Acessibilidade

Central do Candidato: (84) 4020-7890 / Central do Aluno: (84) 3227-1234 +

+

22 de agosto de 2019 10:26

Alunos de Design de Moda apresentam coleção sustentável em Mossoró

Looks foram confeccionados a partir de resíduos sólidos

O Partage Shopping Mossoró atraiu um grande público para conferir o desfile “Sustentabilidade Nunca Sai de Moda”, produzido pelos alunos do último período do curso de Design de Moda do Campus Mossoró da UnP, por meio de uma iniciativa entre a TCM Telecom e a Ecohabil, abordando a importância da inclusão de temas relacionados a sustentabilidade e o melhor gerenciamento de resíduos.

Na passarela, os modelos da Tráfego Model´s apresentaram uma coleção pautada na técnica da reutilização de resíduos sólidos, mostrando a possibilidade da reinserção desses descartes na cadeia produtiva da moda, com um significado positivo.

Para a aluna de Moda da UnP, Rafaela Dutra, engajada na confecção das peças, o papel do Designer de Moda contribui bastante nesse processo, desde o desenvolvimento criativo até a conclusão de uma coleção aliada ao ecodesign. “Iniciamos com um branstorming já com os materiais que estavam em desuso pela TCM. Elaboramos nossas ideias com os resíduos sólidos que enxergamos como uma oportunidade, partindo de uma temática central de Futurismo. Com esse trabalho, fizemos uma reflexão sobre a possibilidade de reinserir na cadeira produtiva de forma inovadora produtos e resíduos que seriam descartados, e a importância de sua destinação adequada, despertando nas pessoas o consumo consciente”, conta.

O desfile com essa temática é uma preocupação atual e mostrou engajamento junto às empresas da cidade para desenvolver um projeto de ecoinovação. De acordo com a Coordenadora do Curso, Profa. Ana Paula Felipe, o processo criativo se deu através da divisão de grupos e cada um deles apresentou um resultado satisfatório. “Sabendo que mesmo com a dificuldade em dar o formato do corpo no material que não é muito maleável, os alunos produziram uma amostra real de que é possível apresentar uma estética interessante com materiais não habituais. Eles conseguiram mostrar ao público que é possível inserir no dia a dia materiais que seriam descartados em looks criativos e com design inovador”, revela a professora.

Os acessórios exibidos na ocasião foram confeccionados pelos alunos em parceria com o Eita Ateliê, também com a utilização de resíduos sólidos.