Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

28 de novembro de 2019 16:58

Alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil fazem estudo com telhados verdes

Projeto de pesquisa está ligado ao Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da UnP

Tecnologia ambientalmente sustentável, os telhados verdes contribuem para minimizar as agressões naturais. Além disso, eles também ajudam na redução da temperatura dos ambientes internos dos prédios e retenção de água. Pensando nisso, alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil estão estudando a criação desses telhados utilizando plantas da mais resistentes ao clima seco.

Iniciado no segundo semestre de 2019, o projeto “Telhados verdes – Alternativa Tecnológica para Edificações Sustentáveis” se propõe a analisar essa alternativa se valendo de materiais reutilizáveis. A ideia é avaliar quais as respostas no clima quente da região Nordeste.

Atualmente, as atividades contam com dez alunos e representam uma pesquisa de longo prazo. De início, em setembro, foram montados quatro módulos na Unidade Nascimento de Castro que serão avaliados durante, aproximadamente, um ano e meio.

Análise

Dessa forma, um dos módulos é de telha cerâmica (convencional) e os outros três representam opções de telhados verdes utilizando as espécies Grama-Esmeralda (Zoysia japonica) e Onze-Horas (Portulacaceae). Além disso, foram utilizados três formatos de substratos: em um dos módulos há principalmente substrato orgânico, em outro, substrato inorgânico e, no terceiro, partes iguais dos dois tipos.

De acordo com a Profa. Joyce Nogueira, coordenadora do projeto, estão sendo feitas regas periódicas que serão suspensas no período chuvoso. Com isso, o grupo conseguirá avaliar o desenvolvimento das plantas diante do clima. “Escolhemos essas espécies porque elas sobrevivem com pouca água. Estamos analisando também se o uso do substrato influencia na temperatura, desenvolvimento da planta e retenção de água”, explica a docente.

Ela acrescenta que, além de reduzir a temperatura interna, os telhados verdes minimizam o efeito da ilha de calor urbano. Outra vantagem é que eles dão conforto paisagístico às cidades promovendo mais áreas verdes. O projeto faz parte da área de pesquisa do e-Labora.

Sobre o e-Labora
Lançado pela UnP em 2014, o Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada (e-Labora) é uma organização dentro da Universidade que integra academia e sociedade através de Projetos de Pesquisa, Empresas Juniores e Treinamentos na área de Inovação e Tecnologia. Parcerias com o Poder Público e a Iniciativa Privada permitem a criação de soluções unindo sala de aula, prática laboratorial e mercado de trabalho.