Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

18 de julho de 2013 10:06

Alunos de Cinema vencem prêmio no Festival SEDA

Alunos do 4° Período do Curso de Cinema da UnP levaram o prêmio de melhor curta de ficção com “O Vendedor do Paraíso”, durante a I Mostra Polytheama de Curtas Potiguares, no festival da 2ª Semana do Audiovisual 2013 – SEDA, que ocorreu de 10 a 14 deste mês no Solar Bela Vista, em Natal.

Desenvolvido pelos alunos Suerda Morais, Cássio Hazin e Dhara Ferraz, “O Vendedor do Paraíso” aborda um cenário árido de um lugar onde a miséria e a falta de esperança castigam seus moradores, e um líder espiritual prega a morte como a única salvação da raça humana perante Deus.

Para os alunos, a premiação foi uma oportunidade de transformar a teoria em prática. “A premiação é um estímulo para continuarmos colocando em prática todo conhecimento adquirido no Curso de Cinema, e isso já é sem dúvida um diferencial. Produzir um filme, mesmo sendo um curta é sempre um grande desafio! Seremos em breve os pioneiros com essa graduação aqui no estado e por isso vamos buscar sempre fazer o nosso melhor para fortalecer e desenvolver ainda mais o audiovisual potiguar”, explicou Suerda Morais.

Para o Coordenador do Curso de Cinema da UnP, Fábio De Silva, a premiação confirma o comprometimento dos alunos e professores do Curso com a qualidade. “A premiação de alunos nossos em festivais ou mostras de audiovisual, só reforça o comprometimento e esforço destes e dos professores para com o Curso de Cinema da UnP e o quão talentosos eles são. A grande diferença entre se fazer cinema empiricamente e estudar cinema, se reflete nessas produções que ainda darão muitos frutos para a UnP e toda a sociedade potiguar”, comemorou.

Ainda segundo o Professor, premiações como essa faz com que o sonho do Curso de Cinema da UnP permaneça vivo. “O sonho da Professora Sâmela, meu, dos professores, dos alunos e de tantos outros, continua vivo e se fazendo presente no cenário audiovisual do Rio Grande do Norte. Com isso, só me resta agradecer e parabenizar a todos que fazem o Curso de Cinema da UnP”.

A Semana do Audiovisual  é um festival integrado de cinema, com foco na formação dos agentes locais, realizado pelo Circuito Fora do Eixo em cerca de 100 cidades do Brasil, América Látina e África. I Mostra Polytheama de Curtas Potiguares” é uma mostra competitiva que premiou realizadores do Rio Grande do Norte nas seguintes categorias: Melhor Curta Ficção, Melhor Curta Doc e Melhor Vídeo Experimental.  De trinta e nove inscritos, três trabalhos do Curso de Cinema da UnP foram selecionados para a Mostra, vencendo  “O Vendedor do Paraíso” na categoria ficção.

As filmagens do curta vencedor foram feitas no Sítio Novo-RN, onde foi montado um set de filmagem na casa de uma moradora na zona rural. Os próprios alunos, assim como moradores da região interpretaram os personagens. O filme foi originalmente desenvolvido para compor a nota da 2ª Unidade do último semestre de 2012, já que a cada semestre os alunos de Cinema realizam uma obra de curta duração em digital, que então é avaliada por cada professor. A atividade possibilita a exploração de toda a matéria, técnicas e conceitos adquiridos em sala de aula.