e planejar a carreira profissional a partir das novas tendências tecnológicas.